Gramado, Rio Grande do Sul
 O Lago Negro

 

 

 

Gramado é uma cidade atraente em todos os sentidos. Fácil para se locomover, quer seja passeando a pé e apreciando suas belezas, como também de carro. O turista se deleita com as belas imagens proporcionadas com a arquitetura local. Há muitos pontos de interesse e certamente o Lago Negro é um deles. Não deixe de fotografar bastante a paisagem e curta todos os momentos. Nas proximidades outros passeios lhe aguardam!

 

Tome um chocolate quente e faça seu passeio ao redor do Lago ou então use os pedalinhos para curtir tudo o que se passa em volta. Serão momentos muito agradáveis. Reserve uma parte da manhã ou da tarde para o passeio. Ao final da matéria uma galeria de fotos do Lago Negro que proporcionarão uma ideia geral do cenário maravilhoso.

 

Todos os elementos que compõem o Lago Negro, um dos mais conhecidos cartões postais de Gramado, são naturais: água, árvores, animais. Mas o local foi construído por mãos humanas. Aquela região era conhecida como Vale do Bom Retiro e pertencia à família Bier. Nos idos da década de 1940, um grande incêndio arrasou a mata nativa existente ali. Aí que entra o empreendedorismo dos primeiros desbravadores da Serra Gaúcha...

 

Não se tem registros das causas do incêndio, sabe-se do sinistro por conta de depoimentos orais registrados na Câmara de Vereadores de Gramado. Leopoldo Rosenfeld, um dos moradores da época, tomou a iniciativa de abrir valas para conter o fogo e encontrou uma vertente. A abundância de xaxins permitiu drenar o fundo e as laterais da vala. A água da vertente foi tomando seu lugar, dando origem ao lago. Decorando suas margens, além das árvores que começaram a se destacar, foram importadas mudas de espécies da Floresta Negra (por isso o nome Lago Negro), da Alemanha, país de onde havia vindo a família Rosenfeld.

 

A cor escura das águas reflete no lago o verde também escuro dos pinheiros. O contraste das flores, principalmente hortênsias e azaléias, colore as margens, convidando para uma caminhada ao seu redor. Alguns refúgios pedem uma parada, seja para apreciar a paisagem, fazer fotos, tomar chimarrão, sentar para descansar e curtir um pouco mais o local.

 

Preste atenção no caminho, pois uma pequena escadaria escondida em meio às árvores conduz a uma espécie de santuário, onde os mais devotos fazem sua prece junto à imagem de Nossa Senhora adornada por flores em uma pequena gruta.

 

Logo após sua construção, as pessoas se banhavam no Lago Negro. Havia uma cerca que separava a parte funda. Um trampolim era utilizado pelos mais ousados para saltar. Logo começaram os passeios de barco. Hoje em dia, o trajeto nas águas turvas do Lago Negro pode ser feito em pedalinhos, das 8h30min às 19h. O parque fica 24h aberto a visitação. Não é mais permitido se banhar no lago, até porque o território é dos animais aquáticos que ali habitam. É comum ver, além dos pedalinhos em forma de cisne, famílias de patos nadando no Lago Negro.

 

Veja a seguir belas imagens do Lago Negro, produzidas pela equipe do Portal Messejana.  

 


Gramado, Rio Grande do Sul – O Lago Negro – Clique aqui ! 

 

 

  

 



Exibir todas as matérias.