10 dicas práticas para melhorar a duração da bateria no iOS 8

 

 

 

 

Se você está utilizando o iOS 8 e vem enfrentando problemas com a duração da bateria de seu iPad ou iPhone, este artigo pretende lhe ajudar a conseguir algumas horas a mais de duração com pequenos macetes.

 

 

 

Claro que não poderemos fazer milagres, dispositivos como o iPhone 4S, iPhone 5 e 5S são conhecidos por seu problema de pouca duração de bateria, quando comparados com dispositivos como o iPhone 6 ou celulares Android de tela grande. É uma questão de espaço sobretudo, quanto maior o telefone, mais espaço existe para uma bateria com maior carga.

 

Já o iPad por seu lado, oferece uma duração de bateria um pouco melhor, mas mesmo assim usuários estão sentindo uma perda de rendimento após a atualização ao iOS 8.

 

Hoje, vamos passar algumas dicas práticas que vão lhe ajudar a melhorar a duração da bateria no iOS 8.

 

Teste a duração da bateria

 

Antes de qualquer outra coisa, devemos saber se realmente a bateria de nosso aparelho está durando pouco, se ela apresenta um desgaste maior do que o natural, para tentar identificar um possível problema.

 

Vale lembrar que sempre que atualizamos o aparelho temos a mania de ficar fuçando, isso faz com que a bateria realmente dure menos, isso é parte do uso que aumenta com as novidades. Além disso, o iOS 8 trouxe inúmeras melhorias como por exemplo: Continuidade;

 

A melhor forma de fazer isso é deixando o dispositivo em repouso, como se faz isso? Vamos lá!

 

•Abra os Ajustes;

•Vá para Geral;

•Toque em Uso;

•Ative a opção: Nível da Bateria;

 

Com o nível da bateria sendo indicado com porcentagem será mais fácil entender o que está ocorrendo. Agora, você irá anotar o nível da bateria e logo bloquear a tela do dispositivo, deixe-o repousar por meia hora, isso mesmo, meia hora sem fazer absolutamente nada com o aparelho, somente deixando entrar as notificações e tudo mais.

 

Depois do tempo ter passado, volte a ligar a tela e veja a quantidade de bateria que restou, se a diferença for mais de 10%, sua bateria pode estar com problemas.

 

10 dicas práticas

 

Geralmente existem indicadores para saber se há algum aplicativo oferecendo risco ou se o problema é no sistema, às vezes a resposta para o problema da bateria pode ser mais simples do que parece.

 

1) Veja o gasto de bateria por aplicativo:

 

O iOS 8 possui um sistema de gerenciamento da bateria muito interessante que descreve a porcentagem que cada App está utilizando de sua carga, nas últimas 24 horas e nos últimos 7 dias.?

 

Para verificar o gasto por App vá aos Ajustes > Geral > Uso > Bateria > Uso da Bateria.

 

2) Verifique o sinal do aparelho:

 

Você sabia que se o iPhone tiver com sinal baixo do 3G / 4G o gasto da bateria aumenta, já que o aparelho está em constante busca de um melhor sinal. Sinal que vai e vem é um grande matador da vida útil da bateria do aparelho, fique ligado e veja se não é isso que vem ocasionando a pouca durabilidade.

 

3) Reinicie o aparelho:

 

Para fazer o chamado hard-reset e reiniciar o aparelho, você precisa apertar juntos o botão HOME (redondo) e POWER (de cima ou do lado se for iPhone 6) por mais de 10 segundos. Aperte e mantenha eles apertados até que o aparelho reinicie.

 

4) Feche aplicativos:

 

Se você conseguiu identificar no passo acima algum aplicativo que consome muita bateria, feche ele totalmente, isso pode ajudar a recuperar o rendimento.

•Siga nosso tutorial sobre como fechar aplicativos corretamente.

 

5) Verifique os ciclos da bateria:

 

Já publicamos uma guia que ensina como calcular os ciclos de carga da bateria, isso nos ajuda a compreender se ela já ultrapassou sua vida útil.

 

Em outro artigo, ensinamos como calibrar a bateria do iPad e iPhone, de forma a recuperar parte do rendimento.

 

6) Mantenha seus aplicativos atualizados:

 

Sim, isso é de extrema importância, principalmente num sistema praticamente novo como o iOS 8, as vezes os aplicativos vem com bugs que prejudicam a duração da bateria. Encontrando esses problemas, os desenvolvedores lançam atualizações que os corrigem.

 

Você deverá abrir o aplicativo App Store, logo toque em Atualizações. Atualize tudo o que estiver disponível.

 

7) Desligue os serviços de localização:

 

Você sabia que muito do que você faz em seu iPad é rastreado em background? Uma destas coisas é sua localização, muitos aplicativos solicitam o local onde o usuário está para oferecer conteúdos direcionados, porém, isso gera maior consumo da bateria devido ao uso do GPS.

 

Para configurar vá para Ajustes > Privacidade > Serv. Localização > Escolha dentro de cada aplicativo o compartilhamento ou não. Pode desativar tudo desligando a primeira opção.

 

8) Desative a atualização em 2º plano:

 

É claro que vamos desativando funções bacanas do sistema, mas se o seu negócio é recuperar a duração da bateria você pode considerar desativar as atualizações de aplicativos em segundo plano.

 

Para isso, vá aos Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano, desative a primeira opção, que desliga tudo, ou desative por aplicativos, os que você não tem interesse.

 

Para quem não sabe, essa atualização mantém os aplicativos com informação atual, assim, quando você retorna a um aplicativo que não usou há algumas horas, ao abrí-lo ele já oferecerá conteúdo atualizado. Muito útil no Facebook, por exemplo.

 

9) Desligue as notificações Push:

 

Outra das dicas bem radicais, porém úteis, é desligar as notificações de aplicativos, para isso abra os Ajustes > Notificações, e desligue cada um dos aplicativos que você não deseja receber alertas.

 

10) Dicas clássicas, porém atuais:

 

Vou agrupar elas em uma só dica, considerando que elas não são novidade, mas continuam funcionando melhor do que nunca. Vamos lá:

•Configure o bloqueio automático para 2 minutos em Ajustes > Geral;

•Desligue sons de bloqueio e cliques do teclado em Ajustes > Sons;

•Use fones de ouvido ao invés do alto-falante;

•Baixe o brilho da tela na central de controle (deslizando na tela inicial de baixo para cima);

•Somente ligue o Wi-Fi quando for utilizá-lo (desligue na central de controle);

•Desligue o Push para e-mails em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Push (desligue);

 

Considerações Finais

 

É isso pessoal, espero ter colaborado com o aumento da duração da bateria de seus aparelhos. Todo usuário precisa estar consciente de que deve fazer sua parte se deseja conquistar uma duração maior da bateria, com estes truques certamente você sentirá um ganho, mesmo que mínimo.

 

 

Fonte – Ipad Dicas

 



Exibir todas as Dicas do Portal Messejana