Final de ano: bom momento para repensar a vida

 

 

 

No final de ano, não tem jeito! Todo mundo tira um tempinho para repensar seus planos, sejam eles profissionais, financeiros ou emocionais. Mas, para poder olhar para trás e analisar tudo o que se passou e, principalmente, o que de fato foi bom e o que devemos levar para o próximo ano, é preciso organização. Não uma organização qualquer, mas, sim, das nossas emoções. Só isso poderá ajudar a estipular desafios e metas a serem atingidas no próximo ano e equilibrar as energias e emoções para tirar de letra as fases de maior estresse.

 

De acordo com a psicóloga e terapeuta, Giovana Tessaro, a organização emocional é a base da organização do cotidiano e o início do ano torna-se uma data propícia para uma verdadeira transformação. “Muitas pessoas acreditam na possibilidade de mudança nesse período, porém é preciso fazer uma reestruturação interna. O resultado desse desenvolvimento emocional será sentido no desempenho profissional, na vida pessoal e em todos os outros aspectos da vida”.

 

Confira algumas dicas que a psicóloga destaca para o final de ano:

 

- Não se preocupe em fazer uma mega festa de Natal e/ou Réveillon. Que tal simplificar e pedir ajuda? Lembre que o mais importante é poder celebrar com as pessoas que você gosta ou honrar o momento mesmo sozinho, dando significado genuíno para as datas.

 

- Reserve um tempo para pensar, de forma objetiva, em como foi sua vida durante o ano nas mais diferentes áreas: amor, finanças, social, família, profissão, lazer, esporte, religião… O que deu certo? O que precisa melhorar? O que se pode aprender com os erros? Quais suas metas?

 

- Faça listas com atividades a cumprir. Distribua estes compromissos na agenda, considerando algumas folgas, já que imprevistos podem acontecer. Se não surgirem imprevistos, ao menos você poderá curtir mais suas atividades.

 

- Se não tiver muito tempo para descansar, ao menos se lembre de fazer respirações profundas e lentas com frequência. Isso ajuda a equilibrar as energias e trazer a calma de volta.

 

- Está com dificuldades de concentração? Distraído? Coloque sua atenção nas regiões do corpo que estão apoiadas: braços, costas, quadril, coxas, ou apenas nos seus pés, se estiver em pé ou caminhando. Isso ajuda a trazer você para o presente e sentir algum apoio.

 

- Facilite sua vida simplificando seus métodos e atividades. Tenha apenas um cartão de crédito e, de preferência, só saia com ele se precisar comprar algo.

 

- Lembre-se de respeitar seu espaço e o das pessoas que o rodeiam em casa, no trânsito, em qualquer lugar. A vida deve ser celebrada com atitude!

 

 

Fonte – Zastros



Exibir todos os artigos