Lagoa de Messejana, a situação crítica permanece. Peixamento para que?

 

 

 

 

 

NOTA DO PORTAL MESSEJANA

 

MESSEJANA TEM DEFICIÊNCIAS EM MUITOS SETORES

 

Nos seus nove anos de existência, inúmeras vezes o Portal Messejana encaminhou para a Secretaria Regional VI denúncias, críticas, solicitações de serviços, reclamações e opiniões que chegam através de e-mails dos internautas e extraídos das postagens no Mural de Recados e da Seção Fala Cidadão do Portal Messejana, que servem exatamente como um canal popular de reivindicações. Todavia até o presente momento nada chegou em resposta, o que demonstra nítida falta de apreço para os próprios messejanenses, desinteresse ou incapacidade das sucessivas administrações para resolver os problemas.

Com a administração da Regional VI Pelo Sr. Renato Lima, (foto acima) praticamente nada mudou com referência às questões apresentadas.  Conforme o Prefeito afirmou em praça pública, em Messejana, a população pode confiar e cobrar as providências ao atual Secretário, “que ele tomará a iniciativa para a solução dos problemas”, fato que não está ocorrendo.   

 

SITUAÇÃO LAMENTÁVEL EM OUTROS LOCAIS DE MESSEJANA

 

Aliás, não é somente a Lagoa de Messejana que está precisando de atenção. As poucas praças existentes estão esburacadas, as ruas de igual forma, as calçadas uma vergonha, pela falta de acessibilidade. Alguns comerciantes praticamente se apropriam das calçadas para vender e expor seus produtos e “o povo que se dane”, como um dos comentários recebidos pelo Portal...

 

PROBLEMAS NO TRÂNSITO

 

Na Aldeota e em outros locais mais privilegiados o reboque de carros que estacionam em locais não permitidos começou a funcionar. Em Messejana, além de centenas de casos diariamente, com as ruas completamente obstruídas e um congestionamento digno de péssimas cidades até as motocicletas invadem as calçadas para ultrapassar. É incrível o desrespeito causado pela impunidade. Os carros de som também não respeitam. Passam indo e vindo com seus paredões, como se Messejana não fizesse mais parte de Fortaleza e a lei por aqui não valesse nada.

 

O Conjunto Bandeirantes é um exemplo de abandono. Outro é no cruzamento entre as ruas José Hipólito (Estrada do Fio) com a Avenida Barão de Aquiraz, onde se podem encontrar vários esgotos despejados a céu aberto, buracos no asfalto, residências abandonadas onde se abrigam malfeitores (esquina), bares, casas noturnas (cabarés) que não possuem nem mesmo alvarás de funcionamento, com poluição sonora, entre outras irregularidades. E a vigilância sanitária onde anda? Mais uma vez o Boris Casoy diria: “Isto é uma vergonha”, se visse a Lagoa de Messejana...

 

FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO

 

Apenas para se ter uma ideia da dimensão deste e de outros problemas, moradores da Rua José Hipólito (conhecida como Estrada do Fio) que chegaram à Messejana em 1963, até hoje não dispõem de saneamento básico!

 

Há alguns assuntos que foram muitas vezes publicados através de artigos, sugestões, editoriais e outras matérias veiculados através do Portal Messejana. É importante esclarecer que todos nós queremos o melhor para Messejana. Mas ao longo do tempo, com as mudanças, o crescimento desordenado da população da Grande Messejana, do comércio em geral, as demandas por melhores serviços estruturais tiveram um aumento significativo e não foram atendidas de modo suficiente. A seguir trechos breves sobre o que foi largamente comentado sobre as deficiências de Messejana e também sobre o que ainda não foi dito. Tudo concorre para a formação de um retrato da IMPUNIDADE que grassa em todo o Brasil, com seus reflexos nocivos para Messejana.

 

A LAGOA DE MESSEJANA

 

Novamente o Portal volta ao tema Lagoa de Messejana. Mal cuidada, recebendo dejetos, óleo, esgotos e restos de materiais de oficinas diretamente em suas águas. Nossa equipe bem que gostaria de escrever uma matéria sobre a Lagoa de Messejana e mostrar belíssimas imagens, mas não há jeito. Entra governo sai governo e a situação continua a mesma e com tendências a piorar. Fica mais esta matéria para a população no sentido de que cobre mudanças para Messejana das autoridades responsáveis.

 

A Lagoa de Messejana é descrita em inúmeras publicações e faz parte da história de Messejana. Merecia, sem dúvida, um tratamento melhor e porque não dizer um aproveitamento turístico de toda a área, como se faz em todo o Brasil afora onde as autoridades têm uma percepção maior do que as daqui do Ceará.

 

Atualmente, entretanto, há péssimas condições de saneamento e limpeza em que a mesma se encontra. Sabe-se que há pedidos de entidades e projetos tentando conseguir das autoridades responsáveis um tratamento de recuperação ambiental de toda a área, mas nada de concreto aparece e a população permanece insatisfeita. 

 

NOVO PEIXAMENTO

 

No dia 13 de janeiro de 2015 foi realizado novo peixamento na Lagoa de Messejana, com o comparecimento de poucas pessoas e com repercussão diminuta. Ora, as pessoas não estão mais acreditando nessas ações. Seria preciso primeiramente deixar a Lagoa de Messejana em condições salutares para receber alevinos. Os peixes certamente foram condenados a viver em um ambiente poluído e com certeza a morrer em breve.

 

SITUAÇÃO DE ABANDONO DA LAGOA DE MESSEJANA

 

Dentre os problemas estão a falta de segurança nos calçadões que a margeiam, onde torna-se perigoso os assaltos; vale dizer que um internauta deixou mensagem em uma das fotos da Lagoa de Messejana (o qual não foi liberado, por motivos óbvios), incitando a outras pessoas virem assaltar naquele local.  

 

Nas fotografias ao final desta matéria pode-se claramente observar o mato crescido nas margens, as margens sujas de lixo, a estátua de Iracema suja e desbotada, as calçadas imundas e a passarela sem iluminação (destruída pelos vândalos da área) e a falta de segurança (o perigo de assaltos é constante).

 

Nós os brasileiros, os messejanenses, temos uma parcela de culpa no caso. A de não cobrar insistentemente uma ação por parte das autoridades. E seria um bom momento apoiar esta ação do Portal Messejana em defesa de seu Cartão Postal – a Lagoa de Messejana.

 

 

APOIO À IDÉIA DEMONSTRA CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO

 

Os internautas que apoiarem a idéia podem deixar suas mensagens no Mural de Recados ou enviar e-mails para o Portal: contato@portalmessejana.com.br os quais serão repassados à Secretaria Regional VI.

 
Lagoa de Messejana – Descaso – Clique aqui ! 
 

Fotos da Lagoa de Messejana - Descaso 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 



Exibir todas as matérias do Fala Cidadão