Um dia caótico em Messejana, com suas ruas, calçadas e sua Lagoa pedindo socorro!

 

 

 

NOTA DO PORTAL MESSEJANA

 

Mais uma vez a equipe do Portal Messejana visitou os principais locais de Messejana em um dia de domingo, pela manhã. Esteve na Praça da Matriz, na Feira e nos principais acessos à Lagoa de Messejana.

 

Muitas pessoas já se manifestaram dando conta da situação. Informes foram publicados neste Portal, encaminhados para a Secretaria Executiva Regional VI e para outros órgãos da imprensa. Tudo sem resultado.

 

Não há justificativa, senão a incompetência e o desinteresse para tanta coisa ruim. Infelizmente não encontrou bons resultados para mostrar para a comunidade, como gostaria. Foram produzidas mais de duzentas fotografias e alguns pequenos vídeos que comprovam a situação. É como dizemos, “contra fotos não há argumentos”. Os pequenos trecho em vídeo serão também publicados, em breve.

 

 

UM INFORME FOTOGRÁFICO PERIGOSO

 

O trabalho fotográfico, que visa mostrar para as pessoas a situação existente e contribuir para que as autoridades tomem conhecimento da situação nas diferentes áreas, foi perigoso em certos instantes, quando tentamos conversar com algumas das pessoas envolvidas.

 

OS PROBLEMAS

 

O trânsito está um caos, a poluição sonora e visual também, a acessibilidade nas calçadas (praticamente tomadas por vendedores, por entulho, lixo e carros estacionados), muito lixo nos terrenos baldios, esgotos a céu aberto, dentre outros problemas.

O trânsito está sem controle e a situação exige um esforço das autoridades antes que seja tarde demais.   Senão vejamos:

 

AS RUAS DE ACESSO AO CENTRO

 

Ao andar pelas ruas que proporcionam o acesso ao centro de Messejana uma pessoa se depara com vários problemas. Primeiramente com vários esgotos a céu aberto, particularmente na Avenida Barão de Aquiraz, seguido de um odor fétido que nem se sabe como a população pode suportar. Bares que funcionam sem os alvarás da Prefeitura colaboram para a poluição sonora, durante o dia e também até altas horas da madrugada, com pessoas em final de farra, som alto no meio da rua e algazarra. Isto tudo em uma área residencial!

 

A ACESSIBILIDADE DAS CALÇADAS

 

No que se refere à acessibilidade é preciso dizer que há falhas gritantes em todo o percurso. Calçadas obstruídas por placas de comércio, correntes, diferenças de nível, buracos... Há locais que vendedores estendem até redes nas calçadas, formando um amontoado de produtos. As pessoas em determinados trechos têm que andar na rua e disputar o espaço com carros, motos e bicicletas em um verdadeiro exercício de sorte para não comprometer a vida com acidentes.

 

POLUIÇÃO VISUAL

 

São locais extremamente poluídos visualmente, com muros pichados e outros tipos de poluição visual. Propagandas de todos os tipos, sem licença e sem ordenação nenhuma pioram o quadro visual. Em todo o percurso, indistintamente, estão os muros pichados, faixas de todos os tipos, propagandas e letreiros os mais diversos que dão a tônica da poluição visual em toda a área. Messejana está maltratada neste aspecto como nunca. E não há como mostrar imagens bonitas, simplesmente porque elas não existem.

 

O TRÂNSITO

 

Durante o trajeto ao centro de Messejana a pessoa se depara com um caos no trânsito. Carros, motos, bicicletas, pessoas, todo mundo disputando uma passagem. As fotografias comprovam o grau de desorganização das calçadas e a invasão de comerciantes tomando um local que seria de uso dos pedestres em qualquer lugar civilizados. Vale enfatizar que durante todo o trajeto, de aproximadamente uns 6 quilômetros, pelas vias e locais mencionados, não encontramos nenhuma autoridade de trânsito, não avistamos nenhuma viatura policial e nem ao menos soldados patrulhando a área. Total abandono. Insegurança e desorganização garantida. Carros de particulares são estacionados nas calçadas, onde bem desejam. E a população que desvie para as ruas, arriscando a vida. 

 

TERRENOS BALDIOS

 

Nota-se de igual forma inúmeros terrenos baldios, com muros derrubados onde se vê muito lixo espalhado (às vezes nas proximidades de locais que vendem alimentos, frangos assados). É desolador o visual. Há vários terrenos que o poder público poderia cobrar pelo menos que o proprietário murasse, a fim de impedir o seu uso como esconderijo para assaltantes, usuários de drogas etc. Passeios noturnos por Messejana não são proibitivos, mas são muito arriscados pela quantidade de assaltos em toda a área.

 

O ENTORNO DA LAGOA DE MESSEJANA

 

O calçadão do entorno da Lagoa de Messejana está precisando de muitos reparos. O calçamento destruído em vários locais. Ao sairmos da Praça da Matriz para o outro lado a confusão e a sujeira continuam. Desordem nos pontos de comércio que tomaram a praça, pichações em muitos locais, mato a ser limpo, enfim: falta visível de manutenção e de fiscalização. À noite poderia ser usado para caminhadas por parte da sociedade, mas em razão da falta de segurança e dos constantes assaltos o calçadão fica praticamente sem uso, a não ser por delinquentes ou usuários de drogas.

 

O “PIER” DA LAGOA DE MESSEJANA

 

O que outrora por um curto período de tempo foi entregue à população em perfeito estado, agora se encontra abandonado. Pela ação do tempo, falta de conservação, mas principalmente por atos de vandalismo foram arrancadas tábuas do piso do Píer, deixando o local perigoso demais para aqueles que ali vão passear e curtir um visual da Lagoa de Messejana, coisa que deveria ser mantida.

Ao andar sobre o píer nossa equipe teve muito cuidado para não cair na própria lagoa ou no mínimo despencar em um dos inúmeros buracos e faltas de tábuas existentes. Certamente, por falta de vigilância e também de educação de algumas pessoas, muitas tábuas servem mesmo é para as fogueiras que acendem na beira da lagoa para cozinhar algum peixe e beber. Ninguém se pronuncia sobre o assunto e dizem “não saber de nada”.

Do píer os vândalos levaram até todos os bancos e agora deverão acabar com as madeiras para acender fogo para churrasco... Uma vergonha!

 

A FEIRA DE MESSEJANA

 

A Feira de Messejana, outrora bem organizada, cresceu de forma desorganizada e vendedores ambulantes ocupam as calçadas por mais alguns quarteirões. É um absurdo! Por que as autoridades não falam a respeito disso e por que a imprensa não noticia de forma veemente o crescimento desse verdadeiro caos? Andar até à feira de Messejana é um risco imenso. Tomaram as calçadas e os pedestres estão à mercê dos atropelamentos.

 

O ACESSO AO BANCO DO BRASIL

 

Por trás da Igreja Matriz fica localizada uma agência do Banco do Brasil. Com a frente totalmente obstruída por barracas de vendedores ambulantes, que despejam o seu lixo na própria área pertencente àquele estabelecimento bancário.  

 

Da frente do Banco do Brasil, que é  praticamente encoberta pelos vendedores ambulantes, a chegada para a Feira de Messejana. Mais uma vez enfatizamos que as fotos e os vídeos mostram a verdadeira situação caótica do local.

Há mesmo o risco de morte para aqueles que se aventuram a disputar os espaços na rua (porque as calçadas estão tomadas) com os ônibus, carros, bicicletas, motocicletas e mesmo outros vendedores. É impressionante. Um verdadeiro mundo cão, triste de se ver e lamentável.

 

O TERMINAL DE ÔNIBUS

 

A entrada do terminal de ônibus também está precária. É o local onde de forma a chamada “feira do malandro”, aos domingos. Táxis, carros de particulares, motos, pessoas, tudo isso utilizando um acesso irregular (para um cadeirante, nem pensar). À noite, além da escuridão e do clima de desorganização existente, a situação piora. Abaixo estão duas galerias de fotos que comprovam item a item os aspectos mencionados nesta matéria. São duzentas fotografias que demonstram claramente o abandono em que se encontra a nossa estimada e querida Messejana, que pede Socorro atualmente, mas não é ouvida.  


Messejana pede socorro – Parte I – Clique aqui !

Messejana pede socorro – Parte II – Clique aqui !



Exibir todas as reportagens e textos sobre Messejana