9 países para visitar sem o passaporte

 

 

 

Sabia que é possível viajar para o exterior apenas com o RG? Veja onde é possível entrar só com a identidade.

 

Está pensando em fazer uma viagem ao exterior, mas acha a Europa e os Estados Unidos muito burocráticos ou pouco acessíveis? Anda sem tempo para as exigências que uma viagem internacional pode implicar? Saiba que dentro da América Latina, entre os países integrantes do Mercosul, brasileiros podem viajar sem passaporte, não há a necessidade de visto e ainda, com um pouco de planejamento, é possível economizar com a compra das passagens aéreas, afinal esses destinos estão aqui logo ao lado, literalmente nossos vizinhos.

 

 

 

Na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, seja no aeroporto ou em aduana na fronteira, o visitante deve apenas mostrar a identidade (RG) com foto visível, que permita o reconhecimento, e especificar, se solicitado, a duração da viagem e as cidades a serem visitadas. A facilidade já está em vigor desde 2008, mas pouca gente a conhece.

 

Assim que a entrada for liberada, é só se preparar para as surpresas, pois além dos voos geralmente baratos e facilidades em relação à documentação, o viajante encontra destinos incríveis nesses países latino-americanos (saiba mais no quadro abaixo). Mas atenção: antes de embarcar, verifique o prazo de validade do seu documento. A data de emissão não pode ultrapassar dez anos. Vale lembrar ainda que, para viagens internacionais, a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, não tem a mesma validade do RG.

 

Outra vantagem do acordo que reconhece a validade da identidade em países do Mercosul é que você pode apresentar o passaporte - se também o tiver - no aeroporto e, ao chegar ao país de destino, poder guardá-lo e passear apenas com o RG caso precise durante o seu passeio turístico. 

 

 

Fonte – Diária do Nordeste

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo