Drenagem linfática emagrece?

 

 

 

Entenda se a técnica realmente ajuda na perda de peso, ou se só melhora esteticamente o corpo.

 

Qualquer alteração negativa no funcionamento circulatório normal do organismo pode caracterizar disfunção, podendo acarretar a necessidade de optar por um sistema de drenagem externo. Neste caso, a drenagem linfática manual está indicada para inchaço, podendo ser priorizada também em casos de pré e pós-operatório, desintoxicação, regeneração do tecido e caso de comprometimento do retorno da circulação sanguínea.

 

 

 

O líquido que está no espaço entre tecidos é levado para o centro de drenagem através de manobras manuais específicas com pressão externa e velocidades adequadas, que, se realizadas por um profissional competente, levam o líquido de dentro do vaso linfático a se deslocar e a produzir uma queda da pressão dentro do vaso, o que auxilia na entrada do excesso do líquido intersticial para o interior do vaso, através de pressão negativa. Considera-se uma abordagem suave e lenta, empurrando a linfa (líquido circulante no sistema linfático).

 

A drenagem linfática não produz emagrecimento, mas, ao melhorar a condição do edema existente no indivíduo, trazendo melhora na retenção de líquido pré-existente, passará essa impressão, pois há uma aparência de menor inchaço.

 

E outros tipos de massagem?

 

Já a massagem modeladora é uma técnica que visa ao remodelamento de gordura localizada corporal por meio de manobras vigorosas que a maleabilizam e facilitam sua reorganização. Neste caso, haverá melhora do contorno corporal, ativação da circulação local e melhora de textura da pele. Embora também atue sobre a circulação, possui objetivos diferentes e, ao melhorar o contorno corporal, através do remodelamento da gordura localizada existente no tecido abordado, pode gerar diferença nas medidas, não produzindo o emagrecimento de fato, mas sim uma resposta visual diferenciada da anterior ao procedimento.

 

Tanto a drenagem linfática quanto a massagem modeladora não têm por si só o poder de emagrecer um indivíduo e, como todo tratamento, requerem complementos de uma boa alimentação e prática de atividade física, que são hábitos importantes na condição do emagrecimento, fora o acompanhamento com profissionais competentes e habilitados para prescrição de uma dieta e de atividades que irão promover essa condição.

 

 



Exibir todas as matérias