Destinos no Brasil para quem gosta de pedalar

 

 

 

Paisagens de tirar o fôlego e um contato direto com a natureza levam a uma viagem e tanto pelo País.

 

Em uma viagem de férias, quando há a chance de percorrer ruas, pontos turísticos ou explorar a fauna e a flora de uma região pedalando, o passeio ganha um sabor a mais. E para quem gosta de aventura e adrenalina, então, não há nada melhor do que combinar turismo e bicicleta. Meio de transporte ecológico, além de ajudar a relaxar, possibilita a prática de exercícios físicos enquanto você se diverte por aí.

 

E o Brasil não fica devendo nada à Europa, quando o assunto é fazer turismo sobre duas rodas. Paisagens de tirar o fôlego e um contato único com a natureza têm levado muitos ciclistas a ampliarem seus percursos e fazer do pedal uma viagem e tanto pelo País. Confira a seguir alguns dos destinos preferidos dos adeptos dessa prática e inspire-se!

 

 

 

Por terras nordestinas

 

Começando pelo Nordeste, uma das paisagens brasileiras mais belas e destino perfeito para quem busca o ecoturismo é a Chapada Diamantina. E poder fazer isso sobre duas rodas traz um diferencial para a região. Há trilha para todos os níveis de ciclistas e paisagens com cachoeiras, como a do Buracão. Para os mais preparados, existem trajetos de sete dias, partindo da cidade de Lençóis a caminho de Ibicoara. E o visitante ainda é contemplado com um passeio à caverna do Poço Azul, formada por águas cristalinas.

 

Mas talvez, a grande novidade na região para quem gosta de pedalar seja mesmo Fernando de Noronha. A ilha pernambucana muito procurada por praticantes do surfe e mergulho caiu no gosto dos ciclistas. Com estradas de pouco movimento e paisagens belíssimas, é possível fazer passeios para a Praia do Leão, Mirante das Canárias e Projeto Tamar, onde há uma descida, com o visual do Morro do Pico ao lado direito. A prova é tanta que a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco lançou recentemente o projeto "Bike Noronha" com a proposta de, até outubro, instalar 105 bicicletas gratuitas para uso de moradores e turistas.

 

No Ceará, iniciativas como a exploração das paisagens naturais da Floresta Nacional do Araripe ou dos municípios que integram o Geopark, no Cariri, começam a ganhar corpo. Organizados em três rotas, os percursos, que podem atingir até 80 km, surgem como opção para os visitantes.

 

De Minas ao Rio

 

Já pelo Sudeste, o destaque fica com o Caminho Velho da Estrada Real, que vai de Ouro Preto, em Minas Gerais, até Paraty, no Rio de Janeiro. Com subidas curtas e longas, os 320 km marcam caminhos repletos de cultura e mata atlântica. Uma das cidades do trajeto, Cunha, recebe este ano o L'Etape Brasil by Le Tour de France, no dia 25 de outubro, primeiro ano da prova em solo nacional.

 

Com ares europeus

 

Outro exemplo é Campos do Jordão, no interior paulista. Conhecida como Suíça Brasileira, a cidade já atrai os ciclistas pelo clima agradável e o relevo formados por montanhas e estradas sinuosas. Porém, na área urbana, os passeios são variados, como Morro do Elefante, Horto Florestal e, para quem gosta de fazer trilha, uma das opções é o trajeto do "Desafio da Mantiqueira", com cerca de 60 km.

 

Chegando ao Sul, graças à herança européia do uso de bicicletas, Santa Catarina deu origem ao primeiro circuito ciclístico intermunicipal do Brasil: o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu. São 300 km que atravessam nove municípios. Belos lagos cercados pelas montanhas e cachoeiras completam o cenário, e ainda é possível aproveitar a cultura e culinária típica alemã.

 

 

Fonte – Diário do Nordeste

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo