Turismo sustentável entra em cena em Maciço de Baturité

 

 

 

Ações desenvolvidas pelo SEBRAE com hotéis, bares, restaurantes e o agronegócio visam capacitar o setor.

 

Para fortalecer o turismo sustentável no Maciço de Baturité, o SEBRAE Ceará está realizando até outubro ações que visam capacitar e integrar os empresários daquela região. Entre os beneficiados estão os empreendedores de áreas ligadas à cadeia do turismo como a gastronomia, hotelaria, economia criativa, serviços e agronegócios. De acordo com a articuladora do escritório regional do SEBRAE em Baturité, Fabiana Gizele, para isso a instituição está promovendo uma série de iniciativas, como oficinas, workshops, palestras e benchmarking.

 

 

  

Guaramiranga é um dos destaques na região, recebendo turistas o ano todo

 

 

“Nós queremos conscientizar os empresários para a importância de estarem integrados e pensando o desenvolvimento do Maciço a partir de uma prática de turismo sustentável”, explica. Nesse sentido, emenda Fabiana, estão sendo trazidos profissionais com experiência neste tipo de turismo, para passar informações e suas vivências para os empreendedores locais.

 

Uma destas ações foi a realização do workshop com o tema “Turismo, que negócio é esse?”, ministrado pela diretora Executiva da Associação do Circuito Turístico do Ouro localizado em Ouro Preto, Minas Gerais, e responsável pela Rota de Ouro desenvolvida na mesma cidade, Isabela Ricci. Na oportunidade, ela debateu sobre a importância da constituição de um fórum de governança que envolva poder público e o setor privado com o objetivo de pensar em um turismo sustentável.

 

Todo esse trabalho, destaca a articuladora do SEBRAE, irá preparar os empresários para um melhor desempenho e desenvoltura também durante a realização de grandes eventos, quando o fluxo de turistas aumenta significativamente. De acordo com Fabiana, também estão sendo promovidos encontros com empresários de outros estados, com o objetivo de compartilhar e trocar as experiências sobre a prática do turismo sustentável. “Esta é uma forma de os empresários locais conhecerem experiências de sucesso e poderem perceber o que já é feito aqui e o que pode ser melhorado, além das oportunidades que podem ser exploradas”, avalia.

 

Fortalecimento da região

 

Ainda de acordo com a articuladora do escritório regional do SEBRAE em Baturité, já é grande o número de turistas interessados em uma prática de turismo que valorize as culturas locais e respeitem o meio ambiente. Com base nisso, explica, a região do Maciço precisa estar preparada para atrair estes visitantes. “Queremos que o Maciço possa se fortalecer em torno desta prática de turismo sustentável, que consiga alcançar os resultados econômicos desejados, respeitando o meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades locais”, afirma. Para que isso se concretize, completa, é preciso contar com o envolvimento e a participação de segmentos da sociedade num compromisso de ação cotidiana, tanto das comunidades visitadas como dos turistas.

 

 

   

O contato direto com a natureza é um dos grandes atrativos do Maciço de Baturité. Diversas atividades estão à disposição do visitante

 

Segundo Fabiana, o Maciço já é caracterizado por esta mistura entre cultura, gastronomia, meio ambiente e agro ecologia. Por isso, fala, o trabalho do SEBRAE visa articular os empresários desses setores em torno de um prática de turismo que contempla e valoriza a importância de todas estas atividades. “A valorização dessas atividades permite aos produtores e comerciantes locais não só um estímulo ao desenvolvimento sustentável, mas a consolidação de uma cadeia produtiva marcada pela pluralidade”, diz.

 

Já na avaliação da gestora estadual de turismo do SEBRAE no Ceará, Evelyne Tabosa, o fortalecimento do turismo na região também contribuirá para o surgimento de novos negócios, possibilitando a criação de mais empregos e aumento da geração de renda. “O turismo representa hoje uma importante fonte de geração de renda, emprego e divisas, movimentando ao seu redor cinqüenta segmentos da economia de produção e serviços”, argumenta.

 

 

   

A região é caracterizada pela mistura entre agroecologia, cultura, gastronomia e meio ambiente, com a oferta de produtos e serviços diferenciados

 

Programação

 

As ações de capacitação do SEBRAE com os empresários do turismo do Maciço tiveram início desde o mês de junho deste ano e seguem até outubro próximo, culminando com a realização do evento Viva Guará. De acordo com a articuladora do SEBRAE em Baturité, Fabiana Gizele, este será um período de reflexão do papel de cada um dos atores locais no desenvolvimento do turismo, a fim de atender a construção e a consolidação dessas relações entre os seus diferentes atores em consonância com os princípios estabelecidos pelo Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável.

 

 

Fonte – Diário do Nordeste



Exibir todas as matérias sobre Turismo