Capoeira controla o estresse e melhora o sistema cardiovascular

 

 

 

Ela também melhora a flexibilidade, contribui para a perda de peso e valoriza a cultura popular.

 

A capoeira não pode ser definida em um único conceito. Isto porque ela pode ser considerada um esporte, uma luta ou uma manifestação cultural. O principal ponto da capoeira é que ela é uma manifestação afro-brasileira.

 

Existem dois tipos de capoeira: a capoeira regional e a angola. A capoeira regional, criada por Mestre Bimba, incorpora elementos de outras lutas marciais e cria normal, uma sequência de golpes e uma metodologia de ensino. Ela também é mais rápida. Já a capoeira angola foi criada como uma reação de alguns mestres capoeiristas, especialmente o Mestre Pastinha, que não concordaram com o surgimento da capoeira regional. Este tipo de capoeira é mais tradicional, com movimentos mais lentos e não é entendida como um esporte, mas sim uma manifestação cultural.

 

 

 

História da capoeira

 

Saber a origem exata da capoeira é muito difícil, pois não há documentos escritos sobre isso. Até o momento o que se sabe é que a capoeira não teve um único local de origem, ela surge em muitos lugares do Brasil onde o negro africano se instalou. Em cada local onde surgiu ela adquiriu características diferentes, sendo que algumas acabam se tornando mais conhecidas e viram um modelo. Uma das manifestações africana mais influentes para o surgimento da capoeira é o N'golo, que existe no sul da Angola.

 

A capoeira era uma arma que os negros expunham quando não tinham outras alternativas. Eles a utilizavam seja para defender o quilombo ou para fugir da escravidão. Assim, a capoeira surge em um contesto de embate e significava a contestação ao sistema escravagista. Por isso, ela foi considerada subversiva e em 1890 apareceu no código penal como uma pratica criminosa. Nesta mesma época, nas festas populares de Salvador, a capoeira ganhou a forma mais próxima ao que é hoje.

 

Contudo, a imagem ruim da capoeira permaneceu até 1930 quando o Mestre Bimba e o mestre Pastinha, este em 1940, começaram a realizar trabalhos de inclusão da capoeira. Sendo que o Mestre Bimba contribui para que a capoeira tivesse mais essa visão de esporte, enquanto o Mestre Pastinha trabalhou mais a questão filosófica.

 

Técnicas

 

O capoeirista utiliza todas as partes de seu corpo e pode jogar a capoeira no chão ou por meio de chutes. A capoeira regional conta com uma série de sequências de movimentos, enquanto a angola não tem um padrão único.

 

A música também é extremamente importante para ambos os tipos de capoeira. Isto porque é ela quem irá ditar o ritmo da luta e até determinar alguns dos golpes que podem ser dados. Além disso, as músicas são um importante componente cultural, pois contam sobre o passado, sobre importantes mestres de capoeira, entre outros assuntos.

 

Uniforme e equipamentos

 

A capoeira angola não possui uniformes. Já a capoeira regional conta com um uniforme que consiste em uma calça branca modelo abada e uma regata branca.

 

Gradução

 

A capoeira angola não conta com graduações. Mas a capoeira regional possui uma graduação. Contudo, as graduações na capoeira regional variam muito. Pode ser utilizado cordão e a ordem de cores varia de acordo com cada grupo. Alguns utilizam as cores da bandeira do Brasil, outros cores de religiões africanas e até mesmo os elementos da natureza podem ser utilizados.

 

Benefícios da capoeira

 

Contribui para a perda de peso: A capoeira é uma atividade aeróbica e por isso contribui para a queima de calorias. Uma hora de capoeira pode queimar cerca de 700 calorias. 

 

Ajuda a reduzir o estresse: Capoeira tem música, tem luta e atividade aeróbica. Esta combinação é perfeita para a diminuição do estresse. A pessoa transfere seu estresse para o momento da luta, a música ajuda a relaxar e as atividades aeróbicas liberam endorfina que proporcionam a sensação de bem-estar.

 

Melhora o sistema cardiovascular: A prática da capoeira, assim como de outros exercícios aeróbicos, faz com que o coração trabalhe com mais eficiência sem ter que fazer grandes esforços. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.

 

Melhora a flexibilidade: A capoeira envolve chutes, saltos e outros movimentos que contribuem imensamente para a melhora da flexibilidade.

 

Estímulo à cultura popular: Conforme foi mencionado acima, a capoeira não é apenas uma luta, ela também é uma manifestação cultural. Por isso, ao praticar a capoeira a pessoa também aprende sobre a história e cultura do Brasil, especialmente a afro-brasileira.

 

Como são as aulas

 

Entenda quais os benefícios da capoeira pro seu corpo e mente.

 

As aulas de capoeira duram entre uma até duas horas e costumam ser feitas entre duas e três vezes por semana. As aulas envolvem o aquecimento, os ensinos teóricos e de técnicas e a realização da roda de capoeira.

 

Riscos ao praticar

 

Os riscos ao praticar a capoeira são baixos, já que não há muito contato direto entre as pessoas que participam da roda, ou seja, os chutes e outros golpes não atingem o adversário.

 

Exercícios complementares

 

Realizar musculação para deixar seus músculos mais resistentes durante a pratica da capoeira é uma ótima ideia. Outras atividades aeróbicas também são bem-vindas.

 

Fontes consultadas

 

Educador físico Pedro Rodolpho Jungers Abib, pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa e líder do Grupo de Pesquisa GRIÔ: "Culturas populares, ancestralidade africana e educação".

 

Educador físico Luiz Cláudio Marques da Silva, mestre em capoeira e ex-presidente da Confederação Brasileira de Capoeira Desportiva.

 

 

Fonte – Minha Vida

 



Exibir todas as matérias de MalhaƧão