Tudo que você precisa saber sobre a redação do Enem - parte 1: Como se preparar

 

 

 

Veja um roteiro de como se preparar para a prova e entender a sua nota

 

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das partes mais importantes de todo o exame e deve ser um dos grandes focos de atenção dos seus estudos. Além das quatro provas de conhecimentos gerais, a redação é considerada a quinta prova, com nota individual.

 

De acordo com o professor Alexandre Linares, do Cursinho Henfil, a redação pode ser decisiva para subir a média das notas. "Com uma redação competente, você consegue fazer sua média subir, mesmo se você tiver dificuldade em qualquer uma das outras provas", explica. É a única prova na qual você pode atingir os 1000 pontos - ou seja, é muito importante que você se dedique a ela, não importa qual curso queira fazer.

 

Para que não haja dúvidas na hora da prova, o GUIA preparou um especial, dividido em três partes, com um roteiro de como se preparar para a prova, de como formular o seu texto e como acompanhar a correção.

 

 

 

O que posso fazer antes da prova para ir bem na redação?

 

A redação é a prova mais dinâmica do Enem. A proposta dela é avaliar a sua capacidade de expor uma ideia, raciocinar e defender um argumento. Em todo o exame, é a única oportunidade que o estudante tem de escrever, e, ao contrário do que muitos imaginam, isso é um fator bastante positivo!

 

"A redação tem a vantagem de permitir que você expresse o conjunto de informações que aprendeu tanto na escola quanto na sua experiência de vida", diz o professor Alexandre. É na redação que você tem a chance de ser criativo, desenvolto e de expor o seu repertório cultural. Por isso, procure ampliar seus conhecimentos gerais durante a preparação para o exame. Não há um guia específico de como construir o seu repertório, mas apostar em livros, filmes, jornais, música, arte e revistas é sempre um bom começo.

 

Uma redação campeã normalmente apresenta elementos que a destaquem por sair do "previsível". Ao ler a proposta, o aluno bem preparado pode recorrer, por exemplo, aos seus conhecimentos em História, na literatura, no cinema e até mesmo no noticiário atual para formular os seus argumentos. Fazer uso dessas táticas pode mostrar ao corretor que você está bem informado e sabe articular os conhecimentos que tem em outras áreas.

 

 

 

Além do repertório, para ir bem na redação não tem segredo: treinar, treinar e treinar a dissertação. Faltando pouco tempo para a prova, fazer três ou quatro redações por semana podem ajudar a acostumar com o estilo do texto e o tema que costuma ser pedido. Mas onde arrumar tanta proposta de redação? Simples: é só procurar nas provas anteriores. Desde o lançamento do formato atual da prova, em 2009, são 11 temas (contando as aplicações para presidiários e a segunda aplicação de 2010). Se somar as redações do antigo Enem, de 1999 a 2009, são mais 10 redações para treinar!

 

Que temas podem cair no Enem?

 

De acordo com o professor Alexandre, "perguntar quais temas de redação podem cair no Enem é quase como pedir para adivinhar os números que serão sorteados na loteria". No entanto, quem treina bastante com as provas antigas consegue delimitar de forma clara o tipo de redação que a banca examinadora costuma pedir.

 

O Enem é uma prova que possui um caráter social e democrático bastante forte, o que pode ser percebido tanto nas questões quanto na proposta de redação. Todos os anos, a tendência é que a banca peça um tema que tenha sido destaque na mídia e no mundo ou que represente uma situação com a qual o país precisa lidar. Exemplo:  "O movimento imigratório para o Brasil no século XXI", que tratou da imigração de bolivianos e haitianos para o país, fato que havia sido abordado com bastante frequência nos noticiários do país naquele ano.

 

Por isso, na hora de estudar a redação, procure elencar os acontecimentos mais importantes do ano (ou dos últimos anos), especialmente os que tenham relação com os direitos humanos e movimentos sociais, e que representem inovações no modo com que a sociedade se relaciona.



Exibir todas as Dicas do Portal Messejana