A Beleza da Renda Renascença

 

 

 

A Renda renascença é uma técnica têxtil artesanal, que teve sua origem em Veneza, na Itália, no século XVI, e foi introduzida no Brasil por freiras europeias. O bordado delicado difundiu-se por aqui pelas mãos das rendeiras nordestinas, que passam a arte de geração em geração. As rendas renascença são famosas pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão, com traços marcantes, em que predominam pontos exclusivos e entrelaçados delicados.

 

 

 

Sua trama é executada a partir de um desenho riscado em papel manteiga, fixado em almofada e executada com agulha comum, utilizando linha e lacê (fita de algodão que une as tramas). As peças demoram de semanas a um ano para ficarem prontas, dependendo do tamanho. Neste traçado, desenhos concêntricos se projetam em linhas sinuosas e divergentes. A produção chegou ao Nordeste na primeira metade do século XX e hoje se concentra, principalmente, em Pernambuco, Paraíba e no Ceará.

 

As peças elaboradas com essa arte são extremamente valorizadas, principalmente na alta-costura. Estilistas como a alagoana Martha Medeiros e a cearense Almerinda Maria (foto) despontam no cenário fashion internacional e são as queridinhas da moda trabalhada com a renda renascença.

 

 

Fonte – Toque de Estilo – Gláucia Tavares



Exibir todos os artigos