Fortaleza: cinco lugares para curtir o pôr do sol

 

 

 

Confira dicas para combinar belas paisagens da Capital cearense com um fim de tarde, usufruindo de momentos e imagens memoráveis.

 

Ninguém resiste. Há qualquer coisa de inexplicável nesse fenômeno da natureza que acontece todos os dias. Não é à toa que ele esteja presente na maioria das fotos de viagem ou inunde as redes sociais com imagens do sol a cair na linha do horizonte. E não há como negar, o entardecer não perde a beleza mesmo sendo observado de um lugar comum, como no trânsito, do para-brisa do carro ou da janela do ônibus. Mas, convenhamos: existem locais que parecem que foram feitos para nos mostrar, de uma forma ou de outra, a magnificência do astro-rei e o quanto somos ínfimos neste universo. Durante cerca de 30 minutos, o céu é dominado por cores vibrantes enquanto ele se despede.

 

 

 

Na Ponte do Rio Ceará, um dos principais símbolos da Barra do Ceará e que ligar a cidade ao litoral oeste do Estado, a paisagem é exuberante. Quem frequenta o local aproveita também o passeio de barco ao entardecer

 

Conhecida como Terra do Sol e uma das mais bonitas e agitadas capitais do Nordeste brasileiro, Fortaleza, assim como a maioria das cidades situadas no litoral, tem lugares que favorecem a quem quer ver o sol se pôr. Principalmente, sobre o mar. De fato, a cidade tem uma variedade de paisagens belíssimas. Então que tal combiná-las a um fim de tarde e ter um pôr do sol memorável? Além de garantir imagens bacanas, é uma forma de fazer turismo onde se vive, gastando pouco ou nada, e redescobrindo o que de melhor a cidade tem a oferecer. Para lhe ajudar nessa tarefa, listamos cinco locais na Capital onde melhor se admira o crepúsculo nosso de cada dia.

 

 

 

O Espigão da Praia de Iracema proporciona uma das melhores vistas de Fortaleza. No fim do dia, vale muito a pena passear pelo local

 

De leste a oeste

 

Nosso roteiro começa na Ponte do Rio Ceará, um dos principais símbolos da Barra do Ceará. A edificação foi erguida há cerca de 18 anos para ligar Fortaleza ao litoral oeste do Estado. A paisagem é exuberante e quem costuma frequentar o local aproveita ainda o passeio de barco, ali existente, para admirar o encontro com a vegetação de mangue, revelando um lado do bairro ainda desconhecido para a maioria dos fortalezenses.

 

 

 

O Calçadão do Mucuripe, no fim da Avenida Beira-Mar, é outro lugar indicado para apreciar o entardecer na Terra do Sol. A vista dos barcos ali ancorados dá um toque especial ao crepúsculo nosso de cada dia.

 

De lá seguimos para a Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. Na Ponte Metálica, como também é conhecida, embora hoje exiba um piso de madeira sobre a antiga estrutura, a vista do pôr do sol é maravilhosa. No entorno há diversos barzinhos e restaurantes e o calçadão da Praia de Iracema, que dá acesso à ponte, oferece várias opções de lazer. Aliás, a repaginação realizada nos anos 90 no local, atraiu muitos casais de namorados e turistas, tornando-o um dos cartões-postais da cidade.

  

 

 

Depois da Ponte Sabiaguaba, no restaurante Tempero do Mangue tem-se uma visão privilegiada do sol se pondo sobre as águas.

 

 

Continuando pela orla, em direção ao leste, temos o Espigão da Praia de Iracema, em frente à Avenida Rui Barbosa, logo no início da Avenida Beira-Mar. É como se fosse um píer, gradeado de madeira e com bancos na sua extensão. Proporciona uma das melhores vistas de Fortaleza. O lugar é ótimo também para fazer caminhada, passear e tirar fotos da cidade, e, no fim do dia, valerá muito a pena, pois pode se ter uma linda vista do sol se despedindo.

 

Já no fim da Avenida-Beira Mar, o Calçadão do Mucuripe é outro lugar indicado. A vista dos barcos ali ancorados dá um toque especial ao pôr do sol. E é do Mucuripe também que partem os passeios de barco pela orla da cidade.

 

 

 

Da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, vislumbra-se o céu dominado por cores vibrantes enquanto o sol se despede.

 

Por fim, chegamos à Praia de Sabiaguaba, logo depois da Praia do Futuro, e um pouco mais distante da parte central de Fortaleza. É ali, logo depois da ponte, à direita, que fica o Tempero do Mangue, restaurante com ambiente totalmente integrado à natureza e vista privilegiada para o Rio Cocó e para sol se pondo sobre as águas. Tudo embalado, nos fins de semana, por música ao vivo ou mecânica. A energia é maravilhosa!

 

Fonte – Diário do Nordeste



Exibir todas as matérias sobre Turismo