Dicas de programação para curtir Fortaleza o dia inteiro nestas férias

 

 

 

 

São 31 dias de folga. Um mês novinho em folha para aproveitar as férias escolares. No janeiro que se inicia hoje, as sextas-feiras, os sábados e os domingos se repetem cinco vezes. Por isso, mesmo nos casos em que o período de recesso no trabalho não seja simultâneo a estas férias escolares, não faltarão chances de lazer. A proposta é se aventurar e (re)conhecer Fortaleza.

 

 

 

Segundo o coordenador do Centro de Estudos sobre Ludicidade e Lazer (Celula) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcos Teodorico Pinheiro, as férias são um período de revitalização e restauração para os pequenos, após um semestre letivo. “É importante que eles aproveitem intensamente das mais diferentes formas, diversificando estruturas, ambiente, serviços e espaços”, ensina.

 

Fazer isso na própria cidade é, para o educador e turismólogo Gerson Linhares, um exercício de cidadania. “Ainda há dificuldade para o fortalezense em conhecer sua Cidade, mas isso pode criar um sentimento de pertencimento e é um passo em busca de uma identidade própria”, opina.

 

Sabor do Sertão, almoço com música, flores exóticas, banho de mar, outras perspectivas do mesmo ponto, pôr do sol ou nascer da lua...

 

 

Manhã

 

 

 

Mercado São Sebastião

 

Café no Sertão. Um café da manhã com um pouco mais de “sustança”, por assim dizer, pode ser degustado no Mercado São Sebastião, no Centro. A panelada do Hosana Restaurante, a língua de boi do Nem e a cabeça de carneiro do São Francisco são algumas opções, além de panelada, sarrabulho e cuscuz com carne.

 

O funcionamento é de segunda a sábado, das 5h às 17 horas, e domingo das 5 horas ao meio-dia.

 

Praias

 

Para a família. Acordar cedinho e aproveitar o sol ainda brando na Cidade banhada de mar. Em muitos pontos da orla de Fortaleza, dá pra caminhar na areia, brincar de pega-pega com os pequenos e tomar água de coco para hidratar. Nas praias com balneabilidade liberada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o mergulho no mar de águas quentinhas é sempre atração.

 

Piquenique

 

Brincadeira. Preparar uma cesta sortida, escolher uma toalha para estender no chão e curtir com a família um café da manhã ao ar livre. Pode ser no parque Adahil Barreto, no Dionísio Torres; debaixo do baobá no Passeio Público, no Centro; nos fins de semana no Campus da Unifor (às sextas eles informam no Facebook quais as atrações); na praça Luíza Távora, na Aldeota; e na área verde da Casa José de Alencar, em Messejana.

 

Orquidário e Borboletário

 

Natureza. No Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici, é possível visitar o Orquidário, onde estão expostas espécies nativas e estrangeiras, e o Borboletário, com cerca de 150 borboletas. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 11 horas e das 13h30min às 17 horas. Para marcar visita em grupo ao orquidário, é preciso ligar para 3366 9669. No Borboletário, o número para visitas é 3366 9668.

 

Raimundo do Queijo

 

Regionalismo. Recém-reformada, a Travessa Crato, entre as ruas Conde d'Eu e General Bezerril, no Centro, abriga a confraria Raimundo do Queijo. Aos domingos, a partir das 10 horas, tem música ao vivo, cerveja gelada, doces e, claro, queijo. A iguaria é produzida em Iracema, Itapajé e Tauá e é o principal produto do local há 38 anos. Para o acompanhamento, a dica é comprar baião, torresmo, carne e farofa nas banquinhas do entorno.

 

Tarde

 

 

 

Titanzinho

 

Esportes. Nos fins de tarde, todo mundo é bem recebido na comunidade do Titanzinho, no Serviluz, e pode ser de surfista a jogador. Com travinhas improvisadas, chinelos ou mesmo um risco no chão de areia, o racha na praia tem como paisagem o pôr do sol e o mar. Com trechos de mar calmo e outros com ondas, onde o surfe domina, o local é propício para o esporte e para o banho de crianças de todas as idades.

 

Passeio Público

 

Almoço e música. Feijoada e música instrumental, com chorinho, jazz, blues e MPB, são atrações dos fins de semana no Café Passeio, na Praça dos Mártires (Passeio Público). Aberto a partir das 9 horas, o almoço começa a ser servido ao meio-dia.

 

Passeio de Veleiro

 

Perspectiva nova. O passeio dura duas horas, partindo da avenida Beira Mar, passando pelo Mara Hope e cruzando a enseda com direito a parada para banho no mar. De manhã, as temperaturas são amenas e o banho agradável; à tardinha, a beleza da Cidade se despedindo do dia é convite para o encantamento. O custo é de R$ 50 por adulto e R$ 25 por criança, e precisa ser marcado no telefone (85) 3263 1085.

 

Tour nas pracinhas

 

Parquinhos. Testar os novos equipamentos, levar os pequenos para brincar nos parquinhos e ocupar a Cidade. Dá para escolher uma pracinha a cada semana e curtir um pouco do fim de tarde. Na Aldeota tem a Praça das Flores e a Praça da Imprensa; na Praia do Futuro, a praça Dom Helder Câmara; no Edson Queiroz, a Praça da OAB; e no Centro, a Praça das Medianeiras (na avenida Heráclito Graça).

 

Tour de artesanato

 

Cultura. O rico artesanato cearense tem lugar em pontos como o Mercado Central, no Centro; a Central de Artesanato Luíza Távora, na Aldeota (Ceart), a feirinha da Beira Mar, no Meireles; e o Centro de Turismo do Centro (Emcetur). Redes e peças em palha, barro ou tapeçaria se encontram com arte.

 

Noite

 

 

 

Dragão do Mar

 

Multicultural. Cinemas com filmes de arte e fora do circuito comercial, teatro, cafés, museus e galerias, além de atrações musicais. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é opção de terça a domingo. Em julho, o Dragão abriga mostra sobre reggae, a performance Lotus, os espetáculos O Destino a Deus Pertence e Caio e Leo, além do infantil Veredas. As festas juninas adentram o mês e o festival Ceará Junino também aporta no centro cultural.

 

Beira Mar

 

Patins e peixe frito. Tradicional ponto turístico da Cidade, a Beira Mar pode ser aproveitada para além da caminhada, da feirinha e do pôr do sol. Dá para se aventurar com as crianças nos patins ou seguir até o Novo Mercado dos Peixes, no Mucuripe. Além dos boxes do produto fresquinho, cerveja gelada e camarão e peixe fritos podem ser saboreados olhando para a arrebentação do mar logo à frente.

 

Centro das Tapioqueiras

 

Sabor. No Centro das Tapioqueiras, em Messejana, a iguaria ganha recheios com toque bem cearense. Queijo coalho, carne de sol, goiabada... Tem pra todos os paladares! Dá para aproveitar e fazer um jantar diferente e regional. Na avenida Washington Soares, próximo à Estrada do Fio, o funcionamento do centro é das 6 h às 22 horas, nos dias de semana, e das 5 horas à meia-noite, nos fins de semana.

 

Lago Jacarey

 

Sortimento. Do açaí, passando pelos pratinhos de vatapá e paçoca, indo até o hambúrguer com molho especial, acompanhado de batata com cheddar e bacon. As opções do Lago Jacarey, na Cidade dos Funcionários são muitas e para todos os gostos. O movimento começa às 18 horas e segue até as 22 horas. 

 

Zé do Mangue

 

Para ver a lua. Na Sapiranga, ver a lua nascer em meio à mata e com vista para o trecho do rio Cocó é a pedida no Zé do Mangue. Este mês, a lua cheia chega dia 19 e é o auge da beleza no bar. O restaurante abre todos os dias, às 10 horas e fecha às 22 horas — exceto no domingo, quando fecha às 19 horas. Enquanto sente a brisa e esquece o burburinho da Cidade, dá para provar galinha à cabidela, pato e capote cozido e a diversidade de peixes.

 

 

Fonte – O Povo Online



Exibir todas as matérias sobre Turismo