Flecheiras - Beleza e tranquilidade conquistam os visitantes

 

 

 

Piscinas naturais de águas claras, dunas brancas e coqueirais. Esse paraíso tem endereço: Flecheiras!

 

Sim, o litoral cearense é bonito por natureza. Mas acredite, há praias que se destacam não apenas pelo binômio sol e mar. Algumas, têm atrativos únicos, capazes de seduzir para sempre os seus visitantes. É o caso de Flecheiras, pedaço de paraíso localizado em Trairi, a 130 quilômetros de Fortaleza.

 

Logo à entrada da vila, o turista verá que os adjetivos aplicados à praia não são exagerados. Flecheiras surge entre dunas brancas e vastos coqueirais, revelando uma beleza quase selvagem e ideal para quem busca tranquilidade.

 

 

 

Se a maré estiver baixa, o espetáculo da natureza ganhará um componente extra: as piscinas naturais de águas transparentes que se formam entre os recifes costeiros da área. São eles que represam a água do mar e convidam para momentos de relax por horas a fio.

 

Quem preferir se jogar nas águas mornas de forma um pouco mais aventureira, pode optar por um mergulho e observação submarina. A área é propícia para a prática já que, bem próximo às piscinas, é comum ver pequenos peixes e animais marinhos. É encantador, acredite!

 

Apesar de ficar relativamente perto da Capital, Flecheiras mantém a tradição de ser um destino para recarregar as baterias. É puro sossego e ótima para o turismo em família ou a dois. Ou seja, não espere baladas ou festinhas na imediações da vila.

 

Bons ventos

 

A atividade mais frequente em Flecheiras pode ser vislumbrada no colorido das velas. Tanto as dos barcos pesqueiros quanto as dos praticantes de kite e windsurfe que são atraídos pela fartura dos ventos do litoral Oeste. Juntas, elas formam um belo espetáculo.

 

À beleza do lugar pode-se somar a confortável estrutura para receptivo dos visitantes. O local conta com meios de hospedagem aconchegantes e confortáveis, sem esquecer um dos hotéis de charme mais famosos do Estado: o Orixás Ar Hotel.

 

Se a opção for uma estadia mais simples, sem abrir mão da qualidade, pode-se escolher entre as pousadas Vira Sol, Catavento, Costa Mar e Pouso do Kite. Esta última é point dos surfistas e kitesurfistas que chegam de várias partes do mundo.

 

É importante saber que, além dos receptivos bem preparados, a população local é sempre muito hospitaleira. Nas barracas de praias, durante os passeios de buggy e de quadriciclos, é comum ouvir os moradores falando com orgulho das belezas naturais que permanecem intocadas e merecem uma visita.

 

Em época de chuva, as lagoas de água doce se multiplicam entre as dunas brancas, que, aliás são uma atração à parte. Nas pousadas e hotéis é possível obter boas referências de guias que fazem passeios de buggy.

 

Também vale a pena reservar um tempinho para conhecer a Pedra das Índias, uma formação rochosa de onde as nativas - que habitaram o lugar séculos atrás - observavam o mar à espera de seus companheiros que saíam para pescar. Reza a lenda que, como essas índias costumavam usar flechas para caçar, o lugar passou a ser conhecido como Flecheiras.

 

Costumes e sabores

 

Outra curiosidade dessa faixa litorânea são os currais de peixes. Eles ficam visíveis quando a maré está baixa e revelam uma antiga técnica de pescaria. Os turistas costumam ficar encantados com a fartura de pescados.

 

Vistas em abundância na areia das praias, as algas marinhas também são um tesouro natural de Flecheiras. O beneficiamento delas envolve parte dos moradores e, graças à capacitação feita por entidades ligadas ao turismo, também são usadas em receitas requintadas, servidas como saladas, molhos e acompanhamento de frutos do mar. Uma iguaria diferente e saborosa que faz sucesso nos restaurantes e barracas de praia. Vale a pena experimentar!

 

Onde ficar

 

Pousada Vira Sol - (85) 3351-3020

Pousada Catavento - (85) 3281-1818

Pousada do Paiva - (85) 3351-3030

Pouso do Kite - (85) 3351-3085

Pousada Costa Mar - (85) 99602-3570

Orixás Art Hotel - (85) 99953-5525

 

Fonte – Diário do Nordeste 



Exibir todas as matérias sobre Turismo