Dez alimentos para combater o estresse e a ansiedade

 

 

A rotina agitada do dia a dia, a carga cada vez maior de obrigações a cumprir, a falta de tempo para a prática de exercícios físicos, para o descanso e para alimentação equilibrada e saudável são fatores que podem ocasionar o estresse e a ansiedade. Esses problemas, que podem atingir pessoas de todas as faixas etárias, em maior grau, podem trazer grandes transtornos como colapso nervoso, úlceras e queda de cabelo.

 

A nutricionista Aline Quissak, especialista nas áreas de Oncologia, Síndrome Metabólica, Psicologia da Nutrição e Nutrição Esportiva, afirma que a má alimentação contribui muito para o surgimento do estresse e da ansiedade. “Com a rotina agitada, a grande maioria das pessoas acaba por optar pela praticidade e não pela qualidade do que está ingerindo. A alimentação interfere diretamente na rotina, não só na produtividade e disposição para o dia, como pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade”, aponta. A profissional indica dez alimentos que podem ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade e do estresse.

 

Açafrão da terra

 

Também conhecido como cúrcuma, esse ingrediente é fonte de ferro, manganês, potássio e vitamina B6. É um antiinflamatório natural e é muito eficaz contra o estresse, considerado uma inflamação. Seu composto ativo, a curcumina, é de difícil absorção pelo organismo, por isso deve ser consumida junto com pimenta do reino preta, que aumenta em 80 vezes a absorção do composto. A sugestão é que uma colher de sopa do tempero seja consumida ao dia, misturada a 1/3 de colher de sopa de pimenta do reino.

 

Brócolis

 

Componente da família dos glicosinolatos, que auxiliam na prevenção do câncer de intestino, de próstata e de mama e na regulação da pressão arterial, o brócolis é fonte de nutrientes como cálcio, vitamina K, potássio e vitamina C, além de conter propriedades anti-inflamatórias. O consumo sugerido é de uma xícara do vegetal cozido a vapor três vezes por semana.

 

Salmão

 

Fonte de ômega 3, vitamina D, vitamina B12, ferro, cálcio e selênio, o salmão tem compostos que aumenta a produção de hormônios anti-inflamatórios e auxilia na desintoxicação e eliminação de toxinas. O ômega 3 e a vitamina B12 agem no cérebro, diminuindo a irritabilidade. O consumo do peixe deve ser de 150 g de filé, assado ou grelhado, pelo menos uma vez na semana.

 

Semente de abóbora

 

A semente de abóbora é fonte de triptofano, magnésio, proteínas, ômega 3, fonte de zinco e ferro. Esses nutrientes ajudam a diminuir a ansiedade, regular o sono, aumentam o relaxamento e aumentam a disposição e a energia para as atividades do dia. A sugestão da nutricionista é de que o consumo seja de duas colheres de sopa da semente ao dia, torrada e sem casca.

 

Ovo

 

Alimento comum na mesa, o ovo tem nutrientes como vitamina B6, B12, E, zinco, cobre e ferro. É também rico em enxofre, que junto com as vitaminas do complexo B, são bastante consumidas durante os picos de estresse. O consumo ideal é de dois ovos inteiros, com gema, por dia.

 

Coco seco

 

Rico em TCM (gordura boa), vitamina A, E e do complexo B, potássio e magnésio, o coco seco é um alimento que auxilia muito no alívio dos sintomas do estresse. Seus nutrientes ajudam a diminuir a ansiedade e melhoram a agilidade motora para as atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço. O consumo deve ser de 20 g, diariamente, antes de dormir.

 

Chocolate 70% cacau

 

O magnésio, cafeína, ferro e flavonoides do cacau (antioxidantes) presentes no chocolate 70% auxiliam na proteção da saúde do coração e na prevenção do câncer neurológico, de mama e leucemia, além de diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. A sugestão de consumo é de 10 g, diariamente, entre as 16h e 18h, horário de pico do cortisol.

 

Abacate

 

Fonte de vitamina E, A, B 1, B 2, glutationa (antioxidante), ferro, magnésio, ácido oleico, linoleico e palmítico, o abacate é rico em gorduras boas que auxiliam na manutenção da saúde cardíaca, o que é muito importante pois o estresse afeta diretamente o sistema cardiovascular. Além disso, o abacate também promove a diminuição da produção do cortisol. O consumo ideal é de três colheres de sopa, antes de dormir.

 

Iogurte natural

 

O iogurte natural é composto por triptofano, cromo, probióticos (bactérias do bem) e fósforo, nutrientes que ajudam na produção de energia e do hormônio do bem estar, a serotonina. Além disso, a melhor absorção dos nutrientes, facilitada pelos probióticos, melhora a imunidade. Um pote de 150 g pela manhã ou antes de dormir é a sugestão da nutricionista.

 

Aveia

 

A aveia é fonte de beta glucana (fibra solúvel), vitaminas do complexo B, zinco e silício. As fibras presentes no cereal ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a insulina e o cortisol. O carboidrato complexo fornece energia de prazer, diminuindo a ansiedade. O consumo deve ser de três colheres de sopa no café da manhã ou durante a tarde.

 



Exibir todas as matérias sobre AlimentaƧão