Conheça os efeitos positivos da música no seu corpo

 

 

 

 

Redução de dores crônicas, melhoria da memória e atenção, potencialização da produtividade do trabalho e auxílio no aprendizado durante os estudos podem ser adquiridos com melodias.

 

A música é uma atividade que envolve o uso de todo o cérebro. Além de estar presente em todas as culturas, pode trazer grandes benefícios não só para melhorar a memória e a atenção, mas também para a coordenação motora, desenvolvimento o aprendizado. A arte dos sons musicais tem um forte poder. O mundo dos vários sons e ritmos contagiantes que envolvem os seres humanos fazem parte dos seus melhores momentos, seja para começar o dia bem, para a caminhada diária, para relaxar o corpo ou até mesmo para o cérebro ter um melhor desempenho.

 

Ouvir música pode reduzir a sensação de angústia, dores crônicas e pós-operatórias. Para a musicoterapeuta Dorilene Farias, os benefícios da música vão mais além de um simples conjunto de sons. "O cérebro funciona como um todo e a música faz com que todas as conexões sejam ativadas, melhorando assim todo o seu desempenho", explica. 

 

Escolha a melhor playlist e veja alguns benefícios da música que podem ajudar sua saúde e mudar sua vida:

 

 

 

Melhora a qualidade do sono

 

Se você é daquelas pessoas que sofrem de insônia, a música pode ser grande aliada para uma boa noite de sono. Ouvir músicas instrumentais, sons da natureza, da cachoeira e de ruídos de chuva ajudam a embalar uma noite mais tranqüila de sono, fazendo com que o corpo esteja mais disposto e preparado para enfrentar as atividades do dia.

 

Auxilia a produtividade no trabalho

 

Para tarefas simples, escolha músicas que você já conhece: assim, o cérebro terá melhor desempenho em funções fáceis, difíceis e monótonas. Já em atividade que envolvem aprendizado, nada de sons que carregam letras difíceis, pois o cérebro pode interpretar como um conflito e ter dificuldades para se concentrar em duas ações ao mesmo tempo. Nesses momentos, são indicadas músicas leves que transmitam mais tranqüilidade.

 

Potencializa a atividade física

 

As melodias e ritmos influenciam diretamente na prática dos exercício físicos de várias formas - elas podem elevar o humor, dar mais disposição, relaxar as dores e cansaço, aumentar a resistência e reduzir a percepção do esforço, além de melhorar o desempenho durante a atividade física. Os benefícios da música nessa prática são: impressão de que durante o exercício o tempo passa mais rápido, sensação de bem-estar, resistência física e inibição da sensação de cansaço, o que pode deixar o esporte mais prazeroso.

 

Ajuda no drible do estresse do trânsito

 

Para quem mora em cidade grande, é praticamente impossível evitar os grandes congestionamentos diários e, consequentemente, o estresse, que acaba se tornando ponto de partida de outras doenças. Durante o trânsito caótico, ouvir música pode auxiliar no humor, fazendo com que o sistema nervoso permaneça calmo e o cérebro relaxado.

 

Cataliza os estudos

 

Nos estudos, a música é uma excelente aliada para auxiliar na concentração e ter um melhor resultado durante o aprendizado. São também benefícios a melhoria da capacidade intelectual, fomento à criatividade e ampliação do poder de raciocínio.

Fonte: Revistas o povo



Exibir todas as Dicas do Portal Messejana