Todas as praias do litoral Leste e Oeste cearense estão próprias para banho, aponta Semace

 

 

 

 

A informação é referente ao mês de julho, quando foram realizadas as coletas de amostras da água do mar.

Todas as 35 praias do litoral cearense, tanto leste quanto oeste, estão próprias para banho. Os dados são do boletim semanal de balneabilidade feito pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Os resultados, também referentes ao litoral de Fortaleza, foram divulgados na última segunda-feira, 5.

 

No litoral leste, que vai da praia da Cofeco, em Aquiraz, até Redonda, em Icapuí, 17 pontos foram analisados. A observação é referente ao mês de julho e pode apontar praias em que o banho é (A) Aconselhável, (EA) Em Alerta e (I) Imprópria. No caso do litoral leste, todas as praias estão no primeiro critério, pois apresentam número abaixo ou igual a 1.000 NMP/100mL de Coliformes Termotolerantes (Fecais) na amostra.

 

Confira abaixo a lista de praias do litoral Leste cearense:

 

Cofeco

 

Porto das Dunas

 

Prainha

 

Presídio

 

Iguape

 

Barro Preto

 

Batoque

 

Barra Nova

 

Tabubinha

 

Morro Branco Velho

 

Praia das Fontes

 

Canto Verde

 

Pontal de Maceió

 

Canoa Quebrada

 

Majorlândia

 

Quixaba

 

Redonda

 

No litoral Oeste, os resultados também são positivos. Foram monitorados 18 trechos, entre Icaraí, em Caucaia, e a praia do Preá, em Cruz. Os dados, também referentes à julho, mostram que todas as 18 praias estão em condições aconselháveis para banho.

 

Confira a lista com as praias do litoral Oeste cearense:

 

Icaraí

 

Tabuba

 

Cumbuco

 

Lagamar do Cauípe

 

Pecém

 

Taíba

 

Paracuru

 

Lagoinha

 

Flecheiras

 

Mundaú

 

Baleia

 

Icaraí de Amontada

 

Almofala

 

Arpoeiras

 

Jericoacoara

 

Camocim - Próximo a travessia das balsas.

 

Bitupitá

 

Cruz - Praia do Preá

 

A classificação utilizada na análise está de acordo com a Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000. Tal resolução considera que a observação e análise “das águas doces, salobras e salinas essencial à defesa dos níveis de qualidade, avaliados por parâmetros e indicadores específicos” asseguram as condições de balneabilidade.

 

No caso das praias do litoral Leste e Oeste cearense, o monitoramento também tem o objetivo de mostrar a necessidade de análises mais frequentes, visto que são áreas que não possuem grande densidade populacional. Por este motivo, é utilizado um critério mais restritivo, em que adota-se o resultado acima de 1.000 NMP/100mL coliformes termotolerantes como Em Alerta (EA) para atividades recreacionais.

 

“Resultado igual ou abaixo desse limite será tratado como aconselhável para banho. Em análises cujo valor de coliformes termotolerantes detectados seja superior a 2.500 NMP/100 mL, será informado que as águas estão impróprias para banho”, conforme relatório da Semace.

 

 



Exibir todas as matérias.