Dicas de praias em Fortaleza

para passar as férias

 

 

 

A capital do Ceará é um dos destinos mais procurados por turistas que viajam para o Nordeste. Em época de férias, o litoral nordestino é um dos lugares mais procurados por turistas não só do Brasil, mas do mundo todo. Os encantos naturais somados ao clima tropical, ao povo acolhedor e às riquezas históricas e culturais são atrativos que tornam uma viagem para a região simplesmente inesquecível.

 

O estado do Ceará, conhecido como Terra da Luz, é um dos que apresenta as mais belas praias e paisagens. E nem são necessários grandes deslocamentos, afinal, boa parte desses locais paradisíacos estão localizados na própria capital cearense.

 

O litoral de Fortaleza soma, ao todo, 34 quilômetros de extensão. Além disso, há outras praias bem próximas da cidade para compor um roteiro perfeito de férias. A seguir, uma lista com sete praias em Fortaleza para visitar:

 

1. Praia de Iracema

 

A Praia de Iracema situa-se na região central da cidade e é considerada uma praia bastante democrática, uma vez que oferece atrações para públicos diversos. Apesar das muitas ondas, o mar é considerado tranquilo e gostoso para banho. É comum encontrar pessoas caminhando pelo largo calçadão à beira-mar e atravessando a Ponte dos Ingleses para apreciar o maravilhoso pôr do sol.

 

2. Praia do Meireles

 

Encostada na Praia de Iracema está a Praia do Meireles. Ela é tida como a mais urbana de Fortaleza, devido à famosa Avenida Beira-Mar e à completa rede hoteleira instalada por ali. O calçadão da orla, cercado de coqueiros e brisa marítima, é igualmente bom para fazer uma caminhada e conferir a famosa Feirinha à Beira-Mar (uma feira de artesanato montada todos os finais de tarde). Vale a pena conhecer também o Jardim Japonês, que fica a 300 metros do calçadão.

 

3. Praia de Mucuripe

 

Essa praia é a que oferece ao turista um dos cenários bonitos de Fortaleza. O charme dela deve-se às jangadas e aos barcos atracados na areia ou que proporcionam experiências de passeio pela orla, e também ao misto de uma arquitetura tradicional e moderna. Além disso, ali está situado o Mercado dos Peixes, um local que oferece uma série de produtos frescos e que, inclusive, fazem porções na hora para os clientes. Outro ponto turístico imperdível é a Igreja de Nossa Senhora da Saúde.

 

4. Praia do Futuro

 

A Praia do Futuro certamente, é uma das mais famosas e visitadas de Fortaleza. Está situada a cerca de 20 minutos do centro e compreende sete quilômetros de orla. Águas com nuances de azul cristalino e muito limpas, grande faixa de areia fofa e clara, formação de piscinas naturais deliciosas para um banho relaxante, ótimas ondas para quem aprecia esportes radicais e completam infraestrutura de lazer e alimentação.

 

5. Praia da Sabiaguaba

 

Sabiaguaba é a continuação da Praia do Futuro, cortada pelo Rio Cocó. Ela compreende duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental da Sabiaguaba e o Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba. Por essa razão, é uma praia pouco explorada em termos turísticos. Assim, costuma ser bastante tranquila, com cenário mais rústico e perfeita para aqueles que querem escapar do agito e entrar em conexão com a natureza.

 

6. Praia da Barra do Ceará

 

Esse lugar tem uma importância e representatividade histórica muito forte, afinal, foi ali que ocorreu, em 1603, a primeira ocupação holandesa do estado. É composta de recifes naturais e dunas. O pôr do sol que se forma é tido como o mais bonito de Fortaleza, mas o principal destaque da Barra do Ceará é a confluência do Rio Ceará com o mar – um verdadeiro espetáculo.

 

7. Praia de Cumbuco

 

A Praia de Cumbuco não fica propriamente na capital cearense, mas bem perto dela, a cerca de 35 quilômetros. A proximidade e os atrativos desse vilarejo simples e pacato tornam-no muito apreciado pelos turistas. Em Cumbuco é possível conhecer lindas dunas mescladas com piscinas naturais de águas doces, tais como a Lagoa do Parnamirim. Os passeios de buggy são também ótimas atrações dessa praia.

 

O Clube Candeias possibilita aos seus associados uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens espalhadas pelos cinco continentes, além de suas unidades próprias no Brasil.



Fonte: clubecandeias.com  



Exibir todas as matérias.