Bicicleta ergométrica - ajustes

 

 

 

Ajuste corretamente a bicicleta e treine sem medo de lesões.

Fique de olho nas dicas para pedalar sem prejuízo aos músculos, nem às articulações.

 

Nas academias, parte dos equipamentos não é adaptável para os diferentes tipos de estatura e peso. Para os praticantes da modalidade spinning (bike in door), por exemplo, pedalar intensivamente pode ser a solução para queimar calorias e fortalecer os músculos, mas, caso a bicicleta for ajustada de maneira incorreta, é provável que você sofra lesões nos tendões e músculos. 

 

A ergonomia no esporte é a solução apresentada pelos especialistas. A prática tem como objetivo auxiliar profissionais e amadores a praticarem exercícios corretamente, evitando lesões e inflamações ocasionadas por treinamentos repetitivos.  

 

O especialista em bicicletas ergométricas e técnico eletrônico da Maktub Fitness, Fernando Pires Junior, diz que hoje os equipamentos são mais leves. "Assim, os aparelhos proporcionam menos esforço ao aluno e isso evita contusões", diz. 

 

Dicas valiosas

 

Antes de iniciar a aula de spinning, você deve seguir algumas dicas de ergonomia no ajuste do aparelho para ginástica para não ter lesões, além, claro, de passar por uma avaliação física e médica.

    

- Ajuste o selim sempre na altura da cintura;

- A distância entre selim e guidão devem sempre ser aproximadamente a mesmo do ante-braço, mais a mão e o dedo mínimo;

- Não mantenha as pernas completamente esticadas, quando pedal estiver na posição mais baixa, o joelho deve ficar flexionado;

- Para maior conforto, pode-se variar levemente a posição que se senta sobre o selim, ora mais pra frente, ora mais para trás.



Exibir todas as matérias de MalhaƧão