Messejana! Qual?

 

 

Nos últimos tempos me deparo com um total descaso do poder público para com a nossa querida e amada Messejana, num grau crescente de abandono. Vivi o andar descalço pelas ruas do bairro, jogar bola nas praças era parte do dia a dia na nossa comunidade. Gozávamos de total segurança, de limpeza, uma confraternização permanente de todos que habitavam Messejana e adjacências.

 

Messejana cresceu, incluo, passando a ter problemas agudos que se tornam crônicos a cada dia. O poder público parece não existir, pois demonstra uma cegueira total no gerenciamento local destes grandes problemas. Estamos presenciando um caos geral no trânsito, num completo desrespeito à qualquer norma de boa convivência e sem nenhum controle de quem deveria e deve regulamentar o serviço e uso das vias públicas.

 

Respirar leva-nos em muitos pontos a sentir o odor fétido dos esgotos a céu aberto que se mantém drenando água suja o ano inteiro. Por onde anda a Vigilância Sanitária, que numa simples visita, andando pelo bairro fecharia sem sombras de dúvida muitos dos pontos de vendas, que representam um verdadeiro atentado à saúde pública. Todos nós temos conhecimento destes pontos críticos, pois estão presentes em cada esquina de várias ruas. Se pensarmos na DENGUE, certamente Messejana será sempre listada entre os primeiros em números de casos da doença. Triste cena e vergonha para todos nós.

 

Ah! A Praça do Mercado, coitada, transformada que foi num mercado sem controle, sem regras, mantido por comerciantes alheiros aos problemas de Messejana, pois a maioria são pessoas de fora. Uma feira-livre de domingo a domingo, que produz em quem tenta atravessá-la a sensação de se aventurar em um labirinto.

 

E os nossos representantes por onde andam? Hoje contamos com um deputado, Dr. Fernando Hugo, e o vereador Leonelzinho, recém-eleito. Será que irão manter o silêncio e perpetuar o caos?

 

É chegado o momento de mudar, de verificar que com o passar tudo vai piorando. Se nada for feito, aonde chegaremos? Vamos nos dar as mãos. Ambos são filhos legítimos de Messejana, cresceram vivenciando as belezas que se foram, nascidos de famílias que fincaram raízes e tradicionais. Esperamos uma postura de líderes e batalhadores fervorosos em prol deste espaço que outrora foi decantado com tanto romantismo pelo grande e magnífico escritor José de Alencar. É tempo de demonstrarem força e coragem e devolver-nos a felicidade de vivermos aqui na antiga bucólica Messejana.

 

 

Fortaleza, 13 de janeiro de 2009

Francisco PARENTE Brandão (Médico)



Exibir todas as matérias.