Beberibe arte com areia e linha

 

 

 

 

 

O Portal Messejana mostra novamente as belezas dessas dunas, que abrem lindos caminhos para passeios deslumbrantes no litoral de Beberibe, enquanto as falésias inspiram os artesãos para seus trabalhos com areia colorida. Em pequenos recipientes de vidro, eles mostram as paisagens do Ceará ao mundo. Coqueiros, casinhas, animais e aves brotam na areia depois de arrumada com a ponta de um arame.

 

O município de Beberibe define suas cores nas falésias e seu trabalho na areia, que ganha forma nas mãos hábeis de artesãos que usam a paisagem litorânea como inspiração. As mulheres seguem outros caminhos e produzem artesanato em bordado, renda e labirinto. A criatividade não tem limite para os agentes da arte, que se inspiram nos elementos da natureza.

 

Fontes naturais e falésias fazem o diferencial da Praia das Fontes. A paisagem é deslumbrante. De um lado, as águas cristalinas que brotam das falésias (responsáveis pelo nome da praia) e, do outro, os verdes mares do litoral cearense, que servem de fonte de renda para os pescadores do município, localizado no litoral Leste, a 80 quilômetros de Fortaleza, com acesso muito bom pela CE-040, rodovia duplicada.

 

As velas das jangadas reforçam o primitivismo do lugar, que abriga um pedaço do paraíso, cenário de filmes e novelas e ponto de referência para os turistas que visitam o Ceará. O roteiro é casado com a praia do Morro Branco, que também tem cores exuberantes a partir do labirinto de areias coloridas, denominado Monumento Natural das Falésias. O percurso entre as duas praias é de seis quilômetros e pode ser feito em caminhadas ou nos passeios de buggy.

 

A arte tem seguidores em várias praias e se destaca na Associação dos Artesãos de Morro Branco, que concentra 60 artesãos de areia e renda. Não há estatística do número de trabalhadores. A arte brota de diferentes lugares do município. Em junho de 2008, eles ganharam o Centro de Artesanato Professor José Edir Ribeiro, no mirante, ponto mais elevado de Morro Branco. São 60 boxes que abrigam os vendedores que antes comercializavam de forma precária, em palhoças na rua.

 

 

 


 



Exibir todas as matérias sobre Turismo