Os 20 princípios do Karatê-Do e o significado da expressão “Oss”

 

 

 

 

 

Karate-do começa com cortesia, (saudação), e acaba com cortesia.

 

Não há primeiro ataque em Karate-do, nem física, nem mentalmente.

 

Karate-do é um contributo para sermos mais justos.

 

Primeiro conhece-te a ti mesmo, para então poderes conheceres os outros.

 

A técnica mental é mais importante que a técnica física.

 

Deves estar sempre pronto para libertar a tua mente.

 

Os acidentes surgem da nossa negligência.

 

Não penses que o treino de Karate-do é só no dojo.

 

Empenha a tua vida inteira para aprender Karate-do, não há limite.

 

Coloca todos os teus dias de vida ao serviço do Karate-do, e encontrarás segredos subtis.

 

Karate-do é como uma panela de água a ferver, se não mantivermos o fogo aceso debaixo da panela, a água esfria.

 

Não se deve nunca pensar em ganhar, deve-se sim antes, pensar em não perder.

 

A vitória depende da tua habilidade em distinguir o verdadeiro do falso.

 

O combate deve ser sempre de acordo como te movimentas, protegido ou desprotegido, do teu adversário.

 

Pensa sempre nas tuas mãos e nos teus pés como uns sabres.

 

Quando se atravessa um portal, pensa sempre que tens numerosos adversários à tua espera.

 

Os principiantes devem-se colocar em posições baixas, as posições naturais do corpo são mais para os avançados.

 

A prática das Kata é uma coisa, o combate é outra.

 

Força e fraqueza na potência, alongamentos e contrações no corpo, e lentidão e velocidade nas técnicas.

 

Pensa sempre e sê criativo em viver estes princípios cada dia.

 

Estas são palavras muito importantes, as quais, marcam bem, o espírito e o caráter profundo da prática do Karate-do.

 

Hoje, mais do que Ontem e menos do que Amanhã. Esse é o Caminho dos Verdadeiros Homens.

 

“OSS” – O verdadeiro significado

 

Abordemos agora a expressão japonesa, que se tornou praticamente, num vernáculo, no mundo do Karate-do, compreendido e divulgado por entre numerosos praticantes de diversas nacionalidades, não somente em ocasiões de cumprimento diário, mas também no lugar de expressões de comunicação, tais como «obrigado», «prazer em conhecê-lo», «adeus», «compreendido?» e «entendido!»: referimo-nos à expressão nipônica «Oss».

 

A transcrição fonética da palavra "OSS", é de fato escrita com dois caracteres «kanji»: o primeiro caráter, que significa literalmente, «empurrar», e o segundo, que significa «sofrer».

 

Filosoficamente, o primeiro caráter simboliza o espírito combativo, a importância do esforço, e o enfrentar todos os obstáculos, eliminando-os com uma positiva e imutável atitude; quanto ao segundo, ele exprime a coragem e o espírito de perseverança, suportando as dores, o resistir aos momentos de depressão com paciência e sem desistir, mantendo sempre um espírito altivo.

 

Os jovens possuem qualidades físicas e morais que os capacita a enfrentar qualquer provação. Isto define a juventude. Não obstante, estas qualidades serão mantidas e desenvolvidas somente por um esforço quotidiano e perseverante. "O talento não existe sem esforço". A palavra-chave "Oss" é usada como palavra de ordem para reevocar esta máxima aos jovens, a fim de encorajá-los a tomar uma resolução, comunicando-se e encorajando-se mutuamente, tal como foi empregue, talvez pela primeira vez, na Escola Naval Japonesa.

 

A palavra "OSS" não deve ser pronunciada de forma ligeira. De ora avante e para futuro, reexaminem a vossa atitude, postura, estado de espírito, pronúncia e a harmonia entre todos estes elementos; o tronco inclina-se para frente com as costas direitas, o queixo metido para dentro, tudo isto se articula ao pronunciar a palavra "OSS".

 

O movimento, a respiração e articulação assim executadas, tudo contribui para a sensação do «poder» do KI – A Força Cósmica existente em todo o Universo. Referimo-nos aos princípios do OM universal, (pronuncie-se AUM), quando pronunciamos "OSS", a respiração e o som executam-se em IN.

 

OM (AUM), é um método de respiração com o objetivo de harmonizar o nosso Ser com o Universo, o qual, significa a harmonia das Forças antagônico-complementares: Céu-Terra, Yin-Yang, In-Yo, que são elementos contrários e que compõem o nosso Universo.

 

Assim sendo, ao se encontrar um companheiro de treino na rua, ou em qualquer outro lugar, deve-se cumprimentá-lo com um "OSS".

 

Quanto ao «Dojô Kun», tal como vimos no cerimonial de treino de Karatê-do, é um conjunto de cinco (5) máximas, ou mandamentos, criadas pelo discípulo de Sensei Funakoshi, Sensei Masatoshi Nakayama, grande mentor e propulsor, do Karate-do a nível mundial.

 

Cada uma delas apela ao desempenho e à prática, tendo em vista o aperfeiçoamento das qualidades básicas de estrutura moral, do Homem social, devendo-se treinar e evoluir, pautando a sua conduta, permanentemente, mesmo nos momentos de maior desânimo.

 

No final das aulas, elas serão ditadas em voz alta, para que sejam repetidas por todos, e em japonês, sendo indispensável que se conheça o significado de cada uma delas:

 

 

DOJO KUN

 

«Hitotsu – Jin kaku kansei ni tsuto muru koto»

«Hitotsu – Makoto no michi yo ma muru koto»

«Hitotsu – Doryoko no seishin o yashinau koto»

«Hitotsu – Rei gyo o monzuru koto»

«Hitotsu – Keki no yo o imashi muru koto»

 

1. - «Hitotsu - Jin kaku kansei ni tsuto muru koto»

(Exorta o teu Ser na Perfeição do Caráter)

 

Isto significa que, a arte do Karate-do é algo mais do que somente físico, o qual, todos os praticantes, especialmente os mais novos, deveriam aprender a importância da construção do carácter, através da disciplina e de treino rigoroso. Para o principiante, todo o processo da construção do carácter começa com o aperfeiçoamento das técnicas, através da repetição. O espírito combativo será alcançado, como que, ganhando mais confiança, através do desenvolvimento de técnicas fortes. Treina-se para exteriorizar um determinado estado de espírito, não somente para combater, mas também, e sobretudo, para subjugar os problemas pessoais, especialmente, em tempos de fraqueza, doença, crises domésticas ou problemas laborais.

 

É um longo caminho até que se desenvolvam estes valores espirituais, mas uma vez que o conceito seja entendido através da experiência, o mesmo, proporcionará uma vida intensa de benefícios, de força interior e de paz.

 

2. - «Hitotsu - Makoto no michi yo ma muru koto»

(Sê Verdadeiro e Sincero)

 

A lealdade é uma forte tradição Samurai. Por aculturação, ela é no Japão uma extenção da influência de Confúcio, tanto na família, como nas artes marciais. A sinceridade deve ser demonstrada, e como tal, é ao nosso Mestre (Sensei), bem como, à nossa Escola (dojo), que devemos demonstrar esse sentimento. Os praticantes devem ser leais sempre ao seu Mestre, e segui-lo por vezes, do mesmo modo, como um Samurai medieval estava ligado e seguia o seu Senhor Feudal (Daimio) até à morte, sem hesitação.

 

Conquanto isto possa parecer pouco usual, nos dias de hoje, não tem, contudo, razão de ser, esperar que o Mestre ensine tudo o que sabe a um aluno, o qual, muito provavelmente, virá a deixá-lo à mínima contrariedade. O aluno deve provar a sua lealdade ao longo dos anos. A confiança e a lealdade ao Mestre serão recompensadas, numa maior quantidade de conhecimentos e a sabedoria passará então, para o aluno, sendo esta ligação entre Mestre e aluno, extremamente valiosa, não só por manter vivo o espírito da Tradição, como também, a base de toda a relação de aprendizagem, não só no Karatê, como na vida...

 

3. - «Hitotsu - Doryoko no seishin o yashinau koto»

(Cultiva o Espírito da Perseverança)

 

Etimologicamente, perseverança é a qualidade, ou ação, de quem é perseverante, isto é, aquele que persevera, que persiste firmemente na execução dos seus propósitos, o mesmo que dizer «esforço». Por esforço, pressupõe uma dedicação completa e uma obrigação, necessárias, por formas a obter certa mestria da arte do Karate-do. Em caso nenhum, essa mestria será possível, se não houver esforço máximo e sacrifício da parte do praticante. Esse esforço tem de ser de natureza sincera, profunda, e não somente superficial. Um esforço sério, da parte do praticante, será sempre reconhecido pelo Mestre, na qual, por sua vez, dependerá mais tempo com ele.

 

4. - «Hitotsu - Rei gyo o monzuru koto»

(Respeita o teu Semelhante como a Ti Próprio)

 

O respeito pelos outros sempre foi preconizado por toda a filosofia universal, ocidental e oriental.

 

Por respeito, entenda-se consideração, sendo uma parte importante da cultura nipônica, e por conseqüência, muito comum nas artes marciais.

 

O Mestre Gichin Funakoshi realçava o fato de que, em Karate-do dever-se- -ia começar e acabar com etiqueta. Igualmente, ele estabeleceu que, sem cortesia não havia dojo.

Isto, é a reflexão da natureza formal do povo japonês e, pode ser observado, fazer-se vênias durante o treino, bem como, em casa ou no emprego.

 

A etiqueta do dojo está bem definida: – “faz-se a vênia corretamente, e mostra-se respeito em tudo o que se fizer e aonde quer que se vá!”

O respeito é extensível a todos e a tudo. Mestres, companheiros de treino, familiares, professores escolares, educadores, leis, mortos, natureza, etc., enfim, tudo...

 

5. - «Hitotsu - Keki no yo o imashi muru koto»

(Abstém-te de Comportamentos violentos)

 

Um lutador treinado, seja ele, karateka ou não, é uma pessoa com um espírito, diga-se, competitivo, muito forte. Dir-se-ia mesmo, com um grande espírito de sobrevivência e de uma grande força interior. Assim, torna-se injusto usar toda essa experiência, feita sabedoria, contra uma pessoa não treinada.

 

O espírito do karateka é imbatível e, como tal, ele deve usar, isto é, tem de usar, todo o seu conhecimento para o «bem», somente, por uma questão de justiça.

Desta feita, uma pessoa assim, com este carácter, pode perfeitamente, afastar-se de todo o conflito, evitando uma luta, porque ele controla as suas emoções, e por isso, está em paz consigo próprio.

 

Ele não tem de testar as suas habilidades técnicas na rua, gratuitamente.

Ele vence, sem lutar, e não terá ressentimentos, porque ninguém o injuriará.

«Abster-se de comportamentos violentos» é difícil de explicar aos ocidentais, por causa do seu envolvimento emocional. A sua atitude e a ânsia natural de vencer, todos os desafios da vida, e eles querem tanto isso «vencer», e o mais rapidamente possível, que por vezes, chegam a estar contra os princípios do Karate-do.

 

Não nos esqueçamos das sábias palavras que preconizam, a todo aquele que se propõe percorrer o caminho do Karate-do...:

 

Aprende a lutar para não lutar!

 

O verdadeiro Mestre é aquele que se mantém calmo no meio da confusão!

 

Há que amar a Vida sem temer a Morte!

 

Se começamos a bater-nos, há que vencer, mas bater-se não é o objetivo.

 

A arte guerreira, por excelência, é a arte da paz, e esta é a mais difícil.

 

Há que ganhar sem se bater!

 

 

 

Fonte - In “Bushido” - «O Código de Honra do Samurai» 



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