Seis praias de sonho no Ceará

 

 

 

O Nordeste é sempre verão e as praias aquecem o turismo. Veja a seguir algumas sugestões para roteiros de viagem.

 

Canoa Quebrada (Aracati), Ponta Grossa (Icapuí), Porto das Dunas (Aquiraz), Praia do Futuro (Fortaleza), Lagoinha (Paraipaba) e Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara) figuram na relação de praias do Ceará sugeridas no guia ´101 Praias de Sonho´. A publicação é da Ediouro, com as melhores combinações de areia, água e beleza espalhadas por todo o Brasil.

 

Em qualquer época do ano, os roteiros de sol e natureza ganham a preferência dos visitantes. Para apresentar as melhores sugestões, a equipe da revista Quatro Rodas, da Editora Abril, fez a seleção. Foram percorridos 200 mil quilômetros nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro Oeste.

 

O resultado se apresenta com sugestões para todos os gostos e idades. Existem opções para quem encara muito agito, para quem vai só de paz e tranqüilidade, para os que procuram um ambiente familiar, para quem gosta de combinar natureza com paquera, para a turma das altas ondas ou para aqueles só do bronzeado.

 

O Nordeste mostra seu potencial de dunas, falésias, coqueiros, mar azul e muito sol. A região é o destino de férias de brasileiros e estrangeiros e concentra praias com boa infra-estrutura e muita diversão. Da Bahia ao Maranhão, a praia dos sonhos espera seus preferentes, entre lagoas, enseadas ou dunas que se modificam embaladas pelo vento.

 

Canoa Quebrada guarda a magia da lua e da estrela que enfeitam as falésias e são símbolo da praia mais badalada da costa Leste. Há todo um encanto de falésias avermelhadas contornadas por barracas de praia. Dependendo da maré, o mar se apresenta em enseadas. O passeio de buggy leva a lugares mágicos e termina na duna do pôr-do-sol.

Ponta Grossa enriquece a paisagem e só entra no roteiro nos passeios de buggies que saem de Canoa Quebrada. A praia fica no litoral de Icapuí e ainda se apresenta quase deserta, com formações rochosas que despertam a curiosidade dos visitantes.

Porto das Dunas despontou no mercado por abrigar um complexo imobiliário, o Beach Park e muitos hotéis. A proximidade de Fortaleza facilita o acesso de turistas e cearenses em busca de lazer. A praia é uma das preferidas para esportes radicais e grandes shows musicais.

Praia do Futuro é o ponto de encontro dos banhistas da cidade, que encontram uma grande extensão de mar aberto em oito quilômetros de praia. As barracas parecem clubes sociais e oferecem cadeiras, guarda-sóis, banheiros, duchas de água doce e serviço de bar e restaurantes.

Lagoinha é privilegiada pela natureza e tem na paisagem uma duna que virou cartão-postal do Ceará em campanhas promocionais. A praia tem o formato de meia-lua e o mar quebra na areia numa seqüência de ondas branquinhas. Pequenas barracas e pousadas dão apoio aos visitantes.

Jericoacoara é o maior de todos os sonhos do litoral cearense, bela pela magia das pedras, a sedução do mar e o feitiço do pôr-do-sol. Diante de tantos encantos é difícil despertar. O sonho continua nos passeios de buggies, na gastronomia, no forró e na agitação da pequena vila de pescadores

 

 

 

 Clique aqui para ver todas as galerias de Turismo – Praias - do Portal Messejana

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo