Escolha bem o peixe da Semana Santa

 

 

 

Preste atenção nas características que indicam um pescado saudável

 

Na celebração da Semana Santa, os consumidores repetem uma tradição antiga: comer peixe. Para garantir uma boa compra e principalmente preservar a saúde e a segurança alimentar, Marcelo Eiger coordenador de produtos da Nativ Pescados, elegeu alguns pontos fundamentais na hora de escolher o peixe que será o prato principal dessa data tão comemorada.

 

 

 

Marcelo orienta os consumidores para observar se os olhos dos peixes estão brilhantes, guelras e escamas bem presas e a consistência firme. E cuidado: há quem coloque corantes vermelhos nas guelras para dar uma aspecto saudável ao peixe, o que pode transformar o seu almoço em uma catástrofe.

 

Outro ponto muito importante é comprar o pescado em estabelecimentos especializados, como peixarias e ou supermercados com estrutura adequada para comportar esse tipo de produto. O peixe deve estar armazenado de forma segura para garantir o sabor e qualidade.

 

No caso do peixe congelado, Marcelo indica ao consumidor que se atente a procedência do pescado, se a embalagem está íntegra e se contém o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

 

Cuidado com algumas marcas que acabam colocando muita água no congelamento do peixe (uma forma de aumentar o peso). Outro fator importante é constatar se todos os dados do produto estão no rótulo, como quantidade e procedência. É imprescindível conferir o prazo de validade no ato da compra.

 

Para os que preferem saborear uma receita com camarão é fundamental não deixar de verificar se a cabeça e pernas do crustáceo estão bem presas. Além da consistência firme, as cores adequadas são acinzentada ou avermelhada.

 

O peixe ideal tem...

 

- Olhos brilhantes

- Guelras e escamas em consistência firme

- Registro do SIF (se estiver congelado)

 

 



Exibir todas as matérias sobre AlimentaƧão