Museu da Cachaça – Maranguape – Ceará

 

 

 

 

O Museu da Cachaça, localizado em Maranguape, a 30 km de Fortaleza. O museu atrai turistas vindos de todo o país e do exterior, e constitui uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a cultura cearense. Em períodos de alta estação, o número de visitantes chega a atingir os 12 mil visitantes. Realmente é um passeio para toda a família e principalmente para aqueles que desejam conhecer o Ceará e suas atrações. O acesso é pela CE-065 até o Município de Maranguape.

 

Maranguape é um município brasileiro do estado do Ceará. Localizado na região metropolitana de Fortaleza, tem uma população estimada em 100 mil habitantes. Maranguape é a cidade do famoso comediante a artista Chico Anísio. O município foi criado em 1851 tendo sido desmembrado de Fortaleza.

 

Os turistas são levados até lá em busca de diversão e cultura, os quais são proporcionados por diversos ambientes e atrações como a Casa das Bordadeiras; a Bodega do Zé (em homenagem a José Sobreira Leite, idealizador e funcionário da produção por 55 anos); uma mini-fazenda; passeios de jardineira, charrete, bicicleta e pedalinho; o restaurante; a loja de souvenir. A Casa Grande, principal edifício do Museu, é constituída de quatro salas onde estão dispostos quadros explicativos acerca da família Telles, responsável pela produção de cana-de-açúcar na região. Há ainda fotos e objetos antigos e tonéis de cachaça envelhecida. Ao fim da visita ao museu, todos são levados a uma espécie de bar "da época".

 

Para muitos que o visitam o museu é um programa diferente e interessante. O Museu da Cachaça foi pensado anos antes, mas só ficou pronto em 1996, sendo inaugurado em 2000, com recursos da iniciativa privada. A sede fica em Maranguape, a 25 km de Fortaleza, o museu é o primeiro do país. O grupo que mantém o empreendimento tinha cinco fabricas funcionando e decidiu fechar a de Maranguape. O investimento deu certo. Além de ser ponto turístico, faz a publicidade da cachaça.

 

História da família Telles

 

Quando veio de Portugal, em 1843, Dário Telles de Menezes já tinha o propósito de desenvolver as técnicas de destilação no Ceará. Em Maranguape, no ano de 1846, começou a fabricação de cachaça, onde batizou de Ypióca.

 

No ano de 1895, Dário Borges Telles assume a administração do sítio. Foi a partir da segunda geração que o engenho de ferro começou a ser usado, mas os processos manuais ainda eram utilizados.

 

A terceira geração começa em 1924, com Paulo Campos Telles que desenvolveu técnicas avançadas de engarrafamento e a criação dos tonéis de bálsamo que garante à aguardente maior duração. Nesse período teve início a comercialização da cachaça para outros estados e a exportação, pela primeira vez em 1968, para a Alemanha.

 

A presidência do grupo, ao investir em novas tecnologias, otimizou a produção tornando a aguardente uma das mais importantes na área de bebida sendo referência no Brasil e em mais de quarenta países.

 

SERVIÇOS

  

O Museu da Cachaça funciona das 8:30 às 17:00, de terça a domingo em Maranguape a 25 km de Fortaleza.

 

Lá você tem a experiência de conhecer o processo de fabricação de um dos produtos regionais mais procurados do nordeste, a cachaça... E ainda pode visitar prédios históricos e passear nas charretes que circulam no local.

 

A cachaça é uma das bebidas mais tradicionais do Brasil é cultivada e apreciada neste museu, criado para contar a história e explicar o processo de confecção da bebida.

 

A fábrica montou o memorial em um casarão datado de 1846 com os equipamentos utilizados pela fábrica e muito tonéis de madeira para armazenamento da cachaça.

 

Entre as peças em exposição está uma réplica do primeiro alambique construído no local, além de um trator vindo da Inglaterra na década de 30 e um tonel de madeira com capacidade para 374 mil litros.

 

Quem pensa em viajar para o Ceará não pode deixar de conhecer o Museu da Cachaça, que fica localizado na cidade de Maranguape.

 

 

Veja fotos do Museu da Cachaça

 

 

Colaboração fotográfica - Severino Tavares



Exibir todas as matérias sobre Turismo