Fortaleza – Os melhores

passeios turísticos

 

 

Alguns pontos turísticos de Fortaleza e do Ceará

 

As praias de Fortaleza são das mais agradáveis no Brasil.

Até o início dos anos 80, a orla de Fortaleza ainda não era voltada para o turismo; havia alguns prédios residenciais e comerciais, entremeados por vários terrenos vazios. Com o crescimento do turismo, a orla cresceu e modernizou-se, oferecendo atualmente uma grande gama de atrativos para os visitantes, como modernos hotéis, agradáveis restaurantes e lojas diversas (nesse sentido, Fortaleza é diferente de Recife, em que a orla de Boa Viagem, já ocupada há décadas, foi tomada principalmente por grandes edifícios residenciais, deixando pouco espaço para o turismo).

 

Além disso, a orla é longa e variada (diferentemente de Natal, em que Ponta Negra, a praia principal, tem apenas algumas centenas de metros).

 

Banhistas preferem a Praia do Futuro, que tem águas límpidas e ondas fortes; as praias do Meireles e Mucuripe são ótimas para caminhadas, pois têm calçadas largas, ladeadas por barracas à beira-mar, lojas e serviços diversos; à noite, o local preferido é Iracema e sua famosa boemia.

 

Além das praias urbanas, o Ceará oferece praias mais afastadas, como Canoa Quebrada e Jericoacoara. Em Fortaleza, há uma estruturada rede de operadoras de turismo levando visitantes a esses e outros locais encantadores.

 

Feirinha Beira-Mar

 

Um dos pontos mais tradicionais de Fortaleza.

Fortaleza é um excelente local para comprar artesanato; em diversos locais do Nordeste, a produção de artesanato ainda são meio de vida, e as técnicas são repassadas de pai para filho. Artistas talentosos produzem diversos tipos de artesanato (madeira, cerâmica, tecidos), de alta qualidade, e vendem por preços relativamente baixos, quando comparados aos preços do Sul do Brasil.

 

Há diversos locais para compra de artesanato, mas os dois mais conhecidos, por agregarem maior número de lojas (ou barracas) e oferecerem mais produtos, são o Mercado Central de Artesanato e a Feirinha da Beira-Mar.

 

Beach Park

 

O Beach Park localiza-se nas dunas de Aquiraz, 20 quilômetros ao leste de Fortaleza. Construído há mais de 20 anos, o parque não pára de crescer e inovar.  

Atualmente, tem cerca de 35 mil metros quadrados (o que o torna o maior parque aquático do Brasil), mais de cem atrações e é dividido em áreas temáticas com brinquedos para crianças e, principalmente, para adultos apaixonados por adrenalina.

 

O Beach Park é um complexo que inclui o Acqua Park (o parque aquático, atração de maior visibilidade do complexo), duas cadeias de resorts (uma delas integrada ao Acqua Park), área de restaurantes e um Centro de Convenções.

 

Para aproveitar tudo o que essa terra molhada tem a oferecer é preciso enfrentar o medo; os brinquedos mais radicais são capazes de assustar os mais destemidos. Uma dica é começar pelos mais baixos e menos velozes para ganhar confiança e dar um passo à frente em busca de mais aventura.

 

Atrações

 

Logo na chegada, o visitante entra numa área chamada de Enigma da Esfinge. Nela, há seis toboáguas. As três najas são montadas em forma de caracol. A amarela, a mais baixa, é indicada para crianças a partir de 1,30 m de altura. Já a naja verde e a naja azul têm 71 metros de comprimento e estão a 11 metros do chão. Na verde, parte da estrutura é fechada, enquanto na azul você vê o céu o tempo todo e ainda encara a descida numa velocidade superior.

 

Quem quer emoção de verdade deve subir mais alguns lances de escada até o sarcófago e as esfinges. Aqui a altura passa dos 20 metros. As esfinges são um misto de trechos retos e ondulados. Já o sarcófago é um toboágua totalmente coberto e escuro. Sem curvas, ele pode fazer o corpo do visitante chegar a uma velocidade de 80 km/h.

 

Outro brinquedo que também se vale da escuridão para deixar a queda mais emocionante é a moréria negra. Ela fica na Atlântida, a outra área temática com escorregos bastante velozes, graças a tapetes de borracha e bóias usadas para diminuir o atrito entro o corpo e a fibra. Neste local está o atlântis, o brinquedo mais coletivo do parque. São necessárias três pessoas para equilibrar a bóia e enfrentar uma descida ondulada que termina de forma abrupta, jogando todos em uma piscina a uma velocidade de mais 40 por hora.

Piscinas e rios

 

Para as crianças, há a ilha do tesouro, a arca de Noé e o aqua show, onde ficam o maremoto (a maior piscina de ondas da América Latina) e o balde gigante, que despeja 1.800 litros d’água de uma só vez em quem está por perto.

Kalafrio

 

O Beach Park abre diariamente, das 11 às 17 horas.

 

Há sempre promoções para grupos e múltiplas visitas. Há restaurantes e lanchonetes dentro do parque, com preços mais altos do que a média.

Para mais informações, visite o site do Beach Park.

 

Mercado de Artesanato

 

Fortaleza e outras cidades do Nordeste são conhecidas pelo talento de seus artesãos.

Esses artistas produzem peças em tecido, madeira, vidro, cocos, areia (as famosas garrafinhas) e muito mais. Os preços são surpreendentemente baixos: algumas peças que tomam dias para serem feitas são vendidas por menos de R$ 100. O crescimento do turismo tem elevado os preços, mas eles ainda são consideravelmente mais baixos do que nos Estados do Sul/Sudeste e no exterior.

 

Existem lojas de artesanato por toda a cidade (incluindo o aeroporto, onde tudo custa o dobro ou triplo do preço normal). Os dois melhores locais para se pesquisar preços de artesanato e fazer compras são a Feirinha da Beira-Mar (funciona a partir do entardecer) e o Mercado Central de Artesanato.

 

O mercado situa-se entre a Praia de Iracema e a zona central de Fortaleza. É possível caminhar do Centro Dragão do Mar até o Mercado, daí até a Catedral, e daí até o Centro de Fortaleza.

 

Centro Cultural Dragão do Mar

 

Um dos maiores do Brasil.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema.

 

Como chegar

 

Para quem se encontra nas Praias, o acesso mais fácil é pela Monsenhor Tabosa, tanto de carro como de ônibus; o trecho que vai até o final da Monsenhor Tabosa é a Praia de Iracema, e a partir da Barão de Studart é a Praia do Meireles.

A Avenida Dom Manuel liga o Dragão do Mar ao centro de Fortaleza; o trecho pode ser feito a pé, passando-se no caminho pela Catedral, pela Fortaleza e pelo Mercado de Artesanato.

Catedral de Fortaleza. A terceira maior no Brasil.

A construção da Catedral Metropolitana de Fortaleza iniciou-se em 1939, e levou quase 40 anos para ser concluída (a inauguração oficial foi em 22 de Dezembro de 1978). O autor do projeto foi o arquiteto francês George Mounier.

 

A igreja, construída em estilo gótico-romano, abriga 5.000 pessoas, e é a terceira maior no Brasil.

 

Endereço: Rua Monsenhor Tito Guedes, s/nº - Centro

Fones: (85) 3231-4196 / 3231-5084

Missas todos os dias, exceto Segundas-feiras.

 

A igreja é situada a poucos metros do Mercado Central de Artesanato de Fortaleza e da Fortaleza Nossa Senhora da Assunção.

 

Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção

 

Onde a História de Fortaleza começou A Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção é onde a História de Fortaleza começou; o próprio nome da cidade é uma referência a essa antiga fortificação.

 

O Forte foi construído pelo capitão holandês Matias Beck em 1649, e foi batizado Fort Schoonenborch. Os holandeses invadiram Olinda e Recife em 1630, e expandiram seus domínios até Fortaleza - passando por áreas onde hoje se encontram João Pessoa e Natal - como forma de consolidar seu domínio no Nordeste do Brasil.

Em 1654, após a expulsão dos holandeses de Pernambudo e do Brasil, os portugueses retomaram a área e rebatizaram o lugar para Fortaleza da Nossa Senhora de Assunção.

 

O Forte foi reconstruído diversas vezes desde então, mas a localização original foi mantida. Desde 1942, o local é sede do Quartel-General da 10a. Região Militar do Exército Brasileiro.

Embora seja uma atração pouca divulgada pelos agentes turísticos, as visitas às áreas externas, e a um pequeno museu militar nas dependências do forte, são permitidas.

Deve-se conversar com o soldado de plantão na entrada do quartel, que encaminhará os visitantes a um oficial; o oficial explicará brevemente os locais que podem ser vistos, bem como a respectiva História, e autorizará a visita (visitantes não são acompanhados).

O espaço aberto à visitação é limitado, pois a maior parte da Fortaleza é hoje ocupada por instalações do Exército.

 

Há um pequeno museu dentro da Fortaleza, dedicado ao General Antonio de Sampaio, um Cearense que morreu heroicamente na Guerra do Paraguai; o General foi enterrado na Fortaleza, e alguns dos seus pertences pessoais (incluindo uniformes, espadas e pistolsa) estão em exposição.

 

Na área externa, a partir da murada, pode-se ver parte do mar, da mesma forma que no século 17; as fortalezas eram construídas em áreas que permitiam maior visibilidade, para se avistar o inimigo com facilidade; alguns canhões antigos estão expostos.

A estátua que se vê no pátio é em homenagem a Martins Soares Moreno, outro dos heróis do Ceará.

 

O forte situa-se a poucos metros de distância da Catedral de Fortaleza e do Mercado Central de Artesanato.

 

Estátua de Iracema

 

Um dos mais visitados pontos turísticos de Fortaleza. Iracema é o título e personagem principal de um romance escrito pelo fortalezence José de Alencar.

O romance mistura História e ficção; narra a saga de Iracema e Martim Soares Moreno. Moreno foi um dos primeiros portugueses a chegar à região de Fortaleza; ele resolveu ficar vivendo entre os índios, e tornou-se marido de Iracema.

 

A imagem da índia Iracema ficou tão fortemente vinculada a Fortaleza, que uma praia foi batizada com seu nome, e diversas estátutas foram esculpidas e postadas por toda a cidade.

 

Essas estátuas, mostrando Iracema, Martim sentado com o filho no colo, e um cachorro, todos em uma jangada, foram esculpidas por Corbiniano Lins. As esculturas têm um viés modernista, que resultam em algumas desproporções, como as longas pernas e os grandes seios de Iracema.

 

Por vários anos, a obra foi o principal marco turístico de Fortaleza.

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo