História - Poodle

 

O poodle foi desenvolvido como cão de águas e caçador. A raça logo foi admirada pela sua inteligência. Os esforços realizados no século passado para reduzir seu tamanho, resultou num cão mais débil e de aspecto grotesco, em comparação com seus avós. Os esforços posteriores tiveram mais êxito e hoje em dia o Toy possui uma conformação harmoniosa. Nunca foi idealizado para o trabalho e também não tinha o tamanho para ser usado como cão de águas. O corte de seu pelo é pura tradição e serve unicamente para realçar sua beleza.

Acredita-se que o corte tradicional de pelos em forma de bracelete nas pernas era usado antigamente nas caçadas na neve, onde a maioria do pelo era tosado baixo para facilitar a natação do cão, mas as juntas, pulmões, coração e rins eram mantidas com pelo alto para protegê-los do frio. O pompom no fim do rabo servia como uma "bandeira" para ser avistado pelos donos enquanto o Poodle mergulhava no fundo da água.

 

Apesar de se achar que seja uma raça de origens francesas, muitos peritos acreditam que o Poodle é originário da Alemanha ou da Rússia, mas podendo vir da Ibéria. Raças relacionadas são o Cão de água Português e o Cão D'Água Irlandês.

 

Temperamento

 

São inteligentes, brincalhões, bons nadadores e caçadores, têm temperamento dócil com seu dono e para com as pessoas com quem estão familiarizados, além de procurarem a companhia de pessoas a quem estejam mais afeiçoado.

 

Por serem tão inteligentes podem se entediar facilmente, e são bastante criativos em achar travessuras.

 

São cães extremamente orientados às pessoas e, consequentemente, zelosos a elas. São excelentes cães de guarda, e diferentemente de algumas raças de trabalho, normalmente não ficam apegados a uma pessoa só da família. Os Poodles de tamanho gigante e médio tendem a ser dóceis com crianças.

 

Não requerem muito exercício como outros cães de caça, mas são ágeis, e mesmo assim apreciam grandes quantidades de exercícios.

 

São cães que demonstram grande afetividade em relação aos donos. Também é considerada a segunda raça mais inteligente do mundo.

 

Saúde

 

O Poodle Toy é muito agitado o que encanta as crianças. Trata-se de um companheiro encantador e se apega mais a uma determinada pessoa da família, geralmente a dona da casa, e a defenderá com unhas e dentes.

Como qualquer cão de raça pura, alguns pontos em relação à sua saúde devem ser observados pelos donos e criadores. Apesar de serem normalmente saudáveis, cães mais velhos (não é raro ver um Poodle toy com mais de 16 anos) podem estar predispostos a certos problemas de saúde. Sempre consulte um veterinário antes de tratar doenças por conta própria.

 

Problemas de saúde freqüentes em Poodles toy: catarata, entropia, epilepsia, degeneração do disco intervertebral, atresia dos dutos lacrimais, Síndrome de Legg-Calvé-Perthes, luxação na rótula, atrofia progressiva da retina, trichiasis, e urolithiasis.

 

Para os exemplares do tamanho miniatura, os donos devem estar atentos a: catarata, distichiálise, entropia, epilepsia, glaucoma, degeneração do disco intervertebral, atresia dos dutos lacrimáis, Legg-Perthes, luxação na rótula, atrofia progressiva da retina, trichiasis, e urolithiasis.

 

Já os de tamanho médio ou gigante podem apresentar: Doença de Addison, catarata, displasia da bacia, distichiálise, entropia, epilepsia, torção gástrica, persistência do duto arterioso, adenosíte sebácea e Doença de Von Willebrand.

Todos os Poodles têm predisposição a desenvolver tumores na mama. Se o dono não planeja cruzar sua fêmea deve considerar castrar o Poodle antes do primeiro cio. Isto reduz drasticamente as chances do aparecimento destes tumores...

 

Usos

 

Hoje em dia, Poodles são geralmente mantidos como cães de estimação. Entretanto, é uma raça versátil capaz de caçar, rastrear, proteger ou entreter. Nas alfândegas francesas, por exemplo, os Poodles são usados para encontrar substâncias ilegais. Por causa de seu tamanho modesto, sendo mais adequados para vistoriar compartimentos de carros e trens, do que raças maiores como o Pastor Alemão.

 

Sua inteligência e corpo atlético fizeram do Poodle uma raça popular em performances circenses. Podem competir bem em esportes caninos, como o agility, apesar de que sua natureza independente ou brincalhona pode algumas vezes distraí-los do foco e direção necessária para esses esportes.

 

[Características físicas

 

O Poodle Toy é pequeno, elegante, orgulhoso e bem equilibrado. No geral deve ser bem proporcionado. A sua pelagem é profusa e se corta conforme as tosas tradicionais. Todo o pelo deve ser denso, espesso e eriçado. Ele é uma réplica miniatura dos Poodle médio e gigantes. São aceitas todas as cores, menos particolor. Sua altura deve ser inferior a 28 cm.

 

Possui cores variáveis, focinho retangular, orelhas pendentes e pelagem crespa e macia. Seus olhos têm coloração marrom, âmbar escuro ou preta, dependendo da pelagem.

 

As cores dos poodles variam entre preto, branco, marrom (ou chocolate), cinza e abricó. Cães com cores parciais (mescladas) existem, mas não são aceitos em exibições oficiais.

 

O pelo do corpo dos animais é naturalmente encaracolado. O pelo das orelhas pode ser reto ou um pouco encaracolado. Com escovação o pelo do cão continua ondulado ou encaracolado, porém fica mais macio.

 

Existem vários métodos de tosa para os poodles. Para apresentações em competições, existem apenas três tipos aceitos: o corte de filhote (para cães com até um ano de idade), o "corte Continental" ou "corte de Leão" (com a sua reconhecível juba) e a "tosa inglesa de sela" (com braceletes nas pernas. Sem tosa regular, o cão fica com o pelo "trançado" (semelhante à dreadlocks), assim como são os cães da raça Puli.

 

Poodle de pêlo trançado

 

O Poodle de pelo trançado é o Poodle cujo pelo foi deixado crescer livremente, sem que fosse feita tosa, ficando com a aparência de tranças ou cordões (em inglês chama-se Corded Poodle, literalmente poodle "atado com corda").

 

Alguns Poodles têm pelos que naturalmente se amarram, outros requerem que alguém trance seus pelos, mas virtualmente todos os Poodles são capazes de ter o pelo trançado desde que seu pelo adulto já tenha se estabelecido. Uma vez feitas, as tranças não podem ser desfeitas, sendo necessária a tosa total para que o pelo cresça normal.

 

Os historiadores acreditam que os primeiros cães desta raça eram trançados, porém, pela dificuldade inerente à manutenção deste tipo de pelagem, começaram a ser preferidos os de pelo lanoso.

 



Exibir todas as matérias de Vida Animal