Dezenas de motivos para conhecer

e amar Fortaleza

 

 

 

Este texto é uma homenagem aos 283 anos de fundação oficial de Fortaleza e um presente para todos os fortalezenses e amantes desta cidade. Foram meses pesquisando as boas nuances da quarta maior metrópole brasileira. Na verdade não foi um grande desafio, pois sou um apaixonado por tudo isso, e sou do tipo de pessoa que gosta de viver a cidade em todos os seus cantos, não só nas baladas de segunda a segunda, mas também em passeios por nossa rica cultura, no consumo das nossas lojas e restaurantes e na alegria e jeito moleque do nosso povo que é inconfundível país a fora. Da música à vida noturna, da arquitetura ao consumo, o que você verá abaixo é um resumo particular de coisas bacanas que acontecem com e em nossa Fortaleza Bela e que muitas vezes deixamos de aproveitar. Depois de todo esse passeio chegamos a 283 flagrantes e histórias bacanas da vida Alencarina. De quebra você vai apreciar outro presente: imagens feitas por várias pessoas que moram e que também amam a cidade. As Imagens que ilustram este artigo são para você leitor!

ALEGRIA DO POVO

Não temos os maiores holerites do país como São Paulo ou Rio, mas temos o dom de conquistar qualquer um que chegue por aqui. Sabemos receber como ninguém e por causa do orgulho que temos da nossa cidade estamos sempre de braços (e pernas!) abertas para todos os turistas.

NOITE AGITADA

Temos a noite mais agitada do Nordeste. Não são poucas as opções. Dos clubes classudos como a Seven Dinner Clube e o Mucuripe às dezenas casas de forrós como o Forro no Sítio temos garantia diária do que fazer para se divertir. De segunda a segunda tem sempre o que fazer.

CALÇADÃO DEMOCRÁTICO

Mesmo estando no bairro mais nobre da cidade onde se concentram os prédios de luxo e os hotéis, o calçadão da Avenida Beira Mar pode ser considerado um dos lugares públicos mais democráticos. Os coopistas batem cartão todos os dias pela manhã e no inicio da noite. Mas há também os esportistas de bola, escolinhas de karatê para crianças carentes, idosos que se encontram para bater papo na pracinha dos estressados, vendedores ambulantes, artesão regionais, artistas de rua, o trenzinho para as crianças e muito mais. Tudo isso com vista para a enseada do Mucuripe de onde podemos apreciar o por do sol mais lindo de nossas vidas.

DIVERSIDADE

O Cearense sempre teve fama de machista demais. E é! Mas nem por isso deixamos de mostrar a nossa cara em eventos como a Parada GLBT que ano passado reuniu quase um milhão de pessoas colocando a cidade na segunda posição de maior evento do tipo no país, perdendo apenas para São Paulo.

BECO DA POEIRA

Delírio! Turismo Antropológico da melhor qualidade. Se Istambul tivesse um camelódromo seria igual ao Beco da Poeira, um labirinto de vielas numeradas com roupas baratas. É o paraíso dos sacoleiros de todo o Norte Nordeste. Dê um pulinho lá e veja com os seus próprios olhos. Fica ao lado da Praça do José de Alencar. E ainda tem a Rua Liberato Barroso, a 25 de Março de Fortaleza!

CAMPÕES DO RISO

Daqui saem os melhores humoristas brasileiros. Renato Aragão, Chico Anísio, Tom Cavalcante e Falcão são cearenses de coração e levam até hoje a imagem moleque do nosso povo país a fora. Claro que Fortaleza, o beco do humor também é residência de muitos nomes como Paulo Diógenes, Zé Modesto, Lailtinho Brega, Ciro Santos, Rossicléa, Adamastor Pitaco, Aurineide Camurupim, Skolástica e muitos outros. Semanalmente a programação de shows de humor é maravilhosa e é um dos destinos preferidos dos turistas e de moradores.

FÃS DOS MANGÁS

Se você conhece alguém que é aficionado por mangás e animes, tem que repassar esta dica. A Tenshi Shop é loja uma especializada no assunto. Oferece também material para fãs de RPG, card games e moda street wear. Virou ponto de encontro juvenil no centro da cidade. O local funciona todos os dias das 9 às 18, exceto domingo. Rua Senador Pompeu, 834/ sala 417, Galeria Pedro Jorge. Tel: 3252-4223

DELÍCIA DE BAIRRO

O Alto Varjota é a região que compreende as Avenidas Virgilio Távora, Santos Dumont, Ana Bilhar e Frei Mansueto. Na verdade essas as avenidas são todas movimentadas, mas o miolo de ruas é super bacana. Dá para ir a pé à padaria, à banca de revistas, à farmácia ou aos shoppings da região. Há clinicas, supermercados, botecos e está próximo da maior concentração de restaurantes da cidade. Foi um dos primeiros bairros residenciais nobres e hoje é ponto de encontro de jovens, intelectuais e muitos artistas.

SANDUBÕES

Uma das melhores padarias de Fortaleza nos presenteia diariamente com seus sanduíches maravilhosos. Na Montmartre são mais de dez opções e todos são vendidos em versões peti, baguere e no pão árabe. Pode-se pedir porções extras de tudo. Os recheios são leves e os outros ingredientes bem fresquinhos, como o pão que é feito sem aditivo químico. Há também a versão light. Por dias são vendidas 600 unidades.

AS MELHORES TAPIOCAS

Seja no Centro das Tapioqueiras, mais conhecido como Tapiocódromo (coisa nossa, sabe?), seja em qualquer outro estabelecimento do ramo, o Fortalezense é um privilegiado nessa arte. Não existe no Brasil, tapioca mais bem feita que a nossa. E ainda temos as nossas invenções. Fomos nós que criamos os mais 50 tipos de recheios para essas delicias.

A ADEGA DOS SONHOS

Temos a Expand Store, um das maiores lojas de vinhos do país. São mais de 1 000 rótulos, que podem ser comprados pelos clientes do restaurante a preços de prateleira ou tentar levar. Hoje em dia, vinhos são uma ótima opção de presentes para aniversários.

MANIA DIGITAL

O computador quebrou e você é um viciado em informação? A cidade conta hoje com mais 200 estabelecimentos de Cybers Cafés. Só na Aldeota, são 50. Neste lugares, você além de encontrar micros ligados a banda larga, há opções para impressão de trabalhos, locadoras de filmes e muito mais.

SOMOS BOEMIOS

O que não faltam em Fortaleza são bares. Temos mais de 500! E ainda tem gente que reclama da “falta” de opção.

FILATELIA E NUMISMÁTICA

Para os apaixonados por selos e moedas antigas acontece todos os domingos de 8 horas ao meio dia no Parque das Crianças a Feira de Filatelia e Numismática. Há presença de colecionadores com peças raras, como as moedas de formato esférico da Tailândia. No primeiro domingo de cada mês é realizado um leilão no qual os associados expõem peças para venda ao publico.

PAIXÃO POR MÚSICA

O empresário Juarez Sampaio decidiu abrir um negocio em Fortaleza depois de conhecer na França uma filial da FNAC, especializada em livros, CDs e outros artigos culturais. A Desafinado é sucesso há 10 anos e hoje possui mais de 20 mil títulos cadastrados. É possível encontrar CDs raros e importados. Além de selos tradicionais, também vende produtos de gravadoras menos conhecidas. Há um café e um mural de fotos com seus freqüentadores famosos como o cantor Fausto Nilo, Lô Borges, Zé Renato e Fagner.

CINEMINHA EM CASA

Temos grandes locadoras de vídeos, mas a Distrivideo destaca-se. É uma das maiores distribuidoras de filmes para locação do Norte e Nordeste. A grande variedade de títulos, muitos deles exclusivos, é o ponto forte. Cinéfilos podem descobrir raridades nas prateleiras. Para quem gosta de dar uma espiadinha em trechos de filmes ou trailers, antes de levá-los para casa, eles oferecem uma sala de TV com sofás. E se bater a fome entre uma escolha e outra é correr para a lanchonete.

A MELHOR BIBLIOTECA

Criada em 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceará, está hoje integrada arquitetonicamente ao Centro Cultural Dragão do Mar, ocupando uma área de 2.272m2, distribuídos em cinco pavimentos. O acerco é incrível, 95 mil volumes, em grande parte informatizado. Mais de 10 mil pessoas a visitam todo mês.

FILMES DE ARTE

A programação diferenciada do Espaço Unibanco, cinema do Centro Cultural Dragão do Mar, é um dos motivos da minha ida lá quase que duas vezes por mês. Desde a sua inauguração, as duas salas exibem produções variadas que estão fora do circuito comercial. São filmes de artes, curtas-metragem e muito mais. O publico predominantes são de estudantes universitários e pessoas ligadas à sétima arte. Em determinadas épocas do ano há mostras de cinema europeu.

LEITURA E LAZER

Um dos melhores presentes que Fortaleza ganhou nesta década foi uma filial da Livraria Siciliano, uma das maiores redes de livros do país que vai virar Saraiva, pois a empresa paulista a comprou. Eu passo lá toda semana, nem que seja para folhear as orelhas dos seus lançamentos. Há sofás para leitura e um café super legal com bebidinhas e petiscos. Na Mega Store, você encontra além de livros, uma boa seleção de CDs, DVDs, periódicos, seção de papelaria e muito mais. Ah, guias de turismo é lá! Tem tudo!

OS BONS CUBANOS

Para os amantes dos Charutos tem um lugar pequeninho, mas super super charmoso e tranqüilo. To falando da La Habanera, especializada na venda de charutos nacionais e cubanos. O local também é uma excelente cafeteria. Oferece o tradicional cappuccino, chocolate quente ou gelado e chá-mate. As bebidas vão bem com pão de queijo ou fatias de bolo caseiro. Fica ali na Rua dos Arariús, 2, Praia de Iracema. Na esquina da Rua dos Tabajaras, em frente à Igreja São Pedro.

DISK FORRÓ

Você mora em Fortaleza, adora um forró, mas não sabe dançar? Pois o Arthur resolve o seu problema. Professor de dança há bastante tempo dá aulas em academias e particulares. As aulas são em domicilio e custam R$ 25 a hora. Forró, xote, puladinho e forróneirão são os ritmos que ele vai lhe ensinar. O serviço é 24 horas.

MAURICIOS E PATRICIAS

O Mucuripe Club sempre foi uma das maiores casas noturnas do Nordeste. Em 2008 a boate mais badalada do Complexo, a Usina, mudou de nome para Burn e foi totalmente reformada. O resultado é uma boate de primeiro mundo em pleno centro da cidade. Reunindo todos os sons da cidade: MPB, rock, axé, samba, forró, reggae, hip-hop, blues e música eletrônica. O público é jovem e predominantemente mauricinho, com muitos turistas na alta temporada também.

HAMBURGUER GOSTOSO

Desde que chegou a Fortaleza no ano retrasado rede americana de fastfood Burger King vive lotada. A loja do Shopping Iguatemi chega a ver 1.500 sanduíches por dia. Um dos diferenciais são as carnes mais macias que a do seu concorrente MC Donnalds. O carro chefe é o sanduíche WHOPPER, composto por um grande hambúrguer de churrasco grelhado acompanhado de maionese, alface, tomate, cebola, picolés e ketchup. Outro diferencial é o esquema do Frei Refil, onde você pode repetir o refrigerante quantas vezes você quiser.

CACHORRO QUENTE DA BALU

O famoso molho tártaro e salsichas fresquinhas fazem parte da receita guardada a sete chaves por Dona Bauru (que infelizmente nos deixou em 2008) e que faz a diferença nessa deliciosa iguaria alencarina. A filial da Avenida Padre Antonio Tomaz chega a vender mais de 100 unidades por dia. Hummmmm. Esqueça a batata palha, o queijo ralado e prove sem culpa! Eu sempre como uns três. KKKK

DIRETO DE CORDON BLEAU

Não é a toa que o Vila Bar Bistrô é um sucesso. Do Filé ao Molho de Gorgonzola que eu amo à sobremesa de frutas da estação com sorvete de creme, licor de cassis e castanha, tudo no cardápio do lugar é milimetricamente bem elaborado pelo chef Celso Alencar. O fofo que já morou em vários países, entre eles a França, estudou na melhor escola de culinária de Paris, Cordon Bleau. Claro, isso é apenas um diferencial, porque a paixão no que faz resulta em um lugar super fofo para quem quer apenas dar um passada para um bom bate papo com amigos. Rua Sabino Pires, 5, Aldeota

COXINHA DE FRANGO DO BOTECO

O lugar é um filial do Bar de Recife com cara de botecão carioca em Sampa. Entendeu? rsrs Eu explico. O atendimento impecável e gostosuras de cair o queixo. Dentre a grande variedade de quitutes eu me acabo nas coxinhas de frango que são servidas no próprio osso da galinha o que a deixa mais saborosa. E não tem que ter vergonha de lamber o osso não, afinal ele traz muita carne macia e saborosa. O preço também é salgado (R$ 4,90), mas você paga também pelo lugar que é tudo de bom. Com limão e pimenta tabasco fica mais gostoso ainda.  Avenida Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres

FEIJÃO VERDE DO DOCENTE

Eu sempre gostei de tirar a ressaca com sorvete. Mas quando eu acordo com aquela dor de cabeça após tomar todas e não encontro nada do meu congelador vou direto para o Restaurante Docentes e Decentes e peço o famoso feijão verde com creme de leite que chega à mesa fumegante e uma coca-cola normal com bastante gelo. Esta é a minha receita para curar a ressaca do domingo. Não tem coisa melhor. Experimente fazer o mesmo. Avenida Santos Dumont, 6180, Papicu.

COM MUITO, MAS MUITO CATUPIRY

Totalmente fora do circuito noturno de Fortaleza, o Tio Lanches começou com um pequeno trailer as margens da BR 116 (na altura do Viaduto da Oliveira Paiva) e há quase dois anos montou sede própria na Cidade dos Funcionários. Hoje, o lugar recebe um publico vindo de toda a cidade em busca de lanches gostosos, baratos e deliciosos. Eu particularmente me babo todo com o X-Bacon com Catupiry servido no Pão Árabe. A carne é de fabricação própria, o catupiry vem aos montes e se a sua fome é grande ele vai matar com certeza. v. Desembargador Gonzaga, 496, quase em frente à Igreja da Glória, Cidade dos Funcionários

PASTEL CENTENÁRIO

Ao passar pela Praça do Ferreira no Centro é obrigatória a sua ida ao Leão do Sul, pastelaria famosa que tem quase 100 anos de tradição em Fortaleza. O lugar é bem apertadinho contendo apenas um banco de madeira (que está sempre lotado) e um balcão grande. Eu acho um forno lá dentro, por isso compro um pastel de cada sabor (carne e queijo), um caldo de cana caprichado e vou comer sentado no banco da praça.

A TORTA DA BARBARESCO

A casa é especialista em sorvetes italianos que não deixam a deseja nos da grife americana Häagen-Dazs, mas são as tortas que me atraem a filial da Av. Dom Luiz, 1400 B, Aldeota. O lugar é lindo decorado com fotos gigantes de cidades da Itália e o atendimento é ótimo. Além dos famosos sorvetes as tortas cremosas fazem sucesso. A que dá nome a marca é uma delicia. Não deixe de provar.

VIRADO PARA A LUA

O Planetário Rubens de Azevedo traz uma fantástica visão dos astros que surpreende os visitantes com belas imagens em 3D. Está localizado no Centro Dragão do Mar. Com os recursos oferecidos e um pouco de imaginação, o visitante experimenta fascinantes viagens pelo espaço sideral. Oferece um programa avançado de aulas multimídias para o estudo vivo de temas educacionais e para o treinamento e reciclagem de docentes. Além disso, desenvolve o Projeto O Céu Mais Perto, que possibilita aos visitantes observar as crateras da Lua através de telescópios.

BAR QUE ABRE DE MADRUGADA

Lá você encontra uma das cervejas mais geladas da cidade, a paquera é grande e quando todos os concorrentes já fecharam as portas aqui ainda está começando o buchicho. Geralmente a casa lota depois das 5 da manhã quando os mais animados que não ficaram satisfeitos com a balada até altas horas, passam por lá para um estica até bater o sono. Há quase trinta anos serve pratos gostosos e para curar a ressaca o Caldo de Peixe. Ah, to falando do Caribe viu, o famoso bar das Putas. Adoooooro!

CULTURA E AGITOS NO MESMO LUGAR

O Maior complexo cultural e de entretenimentos do Brasil localiza-se aqui em Fortaleza. Sim gente, estou falando do Dragão do Mar. É um dos espaços mais democráticos da cidade e onde encontramos de tudo. Inaugurado há onze anos, o Centro Cultural possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a Arte e a Cultura Cearenses. São vários equipamentos, bares, restaurantes e boates. Virou o ponto de encontro obrigatório para o começo e o final da noite.

A MELHOR ESTRUTURA DE PRAIA DO PAÍS

Somos privilegiados. De frente para a Praia Porto das Dunas, em Aquiraz (a 28 quilômetros de Fortaleza), o Beach Park é um mundo de água doce. Com 170 mil metros quadrados de área, abriga um resort, uma barraca de praia, um centro de convenções e um parque aquático de 35 000 metros quadrados. O Acqua Show, inaugurado no ano passado, é uma espécie de playground aquático que reúne 78 aparelhos, como toboáguas, jatos, duchas, chafarizes e um balde enorme, que a cada dez minutos derrama 1 800 litros de água de uma altura de 12 metros. Citado no Guinness Book como o toboágua mais alto do mundo, o Insano tem 41 metros. Sem falar na barraca de praia que é luxo e riqueza e só dá gente linda.

LIVRARIA COMPLETA

Conhecida dos estudantes da UFC, a Lua Nova, é considerada por muitos a melhor e mais charmosa livraria da cidade. Para quem busca livros acadêmicos é enfático em dizer que tudo tem por lá. No acervo estão livros de Sociologia, Antropologia e História. As seções de Literatura Brasileira e Estrangeira também são amplas. A proprietária, Elisa, conhece cada livro das estantes e faz encomendas dos títulos que não são vendidos por lá e o melhor, tudo a preço de editora. Rua Treze de Maio, 2861. Tel: 3223-4336

O RODÍZIO DE CAMARÃO

O Restaurante Milmares, é um dos únicos na cidade que tem rodízio de Camarão. São mais de 30 opções de pratos, todos feitos a base de camarão. O preço? Algo em torno de R$ 30 para comer até não agüentar mais.

 

 

O SUPER 24 HORAS

Faltou Cerveja na sua festa? Corre nos Pão de Açúcar 24 horas. Tem na Santos Dumont perto da Unimed, Seis Bocas, Náutico e na Antonio Sales.

PRA SE SENTIR NO INTERIOR

Há um restaurante super fofo em Fortaleza que eu sempre indico para os amigos que querem um jantar a dois romântico. Vá ao Moranga e sinta-se no interior. O chão e as paredes são de barro e a mobília é bem simples. Claro, a sofisticação está nos pratos. Há desde pizzas até massas saborosas em pratos bem servidos para dois. Em 2008 inaugurou uma nova opção, o Maria Severina. Dos mesmos donos do Milmares e Moiashi, a casa é toda decorada em estilo rústico e atrai uma galerinha super descolada em busca de paquera e cerveja gelada.

A MELHOR MARIA ISABEL

Temos uma barraca voltada para o publico GLS. A Cabumba está no mercado há mais de 10 anos e continua lotando todos os domingo. Lá, eles servem um dos pratos típicos nordestinos mais famosos: o Maria Isabel que é uma mistura de arroz, carne de sol e muitos temperos. É de quebrar o queixo.

SURPREENDENDO-SE SEMPRE

Ir com os amigos num restaurante desconhecido, escondido num buraco e que pela aparência você não dá nada, mas acabar comendo uma das melhores refeições da sua vida. Quer um exemplo? Zé do Mangue. Pense num capote no molho bom!

LAGOSTA VIVA

Para os amantes de frutos do mar não tem coisa melhor do que comprar as iguarias no Mercado do Peixe do Mucuripe. Lá, eles acabam de sair do mar, direto para as bacias dos 20 quiosques. Você escolhe a lagosta ainda viva. Sem falar nos camarões enormes, dependendo da época.

BOTECO HISTORICO

O Bar do Mincharia (Rua Pacajus ,5) faz parte da história da Praia de Iracema. São mais de vinte anos de “parceria”. A vista privilegiada para o mar faz com que o local seja um dos preferidos pelos casais apaixonados. Aos sábados, o local abriga o projeto Encantos de Iracema, desenvolvido em parceria com a Prefeitura, que apresenta shows de artistas locais. O arroz de camarão faz sucesso.

PANELADA NO CAFÉ

O cheiro do alho e da canela da barraca de temperos se mistura com o aroma de goiaba que vem do lado. Meninos carregam mercadorias, clientes apalpam o tomate. Dentro, as pessoas não têm pressa. Fora, engarrafamento, buzinas – Fortaleza acordou aperreada. Quem sai da balada e quer opção diferente para “forrar o bucho” tem que ir comer a famosa panelada no Mercado São Sebastião que sai quentinha, com pão de milho e cheiro verde. O forró que toca no rádio do Box Iguatu, o primeiro que abre (as 4 horas) se mistura com a zoada da bananada no liquidificador. E ainda tem outros 20 boxes espalhados.

TENDENCIA URBANISTICA

Mundo a fora pipocam empreendimentos que se espelham na tríade: Moradia, trabalho e lazer na mesma quadra. Um exemplo vivo em Fortaleza é o Complexo Pátio Dom Luis, um dos marcos da arquitetura contemporânea Alencarina que abriga shopping center, duas torres de escritórios e edifícios residenciais. Um dos projetos pioneiros foi o Del Passeo inaugurado há cerca de 5 anos na Av. Santos Dumont . A tendência é que surjam outros do tipo. Pode está aí a solução para o transito da cidade, afinal você acabaria fazendo tudo à pé.

SEGUUURA PEÃO

Porque temos o Clube do Vaqueiro que hora tá fechado, hora tá aberto. Mas quando tem festa o clima de paquera é propicio tanto para gays quanto para hétero. Ah, vai me dizer que a senhora nunca foi?

SUSHI DO BOM

Temos o melhores Sushimen do país. Há na cidade mais de 100 casas que servem a famosa iguaria japonesa, mas nada se compara com o rodízio tudo de bom da Casa do Frango ou do Moyashi. Infelizmente eu não posso comer nada que tenha frutos do mar.

PÃO CHIQUE

Temos o Empório Delitália, considerada uma das cinco melhores delicatensses do país. E olha que lá nem tudo é caro não viu. Além de todos os artefatos de trigo e guloseimas, você encontra produtos importados, vinhos, bebidas em geral e ao lado tem uma super lanchonete.

METROFOR

Quando inaugurado, o Metrofor vai ser um alivio para o trânsito caótico de nossa cidade. A Linha Norte e Sul deverá ficar pronta em 2010. E logo em seguida já começarão as obras para a linha Leste que irá ligar o Centro ao Edson Queiroz. Até a copa de 2014 pode ser que tenhamos uma das melhores estruturas metroviárias do país. Vamos acender velas e rezar muito.

ESTAÇÃO CENTRAL

Localizada de fronte à Praça Castro Carreira, a Estação de Trens João Felipe tem fachada em estilo neo-clássico, em homenagem ao engenheiro João Felipe. Construída em 1880, a estação era ponte de chegada e partida dos trens que faziam o transporte de mercadorias e passageiros do interior para a capital. Atualmente, a estação ainda tem linhas regulares pela zona Metropolitana de Fortaleza. Será a estação central do Metrofor. De lá partirão três linhas. A linha Oeste para Caucaia, a linha Sul pra Pacatuba e a linha leste para o Edson Queiroz.

TEMPLO DE FÉ

A Catedral Metropolitana teve sua construção iniciada em 1938, no local da antiga Igreja da Sé. Foram quatro décadas de dificuldades, até ser inaugurada em 1978. Com capacidade para 5.000 pessoas, tem estilo gótico-romano. O autor do projeto foi o arquiteto francês George Mounier. O vitral na frente é maravilhoso e merece a sua apreciação. É a terceira maior no Brasil. Há missas todos os dias, exceto segunda.

O QUE SOBROU DA VILA MORENA

Construído nos anos de 1915 a 1920, pelo coronel Pernambucano Guimarães Porto para sua família, recebeu o nome de Vila Morena em homenagem à sua esposa Francisca, chama por ele de “Moreninha”. Em 1945, foi sede de um cassino para soldados americanos da Segunda Guerra Mundial. Depois, passou a ser o bar da boêmia cearense, reunindo todos os dias intelectuais, músicos e artistas. Atualmente, o Estoril como é chamado, está em reformas, mas quando pronto, continuará abrigando um espaço para eventuais exposições. Vale a visita, pois faz parte da história da cidade.

AS TRÊS IRACEMAS

A índia Iracema, personagem do escritor José de Aliança é homenageada na cidade em três distintas esculturas. Diz a lenda que foi no Mucuripe o lugar onde Iracema esperava pela volta do guerreiro branco, o colonizador Martins Soares Moreno. É lá que se ergueu em 1965, o momento à essa linda mulher. Em 1996 o escultor cearense Zenon Barreto, entregou a cidade outra versão da Iracema chamada de “Guardiã” com 6 metros, sendo dois de pedestal, toda esculpida em ferro e revestida de fibra de vidro. A estátua apresenta-se ajoelhada e curvada em arco, transmitindo toda a dor eu assolou o coração de Iracema com a perda de seu amado, na obra de Alencar. E em 2004 a lagoa de Messejana recebeu outra escultura feita por 16 artistas. Essa tem 12 metros de altura e fez parte de um concurso local que escolheu a ex BBB Natália Nara para representar a índia. Para quem não sabe, Messejana é onde nasceu José de Alencar, por isso o local escolhido.

FARMÁCIA QUASE CENTENÁRIA

O Forte de A Oswaldo Cruz, é única farmácia da cidade que tem fachada neoclássica. É um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de Fortaleza. Foi fundado em meados de 1934 e foi a primeira farmácia de manipulação da cidade. Sua arquitetura foi mantida e os móveis na sua maioria são antigos, dentre os quais alguns são originais.

HERANÇA DOS HOLANDESES

Em 1649, o holandês Matias Beck, construiu às margens do Riacho Pajeú, o Forte de Schoonemborch. Em 1654, após a expulsão dos holandeses, os portugueses ocuparam o forte, rebatizando-o de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Foi, depois de 1819, que a Fortaleza tomou a forma que hoje tem. O forte é aberto a visitação.

O TEMPLO MAIS ANTIGO

Localizada na Praça dos Leões, a Igreja do Rosário é o mais antigo templo da cidade, datando do século XVIII. Por volta de 1970, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário fez reparos na Igreja, pois estava ameaçada de ruir. No ano seguinte, foi erguida à pedra e cal. Conta-se que nas paredes do templo foram enterrados corpos de escravos mortos. A igreja ainda possui de original o altar de madeira, portais, imagens e luminárias.

PALACETE CEARÁ

Inaugurado em 1914, figura como símbolo de grandes transformações na fisionomia da cidade. Foi durante muito tempo ponto de encontro da sociedade cearense, tendo abrigado entre os anos 20 e 40, o famoso Clube Iracema. Em 1955, o prédio foi posto à venda e adquirido pela Caixa Econômica que já o ocupava desde 1946.

ACADEMIA DE LETRAS

O Palácio da Luz foi a antiga sede do governo estadual, até meados de 1970. Construído no final do século XVIII para servir de residência ao capitão-mor Antônio da Costa Viana. Com arquitetura neoclássica, possui amplos salões, cuja construção seguiu a técnica tradicional de tijolo e madeira. Abriga hoje a Academia Cearense de Letras.

DE VOLTA AO PAÇO

O Paço Municipal até meados de 2002, foi a sede do gabinete da Prefeitura de Fortaleza. O Paço era originalmente uma chácara da família Mendes Guimarães, passando em 1892 a Bispado do Ceará. Em 1989, a restauração conservou suas linhas arquitetônicas e o paisagismo original. O Bosque Dom Delgado, com várias árvores centenárias, onde passa o famoso Riacho Pajeú é lindíssimo. A prefeita Luizianne Lins voltará ao Paço assim que as obras de restauro ficarem prontas e colocar a sede da prefeitura de volta ao lugar que nunca deveria ter saído: o Centro!

MERCADO DE FERRO

O Mercado dos Pinhões atual é na verdade apenas a metade do antigo Mercado do Ferro, inaugurado a 18 de abril de 1897, vindo da França e desmontado em 1938. Fabricado para abrigar o mercado de carnes, é hoje um dos mais novos tempos da cultura de Fortaleza. Agora denominado Mercado das Artes, revela em si dias importantes iniciativas do resgate histórico.

ARQUITETURA ARROJADA

Localizado no Palácio da Abolição, antiga sede do governo estadual, O Mausoléu Castelo Branco é um local onde repousam os restos mortais do ex-presidente do Brasil na época da ditadura, o cearense Humberto de Alencar Castelo Branco, e de sua esposa, Argentina Castelo Branco. Consiste num bloco de concreto com um arrojado balanço de 30 metros, e 23 placas com trechos de discursos e cartas do ex-presidente.

ACERVO BACANA

O Museu do Ceará tem um super acervo com 1.141 peças históricas e antropológicas divididas em várias salas. Fica da Rua São Paulo, 51 – Centro

GRANDES MOSTRAS

O Espaço Cultural Unifor colocou a cidade no circuito das grandes exposições de arte. Ano passado fomos presenteados com uma linda mostra de Joan Miró. Que venham mais!

PONTE DOS INGLESES

A construção foi iniciada em 1923, pela empresa inglesa Nestor Grifts. Nunca funcionou como porto. A sua vista do pôr do sol é considerada a mais bela da cidade. Vá!

O NOVO LAR DE RACHEL

A praça do Leões, que tem esse nome em virtude das estátuas de leões ali expostas foi erguida em 1877. Nela encontra-se um monumento ao grande herói cearense General Tibúrcio, onde repousam seus restos mortais. Há mais de um ano quem aportou por lá em um dos bancos da praça e não saiu mais foi a escritora cearense Raquel de Queiroz. Uma linda escultura em tamanho real da nossa maior escritora falecida em 2003 chama atenção de quem passa. Infelizmente, vândalos roubaram seus óculos, do mesmo modo que fizeram com Drummond em Copacabana no Rio.

O MARCO ZERO

Passa por lá é sentir-se no centro vital da cidade, onde ao seu redor os inúmeros prédios de importância histórica dividem espaço com diversos estabelecimentos comerciais que ali se concentram. Toda a história da Praça do Ferreira, você encontra em painéis espalhados por ela. A Torre do Relógio funciona perfeitamente bem.

UM DOS MAIORES NOMES

José de Alencar, é homenageado em vários lugares da cidade. No centro, a enorme Praça reformada que fica em frente ao teatro é o ponto preferido para o comercio popular.

A CASA DE JOSÉ DE ALENCAR

Pequena casa onde nasceu o romancista cearense José de Alencar é também um espaço bacana para visita. Erguida em 1826, mantém sua estrutura original até hoje. No sítio encontram-se ruínas do primeiro engenho do Ceará a receber energia a vapor, uma pinacoteca, o museu Arthur Ramos, uma biblioteca e um restaurante com comidas típicas.

AINDA ALENCAR

O escritor também leva o nome da construção arquitetônica mais importante da cidade. Inaugurado em 1910, o Theatro José de Alencar sintetizou os ideais de “civilização e progresso” do início do século. Tombado como patrimônio histórico nacional, constitui um dos mais significativos monumentos artísticos da cidade. Há peças semanalmente e abriga um café super gostosinho. Os Jardins projetados por Burle Marx vale também a visita.

PASSEIO REFORMADO

A Prefeitura juntamente com a iniciativa privada, devolveram à cidade a linda Praça dos Mártires, mais conhecido como Passeio Público. Durante 6 meses o lugar foi restaurado e ganhou nova vida. O local que serviu de palco às cenas de fuzilamento de alguns heróis da Confederação do Equador e posteriormente era onde a burguesia se encontrava.

BOM BONITO E BARATO

Compras em Fortaleza faz parte da vida de qualquer turistas. E para comprar artesanato barato e de qualidade, o Mercado Central é o lugar.

FUTURA PINACOTECA

Futuramente Fortaleza vai ganhar a sua pinacoteca, mais um espaço bacana para a arte. O local será no prédio da Antiga Alfândega que teve sua inauguração data de 1891. Entre 1941 e 1945, o prédio passou por reformas. Hoje, nele funciona a Caixa Econômica Federal, na avenida Pessoa Anta.

CADEIA QUE VIROU MERCADO

Atual Centro de Turismo, a antiga Cadeia Pública foi erigida em 1850. Hoje, os lugares das celas foram transformados em boxes, onde podem ser encontradas as variedades do artesanato cearense. Na parte superior do prédio, funciona o Museu de Arte Popular, com motivos religiosos e folclóricos, e o Museu da Mineralogia, com pedras preciosas e semipreciosas do Ceará e do Nordeste.

O MAIS LINDO

Por do Sol pode parecer igual de qualquer lugar. Pode até ser! Mas é na Barra do Ceará é o lugar onde eu indico. Sei que é meio longe, mas numa eventual volta da Praia do Cumbuco, dê uma paradinha por lá. Aproveite e saiba porque Pero Coelho de Sousa edificou o Forte de São Tiago justamente lá. Outro ponto bacanérrimo também é no alto das Dunas, próximo da Cidade Fortal.

MUNDO EMO

Foram-se os dias das patricinhas, dos góticos e neo-hippies. A nova tribo que está tomando conta das ruas de Fortaleza são os emos. O nome vem de emotional hardcore, vertente do punk que mescla som pesado com letras românticas. Mas o que distingue os emos não é só a música, e sim as atitudes. Pois os fofos aportam todo sábado a tarde na Praça Portugal, bem no coração da Aldeota para encontros e bate papo.

NOMES DA MÚSICA

Fortaleza também tem seu cantores que fazem sucesso nacionalmente. Fagner, Belchior, Fausto Nilo, Amelinha, Ednardo e muitos outros são alguns dos exemplos. Ah, e não posso esquecer de Alberto Nepomuceno compositor que é considerado um dos criadores da música erudita nacional.

VINTE E POUCOS ANOS

Com ritmos variados e que relembra os anos 80, temos todos os anos a Festa Vinte e Poucos anos que é sucesso garantido toda edição.

AS BUGIGANGAS DO CENTRO

Quinquilharias dos Estados Unidos, da Índia, de Taiwan, do Paraguai. Tem presilhas para o cabelo e modernas câmeras digitais. Os preços são baratíssimos. Já a qualidade e a garantia não se pode confiar muito. Mas é lá na Rua Liberato Barroso e adjacência que você encontra de tudo. É bom ficar atento para não levar gato por lebre.

A NOITE GLS FERVE

Gays e lésbicas convivem razoavelmente bem em Terras Alencarinas. Temos assistido algo bem diferente de anos atrás, quando uma boate fechava outra. Hoje temos opções variadas para todo os tipo de público. Ainda temos as festas itinerantes, barracas de praia, bares e muito mais. A região do Dragão do Mar é o ponto de encontro. A Music House deve abrir nova em breve e Music Box continua atraindo o publico A e B. A Meet Music & Lounge faz a Varjota ferver ainda mais. A Donna Santa tem seu publico bem variado aos sábados que curte house e drag music na parte interna e axé e forró na parte externa. A Divine faz história nos quase 10 anos de funcionamento. Aos domingo rola o famoso pagodão e shows de artistas locais. E ainda temos o circuito off como cinemões, saunas e muito mais.

O NOSSO “HALL”

O Siará Hall, uma das maiores casas de espetáculos do Nordeste tem mensalmente uma agenda bacana e diga-se de passagem, diversificada, de eventos para o público Alencarino. Já trouxe o Circo da China e shows renomados de artistas brasileiros e internacionais como o Air Suply.

ESTÁTUA DE PATATIVA DO ASSARÉ

Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Uma estátua em tamanho real está ficada abaixo da Passarela do Dragão do Mar. Em 2009, Patativa completaria cem anos.

QUADRILÁTERO HISTÓRICO

Andar pelas Ruas João Moreira, Conde D’eu, Praça da Estação e Castro e Silva é circular por uma das áreas mais históricas da cidade. Há imponentes edifícios com o restaurado Museu da Indústria, o Passeio Publico, a Estação João Felipe, a Santa Casa de Misericórdia, a Antiga Cadeira Publica e muitos outros palacetes. Faz um teste, pois é super bacana.

FONDUE NO CALOR

Há trinta anos trabalhando com gastronomia, o suíço John Werner mantém há dezoito uma das poucas casas desta especialidade em Fortaleza. O charmoso chalé, cravado em meio à Aldeota, contrasta com a arquitetura local. Ali, ao estilo europeu, são servidas as famosas fondues. O de queijo provençal é ótimo. Ah, e o de chocolate. Uma delicia!

E O ZOO, É LÓGICO

O Zoológico Sargento Prata acaba de ganhar novo visual, com serviços de recuperação que foram feitos no play-ground, reposição de placas nos recintos dos animais, tendo seus respectivos nomes, cerca viva e limpeza geral em todo o parque. São quase 400 animais entre aves, mamíferos e répteis. O espaço é mantido pela Prefeitura e fica na Av. Paroaras, 100 – Passaré.

MUSEU DA CACHAÇA

Pertinho da capital, na cidade de Maranguape, você pode apreciar um dos Museus mais interessantes da região. Atrai turistas vindos de todo o país que buscam saber como é realizado o processo de um dos produtos regionais mais procurados do nordeste, a cachaça. Há degustão de vários tipos de caninha.

SÃO PAULO É BEM AÍ

Privilégio de Fortalezense: saber que São Paulo é suficientemente longe e suficientemente perto. Apenas 3 horas de vôo!

A MECA DOS VENTOS

Fortaleza é um dos melhores destinos para windsurf e kitesurf do Brasil. Venta praticamente todos os dias, para velejar nas ondas com vela 5.2 a 5.5, os famosos Alísios de Sudeste.

O NOSSO CENTRAL PARK

Perfeito para quem aprecia o verde e longas caminhadas, o Parque do Cocó, com seus 446 hectares, é um dos maiores parques localizados em área urbana da América do Sul. É a principal área verde da cidade, com bosques, um extenso mangue e uma flora e fauna característica. Sua infra-estrutura de lazer compreende quadras esportivas, pistas de cooper, anfiteatro e lanchonetes. Em 2007 abriu-se uma linda trilha por dentro do parque e hoje a Policia marca presença lá durante 24 horas assegurando os coopistas.

ARTESANATO RICO

Quando falamos em Ceará já se pensa no Artesanato. E a primeira imagem é das mulheres rendeiras, com seus bilros, labirintos, filés bordados e tantas outras tramas – artes herdadas dos antepassados e pacientemente aperfeiçoadas nas horas em que aguardam maridos e filhos pescadores voltarem do mar. A arte das rendeiras é uma das mais expressivas, mas não é a única a merecer sua atenção. Das fibras de algodão e da palha, do couro e da cerâmica, da madeira e do metal, da corda e até de areias coloridas, enfim, de praticamente toda a matéria ao alcance de suas mãos, o artesão cearense se vale para realizar trabalhos engenhosos que estão ligados à sua sobrevivência e a de milhares de pessoas.

SOL O ANO INTEIRO

Não é a toa que nossa cidade é a mais procurada capital nas agencias de turismo em quase todas as épocas do ano. Isso tudo graças as lindíssimas praias em um mar de águas verdes e sempre mornas e a generosidade do sol, que brilha em média 2.800 horas por ano.

O FESTIVAL DE OSTRAS

Sabiaguaba é separada da Praia da Caça e Pesca pela desembocadura do Rio Cocó. É uma praia tranqüila, com paisagem de dunas, coqueiros e faixa larga de areia clara, fina e fofa. Os amantes da pescaria têm aqui um local apropriado para a prática deste esporte. A grande atração da culinária do local é sem dúvida a enorme oferta de ostras.

É FEDERAL

A Universidade Federal do Ceará é uma das principais do país. Está cercada por imensos jardins e árvores frondosas. O prédio é fiel às linhas clássicas do passado. Foi residência da família Gentil, uma das mais tradicionais da cidade. Na mesma área se encontra o Anfiteatro, a Concha Acústica.

LA GARANTIA SOY YO!

Todo domingo de manhã é a mesma coisa. Uma grande multidão toma conta do Pólo de Lazer da Parangaba, um dos bairros mais populosos da cidade. A Feira dos Pássaros é um grande mercado de comércio popular e informal onde é possível encontrar tudo o que você possa imaginar. De controle remoto de vídeo cassete a papagaio. Se você teve seu som de carro retirado “indevidamente” por terceiros, é capaz de achá-lo à venda por lá. KKKKKKK O preço é bom mas a garantia sabe como é né? hauhauha. Há até sessões separadas de produtos. Se a fome bater e você tiver o mínimo de coragem, arrisque “merendar” um gostosinho (pão com carne moída) por lá. Faça um passeio pelo bairro é volte ao passado. A Estação de trens e a Igreja continuam intactas ao tempo.

BOÊMIOS FIÉIS

No Bar do Arlindo, mais conhecido entre os cults como “Ar Beautifull” é o típico botecão simples que atrai gente descolada. (Em 2008 a casa mudou para uma quadra acima, na mesma Rua Joaquim Nabuco (numero 226)). De terça a domingo um tipo diferente de musica. Me atraio demais pelas terças-feiras quando tem chorinho e aos sambas do sábado. A rua fica intransitável de gente linda. Os clientes mais fiéis não voltam para casa sem antes “bater o ponto” num antigo relógio de cartões que ajuda a decorar o local.

O SAMBA E COMIDA

Sábado à tarde é batata. Quer curtir um sambinha lotado e saborear as delicias da comida caseira alencarina? Vá ao Colher de Pau na Varjota. Rua Frederico Borges, 206

STRIKE

Única pista de boliche da cidade, o North Bowling Center, no North Shopping, possui oito pistas, numa área de 525m². É uma ótima opção para quem mora na região da Bezerra de Menezes e tá meio longe da praia.

TAXI NA PORTA

Há 12 empresas de radiotáxi que prestam serviço na cidade. Basta um telefonema e um carro o estará aguardando na porta em cerca de dez minutos.

PRÉDIOS COM QI

Eles têm elevadores inteligentes, helipontos com capacidade para receber aeronaves de grande porte e câmeras de segurança por todos os cantos. São os chamados prédios inteligentes, o lado chique e poderoso da metrópole. Sim minha gente, Fortaleza já tem vários assim, como o Pátio Dom Luis, a Torre Santos Dumont e muitos outros.

O PRÉDIO MAIS ALTO

É na Avenida Beira Mar que fica o prédio mais alto de Fortaleza. É o Beira Mar Tarde Center com 108 metro de altura. Erguido em 1995 tem 28 andares. O seu posto será tomado em 2010 com a construção de uma torre residencial imensa de 48 andares na região da Avenida Dom Manuel.

ELES SÓ NÃO FAZEM CHOVER

Cidade cheia de bons profissionais, Fortaleza não poderia deixar de ter excelentes promoters. Leco Lima, Carol Feitosa, Monah Monteiro, Aline Carvalho, Aluisio Neto, Eurico Moreno, Paula Oliveira e muitos outros fazem de tudo para nos proporcionar as melhores festas de nossas vidas. As vezes são criticados injustamente por anônimos, mas eles são fortes e sabem muito bem lhe dar com este tipo de coisa. Um viva a eles também!

NO BACKSTAGE

Maior reduto da moda Nordestina, Fortaleza é um pólo forte desse ramo que cresce a cada dia que passa. Temos dois grandes eventos anuais de moda. O Dragão Fashion, Fortaleza Fashion Week e o Estilo Iguatemi que sempre trazem as novidades e tendência que veremos nas nossas ruas. Modelos lindíssimos e estilistas maravilhosos. Quem representa o ceará fora daqui é Lino Villavetura que completa este ano 30 anos de carreira. Dentre os novos nomes que já desmontam está André Castro, Rafaela Castro com sua Mar Del Castro e Lindemberg Fernandes.

ACARAJÉ A PREÇO DE BANANA

A baiana, ou melhor, a sergipana, Dona Carminha tem um dos tabuleiros de Acarajé mais famosos da capital. É na Praça da Cidade 2000 que ela recebe a partir das 19 horas uma fiel clientela para saborear o quitute tradicional da Bahia. É bom chegar cedo e pegar a senha, pois a procura é grande.

REDE HOTELEIRA SUPIMPA

Luxuosos, práticos, aconchegantes, baratos. A rede hoteleira da cidade oferece de tudo. Aos endinheirados, a suíte presidencial do Grand Marquise. Aos que querem gastar pouco, dezenas de pousadinhas a partir de 30 reais.

RAVES ALUCINANTES

Ao som dos melhores DJs, essas megafestas acontecem com freqüência em sítios, fazendas e locais ao ar livre próximos à capital. O sucesso das raves é tão grande que surgiram empresas especializadas em promovê-las. Os eventos são de longa duração, normalmente acima de 12 horas, onde DJs e artistas plásticos, visuais e performáticos apresentam seus trabalhos, interagindo dessa forma com o público.

CAIPIRINHAS ESPERTAS

Há versões com frutas exóticas (blueberry, lichia e nêspera) e combinações curiosas (tangerina com limão-cravo). Entre os bons endereços para provar caipirinhas caprichadas eu indico a Cachaçaria Ypioca no Shopping Iguatemi. O espaço é super bacana e tranqüilo. Dá pra conversar na boa, marcar reuniões e o clima é de paz. O barman de lá faz mágicas.

CLASSICO IMBATÍVEL

Comer cachorro quente no meio da rua é um clássico em todas as cidades brasileiras. Em Fortaleza não é diferente. O melhor e mais saboroso está num trailerzinho atrás do Shopping Center Um. Um há exatos 15 anos. O Super Dog que vem com salsicha, molho especial, carne moída, maionese, ketchup, mostarda, molho rosê, batata palha, milho, ervilha e queijo relado. Ufa!

A NOSSA SANTA EFIGENIA

No quadrilátero entre as Ruas Pedro Pereira, Barão do Rio Branco, Duque de Caxias e Tristão Gonçalves, no Centro da cidade, temos uma versão local da rua paulistana Santa Ifigênia. São várias lojas especializadas em eletro eletrônicos, instrumentos musicais, computadores e muito mais. Com paciência você pode economizar bastante e ainda encontrar raridades como cartuchos de vídeo game dos anos 80.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO AO AR LIVRE

É na Cidade 2000, um das ramificações do bairro do Papicu que está a pracinha mais gostosa da cidade em termos de culinária local. Todos os dias, após as 19 horas a multidão toma conta das mesas e cadeiras para apreciar uma variedade incrível de petiscos. Há pratinho de vatapá com baião de dois e paçoca, pastéis, coxinhas, esfirras, acarajé, fogazzas, pão de queijo, doces variados, bolos e até alfajor.

DIRETO DO VILA UNIÃO

No bairro do Vila União, na região do antigo Aeroporto de Fortaleza, há um lugar que vende o famoso din-din, iguaria que nasceu aqui no Ceará que consiste em uma mistura doce liquida, onde enche-se um saquinho plástico, é colocado para congelar e depois para o consumo. O melhor da cidade é do Badida, um jovem rapaz que há mais de 20 anos produz a iguaria com um diferencial. Ele usa leite condensado em todos os 20 sabores. Já se tornou famoso em todo bairro e revende para a cidade inteira. Quer chupar a do Badida? rsrs Vai lá na Rua Helvecio Monte, esquina com Gonçalo Souto. Próximo a Borges de Melo. É tudo de bom!

MUITO ALÉM DO HABBIB’S

Nem só de esfirra do Habbib’s a 39 centavos vive um ser humano. Temos dezenas de casas especializadas na cozinha árabe. A minha preferida é o Nilo Esfirra. Abertas ou fechadas, doces ou salgadas a casa que fica na Rua Pereira Filgueiras, 1931 é sucesso.

QUEIJOS E VINHOS

Quer beber vinhos provenientes da França, Itália, Portugal, Austrália, África do Sul, Chile, Argentina, Espanha, além dos nacionais? E ainda degustar queijos variados? Temos a Loja de Conveniência Queijos e Vinho que é maravilhosa. Rua Torres Camara, 1111. Aldeota.

UM PEDAÇO DA ARGENTINA

Além de dezenas de churrascarias, temos uma casa de carnes que não deixa a desejar nos grandes restaurantes argentinos. Bife de Chorizo, Bife Ancho, Prime Ripe, são cortes magnificamente perfeitos que a Cabaña del Primo no Aldeota Open Mall faz por você! E tudo a mostra. A churrasqueira que fica à vista de todos os clientes.

PIZZA NA MÃO

A casa serve uma massa sequinha, que não leva óleo, ovos nem margarina, própria para comer com a mão. Para isso, os clientes ganham luvas de plástico. Faz sucesso a pizza de calabresa levemente picante com mussarela de búfala. To falando do Vignoli. Rua Frederico Borges, 125 Varjota. A casa abriu recentemente sua sanduicheria.

A COUVE FRITA

O Le Diner, na Estação Dominique sob as batutas de Thais (chef de cuisine) e de Cláudia (maõtrisse d’hôtel) é um sucesso da cozinha contemporânea na capital. A couve frita é absurdamente deliciosa. O brownie com sorvete de creme não preciso nem falar né?

JORNALEIROS NO SINAL

Fortaleza é uma das unicas capitais do país onde os jornaleiros vendem jornais nos semáforos de transito. Haja comodidade!

TUDO COM QUEIJO

Apreciamos quase que diariamente um bom queijo-de-coalho, um dos produtos lácteos mais característicos da gastronomia cearense. Ele tá sempre no Baião de Dois, com a carne de sol, e no meio do feijão verde. Sem falar na união com o Doce de goiaba formando o famoso “Romeu e Julieta”. Ah, e ainda acompanha as tapiocas. É um privilégio!

DELÍCIA DE SERRA

Nós também temos a nossa Campos do Jordão. Apenas 120 quilômetros separam a capital da Serra de Guaramiranga, onde as temperaturas não passam dos 20°C em determinadas épocas do ano chegando até 15°C as vezes. É muito gostoso e romântico. Há os famosos Festivais de Teatro, Vinho e Jazz e Blues que atraem muita gente todos os anos. Ainda há as cachoeiras e vistas do alto deslumbrantes.

A EFICIENCIA DOS BOMBEIROS

São em média 30 000 ocorrências por ano. É impressionante como o grupo de resgate do Corpo de Bombeiros consegue chegar em minutos a locais onde ocorreram acidentes automobilísticos, atropelamentos ou emergências médicas das mais diversas. Essa eficiência faz uma diferença brutal em casos de vida ou morte – 90% das vítimas socorridas por eles sobrevivem.

AS BELDADES DA VIRA VERÃO

Nenhuma outra barraca de praia da capital consegue reunir tanta gente linda e sarada como a Vira Verão na Praia do Futuro. A mesa mais disputada fica em frente ao chuveiros onde os corpos se banham em meio a água doce e o sal do mar desce para as areias da passarela “da moda”, modo como os freqüentadores chamam o corredor central que ligam os guarda-sóis simetricamente dispostos. Suspiros!

A MAIOR AVENIDA

A Avenida Santos Dumont é maior da capital. Por ela passam por dia mais de 25 mil veículos. Ela começa na Rua 25 de Março no Centro e se estende até a Praça 31 de Março na Praia do Futuro. São 12 km de extensão e um legado comercial que não pára de crescer. Na região central ela abrange pequenos comércios e residências antigas. Na Aldeota ela faz parte do Centro Financeiro da cidade onde estão as principais sedes bancárias, grandes shoppings e dezenas de edifícios de escritórios. Na altura do Papicu ela abriga um dos maiores hospitais da cidade. Já chegando na Praia do Futuro a área hoje quase desabitada dará lugar a altos investimentos futuros. Em breve vai receber a linha leste do Metrô que ligará o Centro à Unifor e futuramente até Messejana.

ALTERNATIVOS 3D

Sempre compromissado com a música independente e com as novidades da boa música contemporânea pelo Brasil e pelo mundo, o Projeto Noise 3D completou cinco anos e agora é realizado no Music Box na Praia de Iracema. Já passou por várias casas como Ritz Café, Amici’s e Hey Ho Rock Bar. Freqüentado por uma galerinha bem alternativa é um dos bons movimentos culturais de nossa cidade.

A CIDADE DE CIMA

Já imaginou sobrevoar a cidade e ver ela por cima? Pois é possível. Algumas empresas promovem os vôos panorâmicos pela região das praias. A aventura é realizada em helicópteros de primeira geração que saem de um heliponto na região do Porto das Dunas e durantes 10 ou 20 minutos você sobrevoa toda a orla da praia do futuro até a Praia Mansa no Mucuripe dando para ter uma noção geral do tamanho da metrópole. Os preços variam de R$ 100 (10 min) à R$ 200 (20 min). Ligue e reserve: 8804-6025.

PESCA NO QUINTAL

Quem gosta de sentir a fisgada de carpas, tilápias, bagres, traíras e pacus tem dezenas de opções de pesque-e-pague. É possível alugar o material, fritar o peixe pescado na hora e ainda dispor de conforto como restaurante e banheiro. Na Região Metropolitana, as opções mais tradicionais são o Pesque e Pague Fortaleza, no Eusébio, e o Piamarta, em Itaitinga. Mas há quem não troque o mar por qualquer infra-estrutura. Aí as opções vão da tradicional Praia de Iracema, com sua Ponte Metálica, às sossegadas Tabuba (litoral Oeste) e Sabiaguaba (Leste).

O MAGO DO FERRO VELHO

Na escola você com certeza ouviu falar dele. Zé Pinto, menino que na infância produzia seus próprios brinquedos, resolveu ser escultor diferente dos que havia até então. Escolheu o ferro-velho como matéria-prima para suas esculturas. Transformava em arte alumínio amassado, pregos envergados, mola desforme. Inicialmente, as criações de Zé Pinto foram expostas nos museus, praças, prédios e ruas de Fortaleza, para rapidamente transpor as fronteiras do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Sua produção artística pode ser encontrada em museus de Portugal e do Vaticano, além de figuras em acervos particulares nas cidade de Frankfurt e Colônia, na Alemanha, bem como em Nova York e New Hampshire, nos Estados Unidos. É coisa nossa!

SEGUNDONA DE ARROMBA

O “The New York Times” falou: O Pirata bar tem a segunda-feira mais animada do planeta. Então tá! Inaugurado em 1987, o Pirata funciona apenas às segundas. Reza a lenda que em uma festa fechada o forró fez tanto sucesso que acabou institucionalizado a partir de então. Quando nasce o dia, um sopão é distribuído aos “sobreviventes”, para repor as energias. Rua dos Tabajaras, 325 – Praia de Iracema

OBRAS DE ALDEMIR

Estão espalhadas pelas ruas da nossa cidade um legado de obras de arte de valor incalculável. Estou falando de Aldemir Martins, cearense que foi um dos maiores artistas plásticos brasileiro. E muito mais. Foi ilustrador, pintor e escultor autodidata. Sempre se dedicou a temas relativos ao Nordeste brasileiro. Um dos grandes exemplos é o gigante painel que estampa o muro do Anfiteatro do Dragão do Mar.

O SOM ERUDITO

Fortaleza também tem a sua Orquestra de Camara. Fundada em 1996, a Orquestra Eleazar de Carvalho desde então vem-se dedicando à formação de platéia para música de concerto, atingindo um trabalho artístico expressivo nestes doze anos de produção. Podemos sim dizer que está entre uma das melhores do pais. Para quem não sabe, Eleazar de Carvalho foi um cearense que durante toda a sua vida lutou pela causa da música e ensino musical no seu país. Era uma amante dessa arte e regeu as maiores orquestras do mundo. Outro motivo de orgulho para nós.

LOJAS MULTISERVIÇOS

Hoje contamos com grandes lojas onde encontramos de tudo. Material de Construção é só ir na Tend Tudo e Normatel. Decoração e arquitetura, Salinas Casa Shopping. Carros é no Shopping do Automóvel onde é possível fazer tudo lá, até o emplacamento. Ha farmácias que vende não só remédios, mas também alimentos. Sem falar nos grandes postos de gasolinas que abrigam restaurantes, lojas de conveniência e até livrarias. Ou seja, facilidades de uma grande metrópole.

HOTEL PARA O TOTÓ

Se for viajar e não tiver com quem deixar seu cãozinho de estimação, Fortaleza tem um hotel para cães. Com tratamento personalizado o Alphaville Dog tem quarenta canis individuais, parques para recreações, pista de brita e areia, além de esteiras para caminhadas. Na diária está incluída alimentação e o banho. Antes de entrar lá os animais passam por um check-up completo. Anote ai: Rua NS 8, 110, Água Fria. 3086-3131

LIVROS RAROS

Encontrar livros antigos nas livrarias transforma-se numa divertida garimpagem nos sebos da cidade. Entre o acervo de 40 mil títulos da Casa dos Livros encontram-se relíquias com o livro “Ceará Homens e Fatos” de 1913. Anote: Rua 25 de Março, 1087, Centro. Outro bom exemplo é o Sebo do Richard é um dos maiores e mais completos. Funciona há 12 anos e possui acervo de 35 mil livros. Com paciência é possível garimpar bons livros da nossa literatura. Mais informações no Tel: 254-6673.

OS REIS DA NOITE

Itaque Figueiredo, Daniel de Paula, Renata Dib, Davi Angel, Lid J, Morr, Doripan, Juh Veras, Thiago Costa, Diego Baez, Junhinho, Rodrigo Lobão, Silvio de Paula, Harry, Elias, Kacilla, Iana e muuuuitos outros são os responsáveis pelas Vibes maravilhosas que rolam nas pistas da cidade.

TATUAGENS PROFISSIONAIS

O tatuador Paulo é um dos melhores da capital. Na Fortaleza Tatto Company (Rua Rodrigues Jr, 1186, Centro) há uma variedade muito grande de exemplos de tatuagens. Você pode levar o seu desenho também. As mais simples custam R$ 50. Lá a politica das agulhas descartáveis é levada super a sério.

PAIXÃO PELO VINIL

Há quem garanta que os discos de vinil tem a capacidade de reproduzir o som de forma mais fiel que o CD. Saudosistas de plantão e fãs do “bolachão” encontraram na Loja do Seu Augusto um acerto de 15 mil títulos. Rua Senador Pompeu, 993, Centro.

MOTÉIS ÓTIMOS

Não precisamos pagar com os olhos da cara os motéis de luxo. O Dragon por exemplo, é o melhor da cidade e uma super suíte com todo o requinte custa em torno de R$ 60. Não é tudo? E ainda tem o Motel Momentos que ficou famoso no Brasil inteiro pois aceita pagamentos em até 6 vezes no Cartão. Não acredita? Clica aqui! hauhauah

ALTA GASTRONOMIA

Também temos alguns restaurantes que podemos classificar de caríssimos. Um jantarzinho básico regado com vinho, sobremesa e outro mimos não sai por menos de R$ 150 por pessoa no L’ô Restaurante, ambiente contemporâneo com inspiração mediterrânea em fusões criativas de elementos brasileiros. A casa foi recém aberta ao lado do Centro Dragão do Mar, cuja cozinha de autor da chef cinco estrelas francesa Marie Anne Bauer vem encantando a quem prova de suas originais criações. Av. Pessoa Anta, 217.

CLAUDIO QUINDERÉ

Temos um dos maiores Designer de Jóias do Brasil. Cláudio Quinderé aposentou o diploma de psicologia para se dedicar à criação de jóias. E o faz com muito profissionalismo e criatividade. Antes ele só fazia sob encomendas. Depois, abriu o seu atelier e hoje tem sua loja no Aldeota Open Mall. Sua grande paixão são os elementos da natureza, em especial as folhas. Suas jóias já figuraram em novelas da Globo como a Celebridades.

OBOÉ CULTURAL

Uma das maiores financeiras da cidade também tem um espaço para a difusão da cultura cearense. É o Centro Cultural Oboé que realiza todo mês eventos de artes plásticas, música, teatro e literatura. Destaque para as ações de apoio a novos talentos. Vale a pena ficar ligado na programação. Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota.

CENTRO CULTURAL BNB

Desde a sua criação, em 1998, o Centro Cultural Banco do Nordeste já se firmou no cenário cultural da região, como um centro formador de platéias e espaço de difusão e promoção da cultura nordestina e universal, feito para despertar em seus visitantes a curiosidade e o interesse pelos bens culturais. Oferece a seus visitantes uma rica e variada programação diária e gratuita, nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, filosofia, história, literatura, música e patrimônio cultural. Rua Floriano Peixoto, 941, Centro.

50 SABORES

Podem inventar títulos italianos, novos estabelecimentos e vitrines elegantes. Nenhum sorvete em Fortaleza supera o tradicional, aliás, os tradicionais 50 Sabores. É a melhor sorveteria da cidade. E a cobertura ainda é grátis e fica lá à sua disposição. No final da Avenida Beira Mar.

MONTE CARLO

Uma das opções da Madrugada para quem tá com fome é a Padaria Monte Carlo que vende de tudo um pouco. Todo mundo passa lá. Há mesas dentro e fora, onde também há uma sanduicheria, pizzaria e uma casa de massas e sushis. A paquera é grande! Dizem que o banheirão é famoso. KKKK Av. Virgilio Távora, próximo a Dom Luiz. A casa ganhará um pavimento superior e terá o teto reformado. Tava precisando mesmo!

PASTEL GIGANTE COM MUSICA GOSPEL

Não existe pastel maior que o do Mac Burger. Tem de tudo dentro, carne moída, queijo, ovo, presunto, bacon, verduras e muito mais. A loja da Cidade dos Funcionários fica intransitável nos finais de semana. E ainda tem musica gospel ao vivo aos sábados e domingos.

AGITO NO BAIXO ALDEOTA

O seu final de semana pode começar no lugar mais “in” do momento: Rua Norvinda Pires, uma espécie de Farme de Amoedo em Fortaleza. O lugar é frequentado por ultra-fashions, boyzinhos, mauricinhos, patys e claro, todas os tipos de “gente temática” que você possa imaginar. Sente-se em um dos barzinhos da Rua da Alegria como o Fafi ou o Bebedouro ou então fique pra lá e pra cá zanzando pela rua, só na paquera, que por sinal rola solta.

AO LADO DOS PARAÍSOS

É tão bom saber que paraísos como Jericoacoara, Morro Branco e Canoa quebrada estão há algumas horas de carro. Nosso privilégio.

BARRACAS DE PRAIA

Temos a melhor estrutura de praia do Brasil. Na Praia do Futuro a variedade de barracas (restaurantes a beira mar) é enorme. Cada uma com estilo diferente e para todos os gostos. Para ir com a turma e ver corpos sarado tem a Vira Verão. Para a geração saúde tem o Jojó Praia. Para ver e ser visto, ande um pouco mais e vá ao Beack Park. Para falar inglês temos o Bar da Praia do Vila Galé. Para ir à dois vá a Marulhos. Para levar as crianças vá a Itaparika. Para azarar tem a Cuca Legal e a Master Beach. Para levar aquele amigo estrangeiro vá a Crocobeach e para a moçada gls temos a Cabumba. Cada um tem a sua praia. É só escolher ou ir em todas. Nós temos opções!

PRÉ-CARNAVAL DE RUA

Chega janeiro e a cidade se movimenta em várias praças. É o pre-carnaval com bandinhas e baterias de escolas de Samba. A Unidos da Cachorra, por exemplo, arrastou neste ano cerca de 5 mil pessoas por sábado. E só gente linda e animada. A Praça do Ferreira foi outro ponto que animou a multidão.

BALDES DE PIPOCA

Na ultima década, os fortalezenses assistiram à maior revolução dos cinemas. Em 2007 cerca de 2 milhões de pessoas passaram pelas catracas de nossas quase 30 salas de cinemas. Com os novos conceitos, tipo multiplex, o circuito da sétima arte ressurgiu com muito mais conforto, novas tecnologias e muitos, mas muitos baldes de pipoca. O meu preferido ainda é o UCI Ribeiro no Iguatemi e o Espaço Unibanco no Dragão do Mar.

IGUATEMI GIGANTE

Temos o maior Shopping Iguatemi do Brasil. Como todo mundo sabe, Tasso Jereissati é dono da maior rede de Shopping Centers do país. Em Fortaleza é considerado o melhor da cidade. São mais de 300 lojas e serviços variados. Grifes da alta costura, populares, 12 salas de cinemas modernos e uma imensa praça de alimentação. Há uma filial do Ferrero Café de Recife e uma da grife Farm do Rio de Janeiro. A ultima a aportar foi a Calvin Klein Jeans. Com 27 anos de funcionamento já se prepara para a quarta expansão em breve.

FORRÓ COM ESTRUTURA

Atualmente o “Forro no Sítio” é o melhor local para se dançar forró em Fortaleza. Apesar do nome, a programação da casa não se restringe ao forró. A estrutura garante o conforto dos clientes. São doze banheiros, oito bares, uma centena de garçons e três geradores, para que nenhuma queda de energia elétrica atrapalhe a festa.

MAIOR MICARETA

O maior carnaval fora de época do país acontece aqui. O Fortal completa 18 anos em 2009 e promete ser mais uma vez um sucesso. Hoje o evento acontece em um loteamento nas Dunas apelidado de Cidade Fortal. Mesmo perdendo um pouco o glamour de antes quando realizava-se na Avenida Beira Mar, o Fortal segue firme.

A VOZ DA QUARTA-FEIRA

Alagoana de natureza e cearense por afeição, Fhátima Santos é uma das intérpretes mais aplaudidas da noite de Fortaleza. Seja na melodia romântica, na cadência do samba, no balanço do jazz ou no acalanto do blues, ela brilha no palco com sua performance despojada e sentimental. Fiel, toda quarta-feira ela abrilhanta o Bebedouro, botecão super legal na Rua Norvinda Pires.

FARRA NO AMICIS

Um dos locais mais badalados da sexta-feira é com certeza o Buoni Amici’s Sports Bar onde acontece o projeto Farra na Casa Alheia, sucesso na cidade há vários anos. Tudo cabe no set list dos DJ’s Guga de Castro e Marquinhos: do samba ao carimbó. Rua Dragão do Mar 80, Praia de Iracema.

CHÁ COM A TIA “DIVA”

A melhor domingueira cida é na Boate Divine. Como diz uma amiga minha ali, a Diva é freqüentada por comerciantes do Centro à donos de Antiquários da Aldeota. Pode parecer engraçado mas é a mais pura verdade. Há quase 10 anos no mesmo local (Rua General Sampaio, quase esquina com Duque de Caxias), a Diva como é conhecida, faz seu pagodão dominical e depois tem shows das maiores transformistas e drags da cidade. Passa lá boba! Custa só R$ 5 e tem estacionamento ao lado (R$ 5).

PICANHA TRADICIONAL

Picanha gostosa acompanhada de baião de dois, farofa e vinagrete e mesas lotadas de gente bacana só tem em um lugar. Picanha do Assis com três endereços na Varjota. A mais lotada é a filial da Ana Bilhar. Na da Republica do Líbano o clima é praticamente friendly. Freqüentadores da Meet Music & Lounge, boate descolada próximo dali, fazem as bases por lá.

JEITO MOLEQUE

Não conheço no Brasil um povo mais moleque que o cearense. Está sempre sorrindo e contando piadas. Quando não está “arengando” com ninguém tá fazendo alguém morrer de rir.

CEARÁ MUSIC

Temos um dos maiores Festivais de Music Pop e Rock do país que acontece todo ano em Outubro no Marina Park Hotel.

CALDO DO SEU ROQUE

Nas madrugadas de sábado e domingo o casal Orestina Serafim e Moacir Gonçalves abrem as portas do seu humilde bar, o Roque Santeiro e recebem uma clientela fiel. Dentre as sugestões, o caldo de carne e a panelada são os mais pedidos. E ainda tem o McRoque Feliz, sanduíche que leva ovo, queijo, carne moída, alface e tomate. Para quem ainda tiver disposição, a cerveja tá sempre gelada.

QUILO DE CAMARÃO POR R$ 12?

Só mesmo em Fortaleza é possível comer camarão baratinho e feito na hora. Você chega no Mercado do Peixe no Mucuripe, escolhe o camarão (meio quilo custa R$ 6), depois vai na banquinha que tem atrás e paga mais R$ 3 para fritar no alho e óleo. Não ache que é feriado não, o lugar é lotado todos os dias. O lembrete fixado no box avisa: “Fiado, só a partir de 99 anos, acompanhado dos pais”.

LA CUISINE DE FRANCE

Fortaleza tem ótimos restaurantes franceses que não deixam a desejar nos do resto do país. Chefes renomados preparam as maravilhas dessa culinária como o Pato no molho de laranja caramelada com risoto de parmesa do Le Parisien (Av. Julio Abreu, 131, Varjota) indicado recentemente ao Guia Quadro Rodas com três estrelas ou ainda o Petit Gateau do Lautrec (Shopping Bouganvilia).

MAMA MIA

A culinária italiana é muito bem representada por restaurantes como o Cemoara e o Pulcinella. Massas frescas, vinhos e carpaccios estão nos cardápios da maioria dos 40 estabelecimentos.

O PARAÍSO DOS FRUTOS DO MAR

Não é a toa que Fortaleza leva fama na arte de fazer os melhores pescados no Brasil. São vários os lugares onde é possível comer a tradicional Peixada Cearense, regada com verduras frescas, filé de badeijo e um caldo delicioso. Camarões enormes, Lagostas idem e outros crustáceos saem fresquinhos do mar e vão direto para as cozinhas de chefes renomados.

CARNAVAL DE RUA

Mesmo muita gente deixando a cidade no período momino, acontece o desfile das escolas de samba e do Maracatu cearense na tradicional Av. Domingo Olimpio. Outras manifestações populares do Ceará são vistos nesta época de festa. De acordo com a imprensa, fazia tempos que a cidade não tinha um Carnaval tão movimentado.

CINE CEARÁ

Temos o nosso festival de cinema que acontece sempre no mês do aniversário da cidade. Atualmente sua mostra abre espaço para filmes do Brasil, América Latina, Espanha e Portugal.

ATERRO DE SONS

Uma das maiores áreas desocupadas da cidade fica na Praia de Iracema. Lá acontecem os shows gratuitos e eventos de grande porte com os Mundiais de Vôlei de Praia e a festa de Réveillon.

IMÓVEIS DE LUXO

Cada dia que passa são erguidos na cidade prédios e mais prédios de alto padrão. O PIB cresce e as possibilidades para os ricos também. Muita gente de outros estados estão se mudando para cá e já é possível ver festa de lançamento de empreendimentos em Fortaleza só com clientes de São Paulo e Rio de Janeiro. Xuxa, Roberto Carlos, Luiza Brunet, Faustão, Gugu e muitos outros artistas já garantiram os seus “apartamentinhos” com 5, 10, 15 vagas de garagem.

CARROS DE LUXO

Ser visto com um carro último tipo não é apenas um prazer. É uma mania cearense que faz a alegria dos revendedores de veículos. Fortaleza tem a maior frota de carros importados do país superando todas as maiores metrópoles brasileiras.

UMA NOVA CIDADE

Ao longo da Avenida Washington Soares podemos ver um crescimento absurdo nos últimos seis anos. Hoje é possível morar por lá e não sair mais de lá. Há tudo o que se possa imaginar. Universidades, Escolas, comércios variados, grandes marcas, serviços e tudo o que uma cidade precisa. A região é responsável pelo crescente crescimento imobiliário da cidade. Uma centena de condomínios fechados estão sendo erguidos todos os dias. O caçula é o vertical Shopping Via Sul que ganhou padrão de primeiro mundo na sua arquitetura de interiores. A meu ver, hoje é o mais lindo da cidade. Sem contar a vista que se tem do alto da Praça de Alimentação para as Dunas da Sabiaguaba.

MARTELINHO DE OURO

Seu carro tá cheio daqueles amassos e tá louco pra consertar? Temos alguém especializado nisso. Há onze anos no mercado, a Martelinho de Ouro desamassa lataria de veículos a domicilio. O serviço custa entre R$ 30,00.

PINTO MARTINS

Mesmo o projeto não sendo lá essas coisas (falo da distribuição interna), temos um Aeroporto Internacional de traços modernos que recebe anualmente mais de três milhões de pessoas. Passará por uma ampliação visando a Copa de 2014.

NOSSO FESTIVAL DE VERÃO

O Jornal O Povo, um dos maiores da cidade, promove todos os anos um Festival Verão Vida e Arte que é tudo de bom. No evento deste ano realizado no Estádio Castelão teve a presença de Ivete Sangalo, Titãs, Araketu, Aviões do Forró e o Dj das Multidões, Fatboy Slim. Foi maravilhoso.

MUSEU DO AUTOMOVEL

Tem uma exposição permanente com 56 carros antigos, entre raridades como um Ford Bigode. O museu é um ponto de encontro dos colecionadores quem além de trocar informações, articulam eventos e exposições de carros em praças da cidade.

MUSEU DA IMAGEM DO SOM

Um acervo de 140 000 itens, entre vinis, discos de cera, Cd, vídeos e fotografias. Destaque para as peças da cultura popular.

ARQUITETOS

Nossos profissionais mostram para quem quiser ver a criatividade nas obras que estão por aí. E olha que temos grandes nomes que representam bem o Ceará no resto do Brasil. Decoradores, Arquitetos, Paisagistas e Designers merecem a nossa homenagem.

VAPOR DE LUXO

Temos a melhor sauna mix do país. A Dragon Health Club poderia muito bem ter outra denominação, até porque a sauna em si não é o carro chefe deste imenso clube de relax e lazer. Há espaços variados e diferenciados em um ambiente alto nível e com pessoas bonitas e interessantes. O projeto é arrojado e indiscutivelmente lindo!

CASA DE CLASSE

Sem duvida alguma promovemos uma das maiores edições da Casa Cor. Todos os anos somos surpreendidos por inovações dos nossos profissionais que esbanjam criatividade utilizando elementos da cultural local.

PURPURINA E BELEZA

Grandes nomes representam o Ceará no quesito transformismo. Temos lindas transformistas e drag queens que se apresentam nos palcos da cidade e pelo resto do país e até mundo afora. Satynne Haddukan, Flávia Fontenele, Khaya Fontenele, Tatiana Hilux, Lena Oxa, Belissima Badala, Nadege Windson, Lauanda McCartney, Yohanna Braccio, Larissa Luppy, Laviny Woiytilla, Sarah Saron, Nikolly Buskovitt, Giselle Haddukan, Fernanda Skaranze, Adma Shiva, Romeirinha Escrachada, Táblata Flitermann, Shakira, Amanda Marques, Saick Samsara e muuuuuuuitas outras que não lembro agora.

TESOURAS DE LUXO

Rubinho e Jacques Janine são alguns dos grandes nomes das tesouras em Fortaleza. Cabeleileiros e Salões de alto nível fazem a cabeça das Alencarinas que são vaidosas por demais.

IRMÃOS “PURTUGAS”

Eles estão redescobrindo o Brasil e começaram por Fortaleza. Com a ligação rápida com a Europa, os portugueses não se fizeram de bobos e vieram fazer os seus investimentos aqui no Ceará. Eles adoram está aqui não só se divertindo. Não páram de surgir novidades na área de hotelaria, turismo e gastronomia. Como eles são muito perfeccionistas nós só temos a ganhar.

ABADÁS EM CASA

Temos uma empresa exclusiva que vende abadás de todas as micaretas brasileiras. E o melhor, a domicilio. Basta ligar e eles vão até a sua casa com máquinas de cartões de credito e tudo. Disk Abadás: 3272-9100 ou 3272-5550

TURISMO 24 HORAS

Temos a BRT (www.brtfor.tur.br), uma das maiores operadoras de turismo do país. São serviços exclusivos que fazem a diferença. Há atendimento dentro do aeroporto Pinto Martins durante 24hs, com serviço de check-in que tira os passageiros das longas filas e ainda emissão de bilhetes nacionais e internacionais, locação de carros e hotéis. Isto tudo não é plantão e sim funcionários prontos para atender os clientes. E para quem gosta de barganhas, a BRT tem um sistema exclusivo de busca de menor tarifa aéreo e hotéis. E ainda tem um proprietário que lê todo dia o meu blog. KKKKKKKK

ALFAIATE EM CASA

Di Carvalho presta atendimento domicilio há treze anos. Confecciona roupas masculinas e femininas, para todas as idades. Os preço variam de acordo com o tecido e o tipo de roupa. Contato: 3254-2897

PSIIIIIIIU!

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente disponibiliza para a população um telefone para denuncias relacionadas à poluição sonora na capital. Disk Silencio: 3252-6927.

ADEUS AOS AMIGUINHOS

A veterinária Dog e Cat tem um cemitério para animais de estimação de pequeno porte na cidade de Eusébio, próximo da capital. Os serviços funerários variam de R$ 130 (jazigos comunitários) a R$ 600 (jazigo individual com lápide e tudo). O Preço inclui o traslado do animal e os serviços de manutenção do jazigo e do cemitério. 3246-4040. 24 horas!

CESTAS ERÓTICAS

Para quem deseja apimentar o relacionamento a Exotic tem cesta de café da manhã erótica. É preparada com alimentos energéticos, como amendoim e castanha de caju, chocolates em formatos eróticos, calcinhas ou cuecas, camisinhas, entre outros itens. Oferece cartões de desconto em motéis e Dvd erótico e ainda CD com contos picantes, champanhe e taças. Luxo! 9984-1900

PASSANDO À FRENTE

Sabe aqueles móveis, utensílios, roupas, brinquedos e outros objetos que você não usa mais, podem ser úteis a pessoas carentes. A Comunidade Trapeiros de Emaús aceita doação de qualquer material e a coleta é feita em domicilio. É só ligar: 3215-1691

RAIMUNDÃO FAZ TUDO

Temos uma oficina mecânica com maquinário para atender a demanda dos segmentos industrial, hospitalar e mecânica em geral. Faz adaptação, recuperação e manutenção de peças. Lá no Raimundo Faz-Tudo as vedetes são os tornos e serviços de solda. 3253-6500

FLORES EM UMA HORA

Esqueceu a data de aniversário de casamento ou quer presentear alguém de ultima hora e não sabe o que dar? Pois a Benny Flores tem a solução para não chegar no lugar de mãos abanando. Lá, eles preparam em no máximo uma hora buquês cheios de estilo para presentear. Anote: 3295-4117 ou 3225-8419

HOSPITAL DOS BRINQUEDOS

Sabe aquela sua boneca Barbie estilista de estimação, presente da vovó, há tempos esquecida no baú? Ela pode ficar novinha em folha. Basta levá-la para uma emergência hospitalar. Sim, na cidade temos o hospital dos Brinquedo com “médicos” especializados em deixar brinquedos antigos tinindo de novos. Anota ai. Rua Gal. Sampaio, 1397-A, Centro.

LAZER PRA CACHORRADA

Quer dar de presente um Sábado Alegre para o seu cão? A Pet Center Animal.com oferece várias atividades no gramado. Há desde jogo de bola e exercícios em esteira. Banhos, tosas e até serviços de acupuntura são outras opções. Anote: 3271-0500

MODA PRAIA

Sem duvida nenhuma temos os melhores estilistas no ramo da Moda Praia. Nossas peças fazem parte dos principais desfiles de moda no Sul do país e é motivo de orgulho. Na Avenida Monsenhor Tabosa e nos principais shoppings e possível encontrar uma variedade imensa desses produtos de todos os preços.

A MODA ANTIGA

A Serenata é uma forma criativa e original de dizer que se ama alguém ou de surpreender um amigo. os músicos do Grupo Acorde resgatam a tradição da serenata com muita criatividade. As musicas escolhidas são trabalhadas em arranjos vocais com vozes em contralto, tenor, soprano e barítono. A de cinco vozes custa em média R$ 120. Contato: 3298-4628 ou 9976-5905

TERAPIA CANINA

Seu cão tá latindo demais ou anda meio estressado? Leve ele na pedagoga Narriman Borges que é especialista em atender cachorros de pequeno e médio porte com problemas de comportamento. A fofa é especializada em saúde mental e formada no Curso de Terapia Assistida a animais. A consulta de uma hora custa R$ 50. 3278-2334 ou 3224-9130

14 BIS DE DUMONT

Uma réplica do 14 Bis, escultura feita pelo artista plástico Descartes Gadelha, homenageia o pai da aviação no hall da Torre Santos Dumont, considerado o primeiro edifício inteligente da cidade.

REVIGORANDO AS FORÇAS

A geração saúde bate ponto no Ponto do Guaraná na Avenida Beira Mar. Após uma boa caminhada, a galera para por lá e tomar a forte vitamina feita com pó de guaraná, castanha, água e bastante gelo.

OBSERVANDO AS BELEZAS

O conhecido trecho da Avenida Beira Mar entre a Rua José Napoleão e a Frei Mansueto é chamada de Volta da Jurema. De lá é possível apreciar a melhor vista da orla da Praia do Meireles. O nascer e o por do sol visto de lá é fantástico. As pedras que se formam ali são elementos naturais que refletem a luz do sol fazendo com que o espetáculo fique maior ainda. O local onde antes havia o Morro do Grand Ville vai ganhar este ano um Jardim Japonês.

MONSENHOR TABOSA

Sem duvida é a nossa Rua José Paulino melhorada. Lá você encontra um dos maiores pólos de compras da cidade. Uma avenida inteirinha de lojas de fábrica a preços baratos e caros também. Artigos de couro, moda praia, surf wear, rendas e muito mais.

BAR DO PAPAI

Para curtir um som bacana, que muda todo dia o ritmo e que grande parte dos seus freqüentadores é acima de 30 anos a opção é o Bar do Papai na Rua Monsenhor Bruno, 1386. Duas vezes por ano há campeonatos de sinuca, xadrez, gamão e dama. A música ao vivo acontece de quarta-feira a sábado e os clientes podem fazer pedidos.

MISSA NO ALTO

Uma das Igrejas mais lindas da cidade tem arquitetura contemporânea -  As Missas na Igreja Nossa Senhora de Lourdes atrai muita gente dos bairros do Papicu, Aldeota, Mucuripe e das Dunas, bairro onde ela localiza-se. Há uma praça em frente com um cruz gigante onde há missas campais vez por outra. A vista da cidade lá de cima é magnífica.

A CARNE DE SOL

Na maioria dos restaurantes regionais a carne de sol é o prato principal. No restaurante Dragão do Mar, localizado no Centro Cultural você prova uma deliciosa versão da iguaria com bastante requeijão cremoso. É algo sensacional.

PRA CONTER A VIOLÊNCIA

O Governador Cid Gomes prometeu e cumpriu. Hoje circula pela capital a Ronda do Quarteirão, um batalhão policial que está em todos bairros da cidade a bordo de modernas Hilux com policiais elegantemente fardados e seguidos por uma moto patrulha. Em dois anos de funcionamento, a criminalidade na cidade diminuiu 14%. Que continue assim!

TRADIÇÃO DE QUINTA

Toda quinta-feira é batata. Toda cidade se muda para a Praia do Futuro a noite. Virou um hábito ir comer caranguejo ao som de musica ao vivo e show de humor.

CEART

O artesanato mais criativo da cidade está no Ceart, na Praça Luiza Távora na Av. Santos Dumont. Ao lado de cada peça, há etiquetas que indicam o nome do artesão e as matérias-primas utilizadas. Ah, e os preços são sempre quebradinhos. Tipo R$ 12,39.

DECOR DE LUXO

O paraíso exclusivo da decoração está no Salinas Casa Shopping. Enormes lojas como a filial paulista da Artefacto e a Ouvidor estão esperando você por lá. Nem que seja só para olhar. No primeiro sábado de cada mês acontece no estacionamento a Feira do Artefato, no qual, entre gnomos e florzinhas, você vai encontrar belos objetos do design cearense.

EXEMPLO DO ART DÉCO

José de Alencar é mesmo reverenciado em nossa cidade. O Monumento em homenagem a ele esta localizado na praça de mesmo nome. É de autoria do escultor paulista Humberto Cozzo e foi inaugurado em 1º de março de 1929. A estátua é de granito branco com 6,5 metros de altura e 4 metros de largura. Os baixos relevos com temas indígenas foram extraídos dos romances Iracema e o Guarani. Em estilo Art Déco, é sem sombra de duvidas o mais belo conjunto escultórico da cidade de Fortaleza. No mesmo estilo ainda restam alguns exemplos, como a Sede dos Correios e o antigo Hotel Lord.

MAIS CARANGUEJO

Uma boa alternativa a Praia do Futuro às quintas-feiras é ir comer caranguejo na Praia da Sabiaguaba. A barracas não ficam na beira da praia e sim numa estradinha na saída do Beach Park. Barracas como a Lá Bem são ótimas, porém bem simples. E todas lotadas!

ENERGIA QUE VEM DO VENTO

Fortaleza possui o seu parque Eólico onde a energia que vem do vento é inteiramente aproveitada. Fica localizado na Praia Mansa no Porto do Mucuripe. Há um projeto futuro para ancoradouro de navios de turismo. O que existe hoje não comporta a demanda de navios que poderiam vir para cá.

LÁ NO FAROL

O velho Farol do Mucuripe foi construído em estilo Barroco, entre os anos de 1840 a 1846, pelos escravos. Ele representa uma das mais antigas edificações de Fortaleza. Foi durante muito tempo referência para embarcações que aqui aportavam, porém, o velho olho do mar, como era conhecido, foi desativado em 1957. Hoje funciona o Museu do Farol.

CORREDOR GASTRONÔMICO

A Varjota é um dos bairros mais antigos da capital. Hoje abriga o maior corredor gastronômico da cidade e é na Rua Frederico Borges que observamos o fuxico diário do vai e vem e carros com famílias com destino aos mais de 50 restaurantes que estão na região. Exemplos? O Cabana da Negona preza pelos sabores baianos mais tirados, o Colher de Pau ataca na comida nordestina, o Moiashi nos sushis.

SUSHI

A explosão das Temakeria chegou à Fortaleza em 2008. Hoje, todos os meses abre uma casa especializada em temakis, a nova forma de comer sushi com diversas delicias enroladinhas em algas frescas e comida com a mão. Coni Maki, Gomaki, Maki, Yap, Pop foram as pioneiras. Muitas outras chegarão em breve.

BANHO DE RIO

No final da Praia do Futuro há a foz do Rio Cocó que divide o bairro da Praia de Sabiaguaba.. Pegando-se a balsa (R$ 2) e atravessando para o outro lado você pode banhar-se nas águas do Cocó. A água é limpissima viu? Há uma barraca super bacana que eu não me lembro o nome agora, mas o serviço é excelente. A vista para o mangue é super legal. Os donos das balsas realizam passeios pelo rio. Feche o preço!

PALACETE HISTÓRICO

O numero 143 da Rua João Moreira, na altura do reformado Passeio Público ergueu-se no século 19 um dos palacetes mais lindos da nossa cidade. Com características neoclássicas, pertenceu a antiga sociedade União Cearense. Hoje abriga a sede do IAB-CE, o Museu das Indústrias e a sede da Filarmônica do Sesi. O prédio ficou desocupado durante 20 anos e após ser restaurado foi sede da Casa Cor 2007. Hoje é aberto a visitações.

ARVORE DE NATAL

Quando chega dezembro Fortaleza se transforma e as ruas ficam todas iluminadas. Dentre os destaques das decorações de Natal, está a arvore gigante que fica na Praça Portugal. Ano passado os “galhos” simulavam toalhas rendadas, muito comum no nosso artesanato.

JORNAIS 24H

A Banca da Tatiana na Rua Pereira Valente, 995, na Aldeota é uma das unicas que fica aberta 24 horas. Lá você encontra uma ótima variedade de periódicos e jornais de todo o Brasil.

ARTE E VERDE

Às margens do Riacho Pajeú há uma linda área verde preservada pela prefeitura. É o Parque das Esculturas, um espaço cheio de passeios, bancos e muito verde. As ótimas sombras para o descanso e o acervo de obras de arte ao livre é impressionante. Lá é possível apreciar de graça esculturas dos maiores artistas cearenses como Aldemir Martins, José Tarcisio, Zé Pinto, Emilia Porto, Hélio Rôla, Ascal, Zenon Barreto e muitos outros.

FONTE DE BELEZA

Está na Praça Murilo Borges no Centro a mais linda Fonte da cidade. A Fonte das Sereias veio da Alemanha pra praça da Lagoinha. Como é desmontável saiu de lá em 1984 e está até hoje na praça do Banco do Nordeste.

ARTE DE TODO O BRASIL

O Salão de Abril é um evento dedicado a arte que conta com trabalhos de artistas de todo Brasil. Antigamente o evento acontecia em Abril, mas não sei porque agora rola em Junho. A produção artística contemporânea de Fortaleza e do restante do Brasil será resumida em 45 trabalhos.

UMA VOLTA AO PASSADO

O Palacete onde morou o intelectual Thomaz Pompeu Sobrinho destaca-se ainda pela imponência de suas linhas arquitetônicas originais, retratando bem a aristocracia de Fortaleza no início do século, época em que Jacarecanga era o bairro nobre da cidade. Até hoje, o bairro mantém a originalidade de parte do seu acervo de arquitetura residencial, destacando-se o palacete de Sobrinho, como uma referência para seus moradores, memória do passado e da história da cidade de Fortaleza.

VISTA PANORÂMICA

A cidade é bonita de se ver do alto. Um dos pontos bacanas é o Mirante do Morro Santa Terezinha. Um posto da policia deu mais segurança ao local.

SÃO JOÃO ANIMADO

Nos meses juninos a cidade é tomada pelos festivais de quadrilhas. Dentre as mais conhecidas são a do José Walter e do Conjunto Ceará. Ano retrasado eu tive o prazer de conhecer a primeira e fiquei impressionado com a organização. E olha que vi muitas Alencarinas das “Aldeota” por lá. rsrs

MUSEU DO MARACATU

O maracatu cearense caracteriza-se pelo ritmo mais lento. Outra característica é a tradição dos brincantes de pintar o rosto de preto, celebrando as origens africanas. Parte da história dessa cultura é registrada nas peças mantidas no museu – do vestuário aos instrumentos musicais, passando pelas personagens principais das nações. Rua Rufino de Alencar, 362, Centro.

IGREJA DO PATROCÍNIO

Na Praça José de Alencar, a Igreja do Patrocínio atrai muitos que, no corre-corre do Centro, resolvem parar um pouco ao verem as portas do templo abertas. A pedra fundamental da igreja foi colocada em 1850.

FANTASIAS

Festa a Fantasia é uma coisa super atual ainda. Para aluguel, temos uma loja gigantesca com uma variedade incrível. É na Via Radical lá na Parangaba. Rua Ribeirão Preto, 68.

MUNDO HYPE

Epifanias da vida cotidiano, misturadas a um ótimo humor e noticias do mundinho pop e cultural você encontra nesse blog escrito por Thalles Walker, cearense de Tauá mas que reside atualmente em terras alencarinas. www.mundohype.blogspot.com Thalles se dedica hoje a outras “58 atividades” e por isso tem deixado seus fãs órfãos de seus textos bacanas. Mas quem abre o arquivo vai ver do que estou falando.

MERGULHO NA COSTA

Mergulhar na Costa de Fortaleza é possível e é um das atrações mais bacanas só que pouco conhecida dos moradores. As saídas para o Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio são feitas a partir da beira-mar na praia de Iracema. Quem leva é o Projeto Netuno. Rua Oswaldo Cruz, 2453. Fone: 3264-4114

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

No Memorial da Cultura Cearense no Centro Dragão do Mar a exposição “Vaqueiros”, transita pelo ambiente natural do vaqueiro utilizando recursos cenográficos, fotos e objetos do uso cotidiano deste símbolo do sertão cearense.

 

O NOSSO MASP

A Universidade Federal do Ceará abriga um dos maiores museus do país: O MAUC. O acervo é eclético e é formado por obras populares e eruditas. Dentre as principais referências encontram-se obras de Raimundo Cela, Chico da Silva, Aldemir Martins, Jean Pierre Chabloz e a maior coleção de referência em matrizes de xilogravuras de cordel; além de obras do artista plástico Descartes Gadelha e coleções estrangeiras da escola de Paris. Mais informações no site www.mauc.ufc.br

POLITICOS DE EXPRESSÃO

Os políticos cearenses gozam hoje de muito prestígio e têm força partidária, tanto no Governo Lula ou mesmo na oposição ao Governo Federal. Tasso Jereissati e Ciro Gomes são os maiores nomes, assim como Patricia Saboya, Lucio Alcantara, Sergio Machado, Eunício Oliveira, Mauro Benevides e muitos outros. Já tivemos um presidente, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

NÓS TEMOS COURO

Artigos de couro são produzidos a todos o vapor e em grande quantidade na cidade. Temos uns dos melhores cortumes do Brasil e fábricas próprias de carteiras como a “Couro e Cia” que hoje tem lojas em todo o país e exporta para EUA, Europa e Japão. Além do Couro, Fortaleza exporta calças Jeans para grifes italianas com a Diesel.

ESTAÇÃO DE VARIEDADES

Um misto de usos faz da Estação Dominique um lugar quase que obrigatório na cidade. Posto de Gasolina, Loja de Conveniência 24h, Livraria Siciliano, o melhor restaurante contemporâneo da cidade (Le Diner) e estacionamento fazem parte do complexo. E de quebra está em frente a maior papelaria da cidade: a CD Max. Av. Santos Dumont, 3636, Aldeota

REBOLAR NO MATO

Olha que Bicho Gostoso. Aquele armário é muito cagado. Ganhou ele. E aquela catiroba comendo pêta? Parece o cão chupando manga. Ei mah, deixa de ser aguniado. Deixa de cagar o pau e bora botar boneco. Rapaz, Fortaleza como toda cidade tem suas girias e é “moh” comédia. Eu particularmente adoro fazer hora com os mirins que ficam fazendo mugango no meio da rua. Se tu vier com a dona Bauru eu rebolo tudo no mato. É o noooovo!

ONDE O VELHO FICA NOVO

Quem passa na Av. Engenheiro Santana Jr na altura do Bompreço é presenteado por um tipo de arte não muito comum mas que dá vida ao imenso muro branco. Nascido em Tauá, Honorato Alves Pereira, o Seu Alves, aos 79 anos é hoje o sapateiro mais famoso da cidade. Quando chegou no lugar há 15 anos e não tinha clientes ainda, ele passava o tempo pintando o muro e as calçadas com inscrições variadas. Há congratulações, desejos de feliz natal, ano novo e poesias. Depois que virou noticia nos jornais os clientes triplicaram. Os horários do expediente estão lá no muro. Vai das 8 às 18 em dia de semana. O slogan “Onde o Velho fica novo” já virou até curta metragem. Infelizmente a cultura não será preservada no futuro pois os responsáveis por um grande empreendimento no terreno em volta mandou pintar os muros apagando o “acervo”. Mas o Seu Alves com certeza achará outro local para a suas artes.

FONTE DE ENERGIA

Açaí na tigela com acompanhamentos e sanduíches naturais são o carro-chefe do Açaizeiro, lanchonete super bacana no meio da Aldeota. Há também sucos e saladas. Prove o sanduíche Carvalho, filé com queijo e molho delicioso. Rua Osvaldo Cruz, 1326, Aldeota.

AREIA SEM BADALAÇÃO

Em frente ao Resort Vila Galé na Praia do Futuro há uma das mais exclusivas barracas de praia e não é restrita só aos hospedes não. O destaque fica para as opções da culinária portuguesa como o bacalhau. A caipirinha de caju é deliciosa. Há um grupo de animação que ministra aulas de samba aos sábados para os clientes. Av. Dioguinho, 4189.

MERCEARIA DOS PINHÕES

O lugar é charmoso, o cardápio caprichado e as proprietárias, Marisa Porto e Maria Manoel, estão sempre dispostas a um bate-papo com os clientes. A Mercearia dos Pinhões é um dos meus lugares favoritos na cidade. Praça Visconde de Pelotas, 41, Praia de Iracema. Em algumas épocas do ano há exposições de fotografias no imenso galpão em frente ao Mercado.

PAGODE DA MOCINHA

Cercada por familiares, uma “jovem” senhora de 72 anos, toca o bar há 31 anos. O apelido Mocinha foi colocado pelo pai, por ela ser a mais nova dos dezesseis filhos. O samba rola solto às sextas, sábados, domingos e feriados. Rua Padre Climério, 140 Praia de Iracema.

OLHA OOOSTRA, OOOSTRA!

O rodízio de ostras é o carro chefe desse botecão localizado no Joaquim Távora. Quarta é o dia mais cheio no Marcão das Ostras. O Terraço é o espaço mais disputados. No domingo há roda de chorinho e samba a partir das 17 horas. Rua Professor Carvalho, 290. Próximo às ruas Soriano Albuquerque e Rui Barbosa.

CHOPP DA PAQUERA

Implantado no ponto de mais visibilidade do Centro Dragão do Mar o Chopp com vinho do Bixiga se tornou sinônimo de paquera. Quem não fica sentado nas mesas fica em pé ao redor delas ouvindo a musica ao vivo da casa. Aos sábado a concentração começa as 21 horas e vai até 3 da manhã quando a maioria já foi para alguma das boates da região.

MAIS PAQUERA

Tão logo a noite cai na capital cearense, fica difícil conseguir uma mesa no Picanha do Cowboy. A Happy Hour é a melhor da cidade. O lugar é ponto de encontro de executivos e profissionais liberais que, após o trabalho, se negam a voltar para casa sem antes bebericar alguns copos de cerveja gelada. Avenida Dom Luís, 685, Aldeota.

ECLÉTICO E INTIMISTA

Este agradável bar conquistou sua clientela promovendo noite com som eclético, bom atendimento e comidas gostosas. O Degusti, localizado no Cocó promove de terça a domingo shows diversos de jazz, blues, soul, pop rock, clássicos do rock internacional e nacional, MPB e Bossa Nova. O lugar é super intimista e tem pouca luz. As pizzas de massa fina são deliciosas. Rua Vilebaldo Aguiar, 352, Parque do Cocó.

JANTAR COM BALADA

Inaugurada em 2007 a Seven Dinner Club trouxe requinte e agito para um anexo do Mucuripe Club. A decoração é ultra moderna e o som muito bom. Você pode jantar no restaurante e depois cair na pista de dança, localizada em um espaço independente. Av. Presidente Castelo Branco, 370, Centro.

A CIDADE SÓ TEM UM BAIRRO

Estamos falando da Aldeota, que na verdade não é um bairro, é praticamente a cidade inteira, porque toooooooooodo mundo diz que mora na Aldeota. Há indícios de que existam catalogados nos arquivos da prefeitura 82 Aldeotas. Mas falando sério, o bairro é considerado um dos maiores pólos de empregos da capital, sede das principais empresas e bancos, muitos shoppings, lojas de grifes e onde pipocarão em breve torres de uso misto. Andar por suas ruas é super agradável.

FAISÃO NO MOLHO

Com certeza o Nostradamus tem uma das melhores mesas da cidade. Se você tá com grana sobrando vá e peça o Faisão à moda sítio tibaji. O prato é preparado com meio peito de faisão grelhado com molho de hortelã e uma coxa recheada com miúdos e assada ao forno, servido com arroz de jerimum. Avenida Beira Mar ,3980.

CARNEIRO GOSTOSO

São 15 anos no ramo da carne de carneiro, uma das mais saborosas da culinária cearense. No Carneiro do Ordones, o ambiente é familiar, com amplos salões arejados por ventiladores. Para acompanhar peça o trivial baião-de-dois, paçoca e vinagrete.

PERTO DO CAOS?

Hoje, uma das grandes reclamações dos fortalezenses é o caos que se forma no transito da cidade. As vias não acompanharam o crescimento e hoje circulam diariamente quase 700 mil carros. A cultura do automóvel poderia ser diminuída com transporte publico de qualidade ou ainda novos empreendimentos que visem o trabalho, a moradia e o lazer na mesma quadra. Mesmo assim, estamos longe de dizer que vivemos em um caos. São Paulo, por exemplo, 6 milhões de carros circulam nas ruas da cidade.

REFERÊNCIA MÉDICA

Mesmo os corredores do IJF (Instituto Dr. José Frota) no Centro da capital sendo lotados todos os dias, quem consegue internação no maior hospital publico da cidade é muito bem tratado sim. São 30 mil atendimentos por mês e uma equipe médica de primeira. E ainda tem o São Mateus, que em breve será o maior Hospital do Nordeste.

DOAR SEM MEDO DE ERRAR

Fortaleza ocupa a quarta posição no ranking nacional de doadores efetivos de órgãos. A média local é de 8,6 pmp, maior que a nacional. Em 2007 foram realizados 617 transplantes. As córneas lideram a lista com 394 procedimentos, que ainda conta com 61 transplantes de fígado e 24 de coração.

UNIDOS DO SOVACO

Circulam em nossa ruas e terminais 1.623 ônibus, 320 vans, 4.072 taxis e nada mais nada menos que 2.209 Moto taxistas.

MOTIVOS IRÔNICOS

Fortaleza á única cidade do país que tem uma Via Expressa e uma Rotatória (da Aguanambi) com sinais e pra completar um sinal embaixo de um viaduto (Rua 13 de Maio).

DE OLHO NO FUTURO

Somos uma das poucas capitais que temos um Plano Diretor que é o instrumento básico para definir a política territorial da cidade e determinar como ela vai se desenvolver e ser ocupada. Pela primeira vez, a população fortalezense discutiu a elaboração do Projeto de Lei, e pôde dizer que cidade quer ter, para garantir melhor qualidade de vida para todos e todas. Agora é por em prática.

SALVE DONA YOLANDA

Uma das mulheres mais respeitadas da cidade é dona Yolanda Queiroz. Companheira 24 horas da vida e atividades do marido Edson Queiroz (morto num acidente aéreo em 1982) ao longo de 37 anos, participou de todas as etapas do crescimento e consolidação do grupo, que hoje emprega 15 mil funcionários. Sempre incentivou a cultura e as manifestações artísticas locais e nacionais. Em 2004 reabriu na Unifor o Espaço Cultural que hoje abriga grandes mostras de arte. O Teatro Celina Queiroz também oferece grandes espetáculos.

MULHERES LINDÍSSIMAS

Por onde quer você circule você vai sempre ver um mar de mulher bonita nas ruas da capital. Não é a toa que já tivemos uma Miss Brasil em 1989, Flávia Cavalcante. No concurso de 2008 a Miss Ceará Vanessa Vidal ficou em segundo lugar, vencido pela gaúcha.

NO REINO DAS XILOGRAVURAS

A arte popularizada pelos folhetos de cordel é feita sob encomenda pelo artista plástico João Pedro Juazeiro. Ele atende em domicilio ou em seu ateliê no centro. Rua Pedro Pereira, 1616. 9122-5395.

ARTIGOS DE LUXO

Tudo o que você imaginar de jóias caras e artigos de decoração exclusivos é possível encontrar na loja Collection que atende em domicilio, geralmente para os clientes colecionadores que fazem parte da agenda da empresa. Av. Padre Antônio Tomás, 777. Contato: 3261-4252. No Shopping Jardins Open Mall é possível comprar peças de grifes como Roberto Cavalli, Valentino, Gucci, Diesel e muito mais.

SÓ BRASIL

Na Loja Planeta Brazil (com z mesmo) você encontra tudo o que imaginar com as cores da nossa bandeira. São camisas, bermudas, calças, souvenirs, bandeiras, bonés, miniaturas e muito mais. Geralmente em épocas de eventos esportivos tudo é mais caro. É uma boa dica para dar de presente aquele seu amigo que mora na Europa e que você vai se hospedar na casa dele. Shopping Iguatemi Loja: 238A – Próximo à Lojas Maia. 3241.3619

MUSEU A CÉU ABERTO

Na próxima vez que você sair de casa sem pressa preste atenção nos canteiros e praças da cidade. Neles abrigam cerca de 150 obras entre esculturas e painéis. Um dos mais belos exemplos é a escultura “Cafuné” feita em 1971 por Zenon Barreto, que fica nos jardins do palácio da Abolição. Veja como é legal também o Femme Bateu (Mulher Barco) de Sérvulo Esmeraldo que fica no final da Ponte Metálica e “Mulher Rendeira” de Corbiniano no Edifício Central do Banco do Brasil. E ainda tem muitos outros artistas como Athayde, Aldemir Martins, Ascal e José Tarcisio.

NAVEGANDO NA ENSEADA

Um programão na cidade é o passeio de escuna na Beira Mar. O ponto de partida é o mar do Mucuripe e vai até a Praia Mansa. O passeio da manhã começa às 10h e se prolonga até o meio-dia. Para ver o pôr-do-sol, o passeio da tarde começa às 16h e se prolonga até às 18h.Custa R$ 25,00. Informações: 3263-1085.

BOM E BARATO

O Peixe ao Molho de Camarão do Resto Tia Rita é algo. O prato é farto e o preço módico. Rua Frederico Borges, 336, Varjota.

FORTALEZA

Veneza, Paris, Barcelona, Chicago…Quando fechamos os olhos e imaginamos a cidade dos nossos sonhos, com que cidade sonhamos? Cidades constroem mitos, mitos reinventam cidades. Cidades são espectros da cidade reinventada e re-significada pela massa nossa memória. Que cidade guardamos na nossa memória? Quais imagens nos ocupam quando pensamos em Fortaleza? Como escrevia Calvino, … as margens da memória não são fixas com palavras. Há, pois, memória no betume, nas pedras, na argamassa. Há ainda memória nas praças, nas ruas, nas fontes, especialmente nas manifestações artísticas que compõem o espaço urbano.

Se Fortaleza experimentou um alucinante crescimento vertical, se a cidade construiu algumas ilhas, cujos equipamentos servem razoavelmente seus usuários, não há como negar o esgarçamento do tecido urbano, o apartamento de uma cidade dividida entre miséria e opulência, civilização e barbárie. Às vezes, não valorizamos o que temos. Eu pelo menos acho que nossa cultura é maravilhosa. Lembrar da minha cidade me conduz à Fortaleza das artes de Zenon Barreto, de Sérvulo Esmeraldo, de Ascal, de Aldemir Martins, de José Tarcísio, de tantos cearenses fundamentais. Ah, você não conhece esses pessoas que eu citei? Então você não conhece a cultura, a arte de nosso povo. Você não conhece a cidade de Fortaleza.

Ao andar pelas ruas da “sua” cidade, preste mais atenção no que tem a sua volta. Fortaleza é como um grande museu a ser aberto onde vemos peças muito valiosas. Fortaleza é um Teatro onde cada “ator” faz o seu papel, cada um conta a sua história, seu texto. Todos os dias chegam à cidade novos “artistas” de todos os lugares do mundo e que nós com a nossa receptividade fazemos questão de ajudá-los no não tão difícil papel de ser fortalezense.

Não, Fortaleza não se parece com Miami como muitos dizem por aí. A não ser que a cidade se resuma para você aos quarteirões chiques da Aldeota e Meireles, pelos agitos noturnos, pelas praias maravilhosas ou pelas mansões das Dunas. Rica e pobre, moderna e antiga, culta e analfabeta, sensível e cruel, preservada e destruída, bucólica e poluída, brasileira e européia, brasileira e sul-americana, brasileira e asiática, brasileira e norte-americana. Este artigo é a prova definitiva de que, por não se parecer com nada, Fortaleza se parece com tudo. É uma cidade única.

 

Tiago Fasano



Exibir todas as matérias sobre Turismo