Fortaleza é assim:
Farol do Mucuripe - Museu de Fortaleza

 

 

 

Velho Farol do Mucuripe virou Museu do Jangadeiro, mas hoje está fechado

 

O farol foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1982. Hoje em dia não tem segurança e não espera por uma reforma. Construção em alvenaria, madeira e ferro. Ele representa uma das mais antigas edificações de Fortaleza. Foi durante muito tempo referência para embarcações que aqui aportavam, porém, o velho olho do mar, como era conhecido, foi desativado em 1957.O secretário de Turismo do Ceará reconhece o abandono do farol na ponta do Mucuripe. Ele garante que a nova gestão pretende reequipar e recuperar o imóvel. E reforçar a segurança no local.

 

Do alto dá para ver quase toda a orla de Fortaleza. É uma pena pensar que poucos podem ter este privilégio. A estrutura comprometida é um dos motivos da interdição do farol. Sem preservação, a maresia correu grande parte da estrutura. As lâmpadas estão quebradas. Janelas e portas de madeira danificadas. Os visitantes deixaram de aparecer gradualmente por causa dos assaltos. O prédio está pichado. E há muito tempo não há sinal de manutenção. Apenas um guarda da Polícia Militar faz a segurança do farol, que está sempre de portas fechadas. A equipe de reportagem teve acesso a torre. Dentro, encontrou fotos antigas e registros da construção cobertos de poeira. A escada de ferro que tem quase 200 anos está completamente enferrujada. Mas o risco de subir os 40 degraus até o terraço vale a vista.

 

Construído no século XIX, o velho Farol do Mucuripe guiou as embarcações pela costa de Fortaleza até a década de 50. Em 1982, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e transformado no Museu do Jangadeiro. Mas isso também faz parte da história. Hoje o velho farol está fechado por falta de conservação e segurança. Esse é o tema de hoje da série 'Seja Bem Visto', a luta dos moradores para o farol ficar igual aos catálogos turísticos.

 

De longe a fachada parece intacta. Mas a falta de manutenção do Farol do Mucuripe afastou os visitantes. Os moradores da região dizem que o local, que era pra ser ponto turístico de Fortaleza, foi esquecido. O Farol do Mucuripe tem um passado importante. Foi construído no século XIX. Desde então, passou por inúmeras reformas. Foi desativado no fim da década de 50 do século passado. A última recuperação foi há 25 anos quando o farol foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria da Cultura. Hoje o lugar parece que perdeu importância.

 

A placa é de indicação de um equipamento turístico, mas o Farol do Mucuripe está completamente abandonado. A prova disso é que ele está fechado para a visitação pública. Alguns moradores fizeram do farol ponto de encontro. O pescador Pedro Pessoa, que mora no Mucuripe há mais de 40 anos, lembra da época em que o lugar recebia a visita de turistas.

 

Fonte - Wikipedia

 

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo