As maravilhas de Cumbuco,

Costa Sol Poente do Ceará

 

 

 

Localizado no município de Caucaia, Cumbuco é uma excelente opção para turismo no Ceará. Com bonitas praias, o local oferece barracas e pousadas bem interessantes e agradáveis. O nome Cumbuco seria advindo de cumbuca, uma espécie de cabaça utilizada na cozinha. Mas, isso pouco importa diante da beleza da praia, a mais atraente do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Agasalhada por dunas branquíssimas e emoldurada por verdejante coqueiral, Cumbuco é um destino fascinante para quem busca contato com a natureza, descanso, lazer tranqüilo e, ao mesmo tempo, esportes cheios de aventura nas dunas ou nos verdes mares que banham a vila de pescadores e mais cinco quilômetros de orla.

 

Na praia do Cumbuco não faltam opções de passeios e o turista ainda desfruta de boas opções de hospedagem, gastronomia que agrada até os paladares mais exigentes e da companhia de nativos acolhedores. Por tudo isto, a praia transformou-se em rota obrigatória para quem visita o Ceará em qualquer período do ano. É bem verdade que Cumbuco cresceu com a chegada do turismo de massa. Contudo, mantém ares de antiga vila de pescadores. O passeio à praia, tão próxima à capital cearense e de fácil acesso, é certeza de vivenciar momentos inesquecíveis em meio ao cenário paradisíaco, onde o sol brilha quase o ano todo e a noite de céu estrelado convida ao romance.

 

O melhor é desbravar as dunas em passeios de buggy, utilizando veículos de bugueiros cadastrados nas duas associações locais, que atuam em parceria. Seja o passeio com ou sem emoção, à escolha dos passageiros, o deslumbramento e a diversão estão garantidos. A primeira parada é na Lagoa do Parmamirim. Cercada de dunas altas, lembra um oásis. Ali se pratica o famoso “esquibunda”, esporte nativo em que se usa uma tábua de madeira para deslizar desde o topo da duna até a base, num mergulho nas águas da lagoa. Nativos ensinam o divertido esporte. O lugar também é ponto privilegiado para apreciar a paisagem, num harmonioso encontro entre praia, serra e sertão.

 

A parada seguinte é na Lagoa do Banana, ideal para banho e passeios de barco, caiaque, jet ski e banana boat. Casas de veraneio se destacam na paisagem. Bares e restaurantes fazem o receptivo dos visitantes. O passeio de buggy pela praia inclui, ainda, uma passagem nas ruínas do que foi cenário de gravações da novela global Meu Bem Querer. No retorno à vila de pescadores, jangadas com velas coloridas descansam à beira-mar à espera de aventureiros que queiram curtir a emoção de navegar pelos verdes mares do Cumbuco, conferindo a paisagem do mar para o continente.

 

Cumbuco também oferece passeios de jegue e a cavalo, sob a direção de nativos cadastrados pela Fundação de Desenvolvimento do Turismo e do Lazer (Fundetur), vinculada à Prefeitura. A ordem é diversão e lazer para todos com segurança e respeito ao meio ambiente. Para os mais acomodados, a dica é o passeio a pé e sem pressa pela areia para integrar-se à paisagem. Outra boa pedida é aproveitar as barracas de praia ao longo da orla, que oferecem o melhor da culinária praiana. Experimente o peixe grelhado e a peixada cearense.

 

A maioria das barracas de praia fica na área da vila, que cresceu com a chegada de veranistas que ergueram casas luxuosas. Mas, o lugarejo mantém sua simplicidade. Jangadeiros e outros nativos adoram um bate-papo. Um pequeno mercado conta com pontos de venda de artesanato a preços convidativos. O destaque são artigos de praia em crochê e bordados.

Agências de Fortaleza realizam passeios de um dia ao Cumbuco, mas vale a pena aproveitar o lugar por mais tempo. A praia tem excelente estrutura para acomodação dos visitantes que desejarem curtir folgas prolongadas ou férias. São quase 600 leitos em hotéis e pousadas. E mais empreendimentos estão em construção, ampliando a oferta de leitos, em especial para turistas estrangeiros e apreciadores de vela, surfe, kite surf, windsurf e outras modalidades esportivas. Afinal, Cumbuco é considerada um dos principais destinos para praticantes de esportes náuticos, pois o vento sopra constantemente, impulsionando os desportistas em manobras radicais.

 

O pôr-do-sol no alto das dunas ou à beira-mar é um espetáculo imperdível que anuncia a chegada da tranqüila noite na praia do Cumbuco. A opção é o descanso e a conversa descontraída nos locais de hospedagem. Mas, aos poucos, a praia desperta para a vida noturna. Barracas e bares do lugar começam a investir em atrações musicais, sobretudo em períodos de alta temporada, para movimentar a vila quando a noite chega. Melhor para o visitante que poderá saborear as delícias do Cumbuco à luz do sol ou sob o brilho das estrelas.

 

A equipe do Portal Messejana visitou locais em Cumbuco, um passeio imperdível para quem vem ao Ceará. Abaixo uma galeria de fotos sobre o artesanato em Cumbuco!

 

Artesanato em Cumbuco, Ceará

 



Exibir todas as matérias.