Fortaleza – a terra dos
verdes mares bravios

 

 

 

Fortaleza e o Estado do Ceará merecem destaque no cenário turístico nacional e internacional. Assim o Portal Messejana apresenta uma série de matérias sobre os principais pontos turísticos da cidade e do Estado.

 

O Ceará

 

O Estado do Ceará possui 8,1 milhões de habitantes distribuídos em 184 municípios. A capital é Fortaleza com 2,4 milhões de habitantes. O litoral do Estado é repleto de belas praias. Fortaleza, capital do Ceará é uma das cidades mais belas e agitadas do nordeste brasileiro. Além de sol o ano inteiro, Fortaleza abriga 25 km de belas praias, uma agenda cultural diversificada, uma noite agitada, culinária saborosa e um rico artesanato.

 

Fortaleza e suas praias

 

As praias de Fortaleza são das mais agradáveis no Brasil. Até o início dos anos 80, a orla de Fortaleza ainda não era voltada para o turismo; havia alguns prédios residenciais e comerciais, entremeados por vários terrenos vazios. Com o crescimento do turismo, a orla cresceu e modernizou-se, oferecendo atualmente uma grande gama de atrativos para os visitantes, como modernos hotéis, agradáveis restaurantes e lojas diversas.

 

Banhistas preferem a Praia do Futuro, que tem águas límpidas e ondas fortes; as praias do Meireles e Mucuripe são ótimas para caminhadas, pois têm calçadas largas, ladeadas por barracas à beira-mar, lojas e serviços diversos; à noite, o local preferido é Iracema e sua famosa boemia. Além das praias urbanas, o Ceará oferece praias mais afastadas, como Canoa Quebrada e Jericoacoara. Em Fortaleza, há uma estruturada rede de operadoras de turismo levando visitantes a esses e outros locais encantadores.

 

Fortaleza oferece tudo isso em meio a uma arquitetura que mescla história, modernidade e natureza.

 

O Turismo em Fortaleza e no Ceará

 

A cidade é o ponto de partida para quem busca as belezas naturais do litoral cearense, como as dunas e falésias, e os famosos passeios de jangada. E o Estado do Ceará conta com grande número de atrativos turísticos, dentre elas as serras de Ibiapaba e o Maciço de Baturité, nas quais as equipes do Portal Messejana realizaram muitas reportagens;

 

 

Alguns pontos turísticos de Fortaleza e do Ceará

 

Praia de Iracema

 

No centro da orla, a praia é formada por uma interessante formação rochosa e abriga uma arquitetura típica do início do século XX. Um destaque é a Ponte Metálica, famosa por seu pôr de sol. Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, foi imortalizada no romance de mesmo nome, obra mais conhecida do mais famoso escritor de Fortaleza, José de Alencar.

 

Iracema é ficção de Alencar ou foi de fato personagem histórica? Um pouco de ambos.

Os livros de História registram que o Português Martim Soares Moreno foi um dos grandes heróis na guerra contra os invasores holandeses, na primeira metade do século 17; é também sabido que Martim Moreno, ao tomar contato com a cultura indígena, optou por viver entre os índios. Martim Moreno é também o herói da obra de Alencar, e Iracema, a virgem dos lábios de mel e cabelos negros como a asa da graúna, é sua esposa. Para muitos, ao narrar a saga do casal, Alencar procurou retratar a formação da cultura cearense, pela união das culturas branca e indígena; o filho do casal, Moacir, fruto da miscigenação, seria a gênese do povo do Ceará; na obra, Iracema morre, e o lugar em que é enterrada, sob um coqueiro e à margem de um rio, passa a chamar-se Ceará.

 

A imagem de Iracema está tão associada a Fortaleza que existem atualmente cinco estátuas da índia na cidade (veja esse roteiro turístico dedicado a Iracema, símbolo de Fortaleza). Até o final do século passado, a estátua da Praia do Mucuripe, inaugurada em 1965, era a mais conhecida, ponto obrigatório de visitação.

Em 1996, uma nova estátua foi inaugurada à beira-mar da Praia de Iracema. Diferentemente das demais, que mostram Iracema e família, essa obra mais recente, denominada "Iracema, a Guardiã", mostra a heroína segurando um grande arco, olhando para o mar, como se estivesse em posição de batalha.

 

Desde o entardecer, moradores locais e visitantes começam a rumar para Iracema, em busca das diversas opções de restaurantes e diversão noturna; as ruas de Iracema ficam tomadas até o amanhecer.

 

Embora tenha sido sempre a área preferida pelos boêmios de Fortaleza, Iracema viveu um período de decadência até os anos 1980; naquela época, o Governo deu impulso a um programa de revitalização da área, com obras públicas e incentivos a novos empreendimentos. Vários edifícios antigos foram reformados, vários restaurantes, clubes noturnos e lojas foram abertos. O Centro Cultural Dragão do Mar foi construído pelo governo, e transformou-se num dos maiores centros do gênero no país. A antiga Ponte dos Ingleses foi reconstruída, ganhou lojas e outros serviços, e transformou-se também num dos pontos mais procurados pelos turistas.

                  

Iracema tem muitos restaurantes, com cozinhas diversificadas. A competição entre os restaurantes é intensa (assim como o assédio dos garçons), o que enseja algumas promoções; é comum encontrar, por exemplo, restaurantes oferecendo a primeira cerveja grátis ou um prato do dia a preços promocionais.

 

Na rua Tabajara, a principal de Iracema, pode-se visitar o restaurante Estoril; o Estoril foi palco de fatos marcantes da História cearense, já abrigou um cassino, um centro cultural e hoje é um restaurante de pratos típicos. Outro restaurante conhecido da área de Iracema é o Sobre as Ondas; o local é conhecido tanto pelos pratos como pela belíssima vista da praia. Um bom local para comer por preços mais populares é a área na entrada da Ponte dos Ingleses; aqui, além de restaurantes populares, encontram-se várias barracas vendendo lanche, pizza e petiscos locais (tapioca, milho cozido, etc).

 

Como chegar

 

Para quem se encontra nas Praias, o acesso mais fácil é pela Avenida Monsenhor Tabosa, tanto de carro como de ônibus; o trecho que vai até o final da Monsenhor Tabosa é a Praia de Iracema, e a partir da Barão de Studart é a Praia do Meireles.

A Avenida Dom Manuel liga o Dragão do Mar ao centro de Fortaleza; o trecho pode ser feito a pé, passando-se no caminho pela Catedral, pela Fortaleza e pelo Mercado de Artesanato.

 

Praia do Futuro

 

A Praia do Futuro é a preferida de fortalezenses e de turistas para banhos e mergulhos. A Praia do Futuro, um pouco mais afastada da área urbana, tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes (boas para surf e windsurf, mas requer atenção redobrada de banhistas, especialmente crianças). Outra atração da Praia do Futuro são as barracas de praia; embora existam também barracas de praia no Meireles e em Mucuripe, elas não se comparam em tamanho e infraestrutura às barracas da Praia do Futuro.   As maiores barracas da Praia do Futuro contam não apenas com centenas de mesas (algumas sobre a areia da praia, outras dentro das barracas), mas com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas.

 

Alerta. Fora da área de praias e barracas, a Praia do Futuro não tem a mesma movimentação que as outras praias de Fortaleza, e por isso são menos seguras. Por isso, recomenda-se a utilização de táxis (evite os ônibus) para chegar às barracas e retornar aos hotéis, especialmente à noite.

 

O isolamento da Praia do Futuro é causado pela alta salinidade do mar nessa área. Os ventos trazem a maresia para o continente, provocando grande corrosão de partes metálicas de edifícios, equipamentos eletrônicos, etc. Isso, por um lado, afastou as construtoras da Praia do Futuro, e por outro lado obrigou as barracas a fazerem altos investimentos para atrair clientes. A mais badalada de Fortaleza, tem cerca de 07 km de extensão com águas claras, dunas e um corredor de barracas que fazem a festa de moradores e visitantes, com frutos do mar e bebidas típicas.   

 

Feirinha de artesanato à beira-mar

 

Fortaleza é um excelente local para comprar artesanato; em diversos locais do Nordeste, a produção de artesanato ainda é meio de vida, e as técnicas são repassadas de pai para filho. Artistas talentosos produzem diversos tipos de artesanato (madeira, cerâmica, tecidos), de alta qualidade, e vendem por preços relativamente baixos, quando comparados aos preços do Sul do Brasil. Há diversos locais para compra de artesanato, mas os dois mais conhecidos, por agregarem maior número de lojas (ou barracas) e oferecerem mais produtos, são o Mercado Central de Artesanato e a Feirinha da Beira-Mar.

 

Praia de Meireles

 

Meireles é o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes, lojas e outros serviços turísticos; muitas vans de turismo, que oferecem tours na cidade e redondezas, têm o Meireles como ponto de saída e chegada. Também no Meireles, com suas largas calçadas, encontram-se diversas barracas à beira-mar. As barracas têm em geral acesso ao calçadão e à areia da praia, sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada como para um almoço à beira-mar (note, entretanto, que as barracas da Praia do Futuro são maiores e mais bem estruturadas). Essa área é bastante movimentada todo o dia e grande parte da noite. Tanto fortalezenses como turistas vêm ao Mucuripe para caminhar, para almoçar e jantar, para comprar artesanato e lembranças na feirinha (após o entardecer), ou apenas passear e apreciar o ambiente de beleza e tranquilidade.

 

Mucuripe

 

Mucuripe é a continuação da Praia do Meireles, na direção leste; não há um claro marco divisório entre essas praias. O calçadão de Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles, mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia.

 

No final da praia, no trecho próximo ao Porto de Mucuripe, pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos. Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza, para que os turistas tirem fotografias; em Mucuripe, as jangadas são de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores. Dependendo do horário, pode-se ver os jangadeiros ajudando-se mutuamente no trabalho manual (utilizando tábuas roliças) de levar as jangadas para o mar e de volta para a areia. No final da avenida beira-mar, encontra-se o mercadinho de peixes e frutos do mar; pode-se não apenas admirar a fartura de peixes, lagostas, lulas e crustáceos, mas também comprar pequenas porções e levá-las para que sejam preparadas em pequenas barracas, no próprio mercado.

 

É do Mucuripe também que partem os passeios de barco; as embarcações podem levar algumas dezenas de pessoas, e aparentemente são vistoriadas para garantir a segurança dos passageiros. Informe-se nos quiosques localizados nas calçadas da praia (esses mesmos passeios são anunciados nos hotéis da cidade; indo diretamente aos quiosques, é possível obter algum desconto).

 

Outros pontos turísticos

 

Canoa Quebrada

 

Conhecida no mundo todo, é uma das praias mais belas do Ceará, localizada à 156 km de Fortaleza. A praia é cercada por falésias que atuam como um mirante natural, e um mar de águas calmas e transparentes.  É ma região privilegiada na América do Sul, aproximadamente a 3º da linha do Equador, possui um clima estável, entre 27º e 30 ºC durante todo o ano. Tem sim alguns meses de chuva que alcança para abençoar as praias com magníficos coqueiros, falésias, lagoas que nos surpreendem entre as enormes dunas de areia. Durante o decorrer do ano, o céu resplandece em um azul invejável e seus moradores sorriem com a satisfação de quem sabe ser dono de um pequeno paraíso.

 

A origem desta antiga vila de pescadores foi no ano mil seiscentos e cinqüenta, localizada no município de Aracati. Transformou-se num ponto turístico em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila. Este cenário cinematográfico fica a apenas 175 km ao leste de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

 

Hoje, além da paisagem única e exuberante, as atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte de Canoa Quebrada são as excursões pelos pontos turísticos da região e pelas praias vizinhas, entre elas se encontram: Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas.

 

Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou a cavalo e ficar em contato com a natureza do lugar, para os mais aventureiros tem passeios de paramente, buggy e quadriciclo. Canoa Quebrada possui características geográficas particulares. Além de ter temperatura estável (entre 27 e 30ºC) o ano todo, correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, cria um ambiente ideal para prática de vôo com parapente e ventos vindos do leste de até 30 nós com águas calmas são perfeitos para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que vem crescendo rapidamente na região. Se quiser levar um pedacinho de cultura brasileira você pode receber aulas de capoeira na sua estada em Canoa. E o mais importante! No alto da maior duna de Canoa, pode se apreciar um dos maiores espetáculos do nordeste, o Pôr do sol de Canoa. Para os mais místicos o Pôr do sol visto desde a maior duna de Canoa Quebrada tem uma energia diferente aos outros locais. Depois de todo este SPA energético, recupere o fôlego, porque ainda nem começou o que á de mais quente no Ceará, “A noite da Broadway” (rua principal de Canoa Quebrada).

 

O tempero de Canoa Quebrada: Se durante o dia o prato principal gira em torno de lagostas, peixes, arraias, camarões, ostras e caranguejos, à noite, além de todos estes frutos do mar, muitas outras delícias estão fumegando nas panelas, que em breve estarão à postos para o seu bel-prazer. Para isso, a Broadway será quase sempre o seu destino. Calma, não estamos falando da terra do Tio Sam, mas, da única rua de Canoa Quebrada que ao mesmo tempo é point e endereço da maioria dos bares, boates e restaurantes do vilarejo. Para degustar as maravilhas da cozinha regional e uma carne assada que se derrete a cada garfada. Experimente o famoso "trio da casa", um prato com lagosta, camarão e peixe, tão farto que dá para três pessoas comerem bem.

 

A Broadway do Nordeste: Mas, se você já está mais do que alimentado e doido para cair na gandaia, não fuja da Broadway. O agito da rua começa por volta das 22 h e só termina quando o dia já raiou. Aqui, Bob Marley é Deus e os drinques quentes são o manjar dos deuses. Cansou da calmaria? Chegou a hora de entrar no ritmo. Forró, Reggae, dance, rock e axé se misturam nas boates, abertas até às 5 h da manhã. Daqui, só lhe resta ver o sol nascer na praia e desmaiar na cama da Pousada, porque daqui há pouco começa tudo outra vez.

 

Praia do Cumbuco

 

A 37 km de Fortaleza, a praia é repleta de dunas intercaladas por lagoas formando uma paisagem encantadora. Cumbuco possui uma excelente estrutura turística e oferece diversos passeios, desde os passeios de jangada e de buggy, até o ski-bunda.  

Conta com excelente localização no Nordeste Brasileiro, especificamente na Costa Oeste do Ceará, inserida na região Metropolitana de Fortaleza, distante aproximadamente apenas 30 kn do Centro da Capital cearense. O acesso é feito através das rodovias BR-020, BR-222, 4º Anel Viário e CE 090. Sua posição privilegiada é muito procurada por esportistas do mundo todo, já que os melhores ventos passam por essa região. Windsurf e kitesurf são os mais praticados. Por outra parte, tanto Cumbuco como todo o município de Caucaia, conta com uma ótima infra-estrutura de hospitais, escolas, clubes, parques saneamento, estradas, agências bancárias, correio, comércio em geral, transporte (ônibus, trem), estádio e ginásios poli esportivos, além de infra-estrutura turística, hospedagem e alimentação.

 

A distância não é curta nem longa, é perfeita. Normalmente, se for curtindo sem pressa, se faz o downwind em 1 hora mais ou menos. Depois do downwind irado, chega-se ao Cauípe, considerado um dos melhores picos do mundo, água doce total flat de diferentes profundidades, beleza natural inigualável, e um pôr do sol deslumbrante.

 

Através dos anos a praia de Cumbuco tem se adequado às exigências de quem visita, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 40 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional com mais de 20 restaurantes, de especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional entre outras. Outro destaque importante de Cumbuco são as praias paradisíacas e as lagoas.

 

A praia de Icaraí fica a só 10km de Cumbuco e a região é de fácil acesso, existem transportes alternativos e Ônibus a custo bem econômico. Para viajar desde Fortaleza tem ônibus que faz o trajeto Beira Mar - Cumbuco  O lagamar e a Barra de Cauípe "O melhor ponto para prática de Kitesurf do Brasil" se encontra formada pela foz do rio Cauípe que deságua no mar, a bela paisagem conta com dunas, mangue e extensa área de coqueiral. Esta praia também abriga uma vila de pescadores.

 

Lagoinha

 

Antigo refúgio de piratas, hoje é uma colônia de pescadores, localizada em um mirante, de onde se aprecia uma exuberante paisagem de coqueiros, com areia branca na praia e avermelhada nas dunas.   Localizada a 124 quilômetros de Fortaleza, próxima a Paracuru, a praia da Lagoinha é com certeza um dos cartões postais do Ceará. Com 15 km de extensão, sua paisagem é composta de uma larga faixa de areia fina e escura, lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta. Quem visita a Lagoinha tem certeza que esta é a praia dos sonhos. Uma paisagem de cinema contracena com jangadas e um povo muito tranquilo e feliz.O local servia antigamente como porto para piratas franceses e, diz a lenda, que em baixo das dunas de Lagoa da Barra existem tesouros enterrados, porém ninguém nunca achou nada. Mas com tantas riquesas naturais, quem precisa de tesouros?

Em uma das extremidades da Lagoinha se encontra a paisagem mais bela desta praia, e talvez de todo o Ceará. Entre duas dunas avermelhadas, repletas por coqueiros em meio à encosta, a praia faz uma espécie de meia-lua que desemboca em arrecifes no mar. A praia possui boas opções de hotéis e restaurantes, e recentemente foi inaugurado o maior resort brasileiro especializado no público gls. Para os que procuram uma melhor estrutura, a opção é ficar em Fortaleza e conhecer as praias de bugre.

Jericoacoara

 

A 300 km de Fortaleza, uma das praias mais paradisíacas do litoral brasileiro, Jericoacoara abriga dunas móveis, mangues, coqueirais e uma mar de águas mornas e tranqüilas. É o ponto de partida para conhecer a Praia de Mangue Seco e a Pedra Furada, um dos cartões postais da região. Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um santuário ecológico. Foi considerada uma das 10 mais belas praias do mundo pelo jornal Washington Post. Em 1984 tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), conservando praticamente intocada sua beleza natural. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, misturam aspectos do sertão e da costa litorânea nessa antiga aldeia de pescadores. A partir de 2002, Jericoacoara tornou-se Parque Nacional.

 

Energia elétrica se restringe a uma rede subterrânea que alimenta toda a vila, não há postes nas ruas, somente a luz das estrelas e da lua. O contato com a natureza é extremamente intenso e faz você esquecer o resto mundo - nada de trânsito, horários ou complicações. Tudo é muito simples e amplo, dando uma sensação de liberdade indescritível.

 

Quem conhece Jericoacoara não esquece jamais. A beleza das paisagens impressiona a todo o momento: lagoas de água doce e salgada, praias intocadas, rochas esculpidas pelo vento numa área de 200 Km², onde são proibidas a caça, a pesca predatória ou qualquer tipo de poluição. Vale a pena ficar pelo menos cinco dias, porque a viagem é cansativa, mas os visitantes geralmente esticam a viagem por mais alguns dias. Às vezes porque não tiveram tempo suficiente para conhecer tudo, às vezes porque simplesmente não conseguem deixar para trás tanta beleza...

 

Praia das Fontes, em Morro Branco

 

Cercada por falésias, onde podem ser encontradas diversas fontes de água doce.  De um lado, o mar. Do outro, as imensas falésias de cor avermelhada e suas fontes de águas naturais. Não é à toa que o nome do local é Praia das Fontes. Quem conhece esse paradisíaco cenário tem a opção de tomar banho de água salgada, no mar, ou banho de água doce, nas fontes naturais que descem das falésias até a praia. Um cenário único de beleza e tranqüilidade. Em um trecho da praia, algumas fontes despencam das falésias e formam pequenas cachoeiras que caem na areia da praia. Os buggeiros, obviamente, criam lendas de amor eterno para incentivar banhos conjuntos de namorados.

Outra atração natural da Praia das Fontes é uma pequena gruta, escavada pela água do mar nas falésias. A gruta é grande suficiente para abrigar algumas pessoas, mas só pode ser visitada durante a maré baixa.

Vizinha ao Morro Branco (12 km de distância), a Praia das Fontes destaca-se pela calmaria e seus complexos hoteleiros com alto padrão de serviços. Muitos desses equipamentos oferecem shows à noite, passeios pelas praias próximas e até mesmo parque aquático com toboáguas. A lagoa do Uruaú fica próxima à Praia das Fontes, com acesso em buggy ou carros com tração 4 X 4.

Atenção: em geral, os passeios à Praia das Fontes é feito em buggy a partir do Morro Branco. O preço desse trecho é pago à parte, um extra além do que é contratado na saída de Fortaleza (algumas operadoras deixam isso claro desde o princípio, outras não). A van sai de Fortaleza, deixa os turistas em Morro Branco e os apanha novamente alguns quilômetros mais adiante (após passeios pela Praia das Fontes e mergulho na lagoa Uruaú), de onde seguem para Canoa Quebrada.

Uruaú é uma pequena lagoa com águas escuras, onde os buggeiros param e aguardam que os turistas dêem um mergulho. Há uma rústica barraca que vende bebidas e salgados.

No caminho entre a Praia das Fontes e a Lagoa Uruaú, existem algumas dunas altas e íngremes onde é possível tentar a prática do esqui-bunda, deslizar pelas costas das dunas em uma prancha de madeira (que alguns garotos da região alugam por alguns reais a descida).

  

Conhecida por seus trabalhos artesanais em recipientes de vidros, o local abriga um verdadeiro labirinto formado por dunas e falésias, de onde são extraídas diversas tonalidades de areia colorida.   

 

Ao encontrar na estrada a placa que o recebe nas mais belas praias do Ceará (foto à direita) pode entrar sem receio: você vai encontrar praias e atrações inigualáveis. Morro Branco fica no município de Beberibe, a aproximadamente 80 km de Fortaleza, e é possível chegar tanto pela BR-116 como pela CE-040.

 

Provavelmente antes de ir a Morro Branco você tenha ficado um par de dias na cidade de Fortaleza. Se é assim você deve ter visto nas feiras artesanais umas garrafinhas recheadas com areia colorida formando desenhos variados. As areias coloridas originais são de Morro Branco; no labirinto e você poderá comprovar a variedade de cores que a areia pode ter. 

 

Onde ir em Morro Branco ?

 

O Labirinto é um lugar fantástico, no meio das dunas, com um cenário inesquecível. O calor e o silêncio fazem você sentir-se num outro planeta. Em alta temporada chegue bem cedo; os ônibus com milhares de turistas barulhentos começam a chegar a partir das oito da manhã. Ai diga adeus à solidão e ao silêncio do local. Inúmeros guias mirins oferecerão seus serviços por quantias bem módicas. Não é necessário nenhum guia para conhecer o local, já que não é bem um labirinto (você não vai se perder), mas se quiser ouvir histórias um tanto exageradas e fantasiosas contrate um dos garotos. Não é necessário alugar buggy para chegar até a entrada, que fica muito próxima da entrada da praia de Morro Branco.

 

Mundaú

 

É o encontro das águas do Rio Mundaú com o oceano. O local apresenta um harmonioso cenário formado por dunas e águas cristalinas. Mundaú é considerado um dos poucos paraísos perdidos no Ceará. Tem população de aproximadamente 8000 habitantes e vive fundamentalmente da pesca e do comércio das mulheres rendeiras. O turismo começa a se desenvolver, o que cria novas opções de vida. A região tem muitos atrativos naturais, como recifes que abrigam sua calma península, manguezais, lagoas temporárias, grandes dunas, além do Rio Mundaú.O Portal Messejana mostra diversas imagens de praias e pontos turísticos de Fortaleza e do Estado do Ceará. 

A Praia de Mundaú é uma península abrigada por rochedos. Com água doce de um riacho que abastece a vila, é ótima para o mergulho livre e o banho. De 1994 a 2001, foram instalados mais de 30 recifes artificiais em diferentes Municípios costeiros do Estado do Ceará. Deste total, os recifes artificiais da Praia da Baleia (Itapipoca) e da Barra da Sucatinga (Beberibe) foram monitorados sistematicamente quanto à produtividade e à diversidade das espécies, através do controle do desembarque pesqueiro. As dunas são próprias para a prática de Sandboard, o surf na areia.

Nos fins de tarde, vale a pena visitar as rendeiras da vila e observar suas técnicas ancestrais de artesanato. Depois, a melhor imagem do pôr-do-sol é vista nas dunas.

O caminho até Mundaú pode ser feito em um percurso off-road, partindo de Fortaleza em direção ao Litoral Oeste do Ceará. O trajeto atravessa rios e dunas até chegar à Lagoa dos Burros e à Lagoa das Almécegas, com trilhas por dunas e mata nativa que levam à pequena vila.

O Portal Messejana mostra diversas imagens de praias e pontos turísticos de Fortaleza e do Estado do Ceará.

Clique aqui e veja galeria de fotos! 

 Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

  



Exibir todas as matérias sobre Turismo