Baturité e seus encantos,
na região serrana do Ceará

 

 

A equipe de reportagens de Turismo do Portal Messejana esteve novamente no Maciço de Baturité. O trajeto foi feito com saída pelo Anel Rodoviário / CE-060, (passando pelo CEASA, por Guaiúba, Redenção até Baturité, propriamente. A rodovia está em razoável estado de conservação, mas os cuidados não devem ser dispensados. Existem sinalizadores de limites de velocidade, com foto sensores, nas passagens por lugarejos e outros municípios. Mas fiquem antenados mesmo, o melhor roteiro é pela CE-060, apesar de outras alternativas.

 

Baturité fica a 93km da Capital, Fortaleza e tem ainda um rico artesanato e muitos atrativos turísticos. O acesso à cidade pode ser feito pela CE-060 e CE-356. Entretanto, voltamos a dizer, atualmente não utilize a CE-065, pelos motivos apontados nas dicas a seguir.

 

Dicas: caso for subir a serra até Pacoti evite retornar pela CE-065, descida pelo outro lado da serra, passando por Palmácia, tendo em vista que a estrada está em condições péssimas de tráfego, com trechos praticamente destruídos, pessoal e máquinas na pista durante a descida da serra e uma série interminável de buracos. Torna-se praticamente impraticável no momento.

 

Na subida da serra, após Baturité, preste bastante atenção e nunca trafegue pela contramão, nem por segundos. Observe rigorosamente as faixas que indicam ultrapassagem proibida. O tráfego de motocicletas, normalmente em velocidade elevada, e a quantidade de curvas, com pista estreita, são condicionantes perigosas para acidentes. Caminhões do tipo pau-de-arara também podem ser vistos com freqüência.

 

BATURITÉ - o significado do nome

 

O nome Baturité significa "serra verdadeira" no idioma dos tupis, habitantes originais da região. Localizada no sopé do Maciço de Baturité, numa altitude de 175m acima do nível do mar, a cidade, na época do ciclo do café, foi uma das mais ricas do Estado. Repleta de sítios, o município explora bem a fruticultura aliada à horticultura. Baturité é detentora de uma das últimas reservas da Mata Atlântica do Ceará, perfeita para a prática do Ecoturismo.

 

Um lugar ideal para realizar trilhas ecológicas e caminhadas, onde é possível sentir de perto a natureza, respirar ar puro e aproveitar o frio agradável. Em meio à bela paisagem, o turista tem a oportunidade de conhecer as Cachoeiras da Volta, do Frade, do Perigo, do Jordão.

 

Partindo para a história do município, o turista pode visitar monumentos como a Estação Ferroviária, a Via Sacra, com 365 degraus, a Escola Apostólica dos Jesuítas, também conhecida como Mosteiro dos Jesuítas, a Casa do Comendador Ananias Arruda e o Sítio Arqueológico Serra do Vicente.


Igreja Matriz

 

Bi centenária Igreja Matriz de Baturité. Antes da fundação da cidade, os índios Jenipapos e Canindés - primeiros habitantes da Região - adoravam uma pequena imagem de Nossa Senhora da Assunção. A denominação de Nossa Senhora da Palma (Padroeira do Município), foi criada em 08 de maio de 1758, mas, só foi instalada em 19 de Junho de 1762, sendo o seu primeiro Vigário Patrício Joaquim.

 

A construção da Matriz de Baturité foi iniciada à custa dos cofres públicos sob a direção de Francisco Xavier de Medeiros, o mestre que também edificou a Matriz de Canindé. Construída no século XVIII, possui arte bizantina com predominação do barroco sendo a única paróquia no Brasil a apresentar estas características.

 

A igreja dispõe de duas naves, sete altares, três sinos e um grande relógio público. Comporta até 3 mil pessoas.

 

No seu interior há ilustrações de cenas bíblicas em pintura a óleo, em estilo clássico, executadas por artistas da região: Raimundo Seabra e Pe. Luis Bezerra.

 

Em 1824, durante a Confederação do Equador, a igreja foi transformada em depósito de pólvora e depois de armamentos e munição. Hoje a igreja encontra-se bastante modificada na sua parte interior. As reformas não obedeceram a originalidade, mas, a população ainda se orgulha pelo seu templo bi-centenário.

 

ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE BATURITÉ

 

Cachoeira de Santa Edwiges

 

Em qualquer época do ano, os turistas que chegarem a Baturité poderão aproveitar a cachoeira Santa Edwiges. A bela vista e o relaxante banho são destaques no passeio. O programa é para quem procura o contato direto com a natureza.

 

No local, os visitantes têm a oportunidade de apreciar galinha caipira a cabidela ou uma deliciosa peixada em um restaurante ao lado da cachoeira. Existe ainda uma pousada onde os turistas podem ficar hospedados e aproveitar a exuberância da natureza de Baturité.

 

Estação Ferroviária de Baturité

 

O trem "Maria Fumaça" chegava e partia cheio de sacas de café. Assim era a rotina da Estação Ferroviária de Baturité, local estratégico para o escoamento da produção cafeeira do interior para a capital cearense. A estação foi uma das primeiras a ser construída no Ceará, em 1870.  Hoje, o local preserva alguns dos equipamentos daquela época, como o trem "Maria Fumaça", além de conservar a arquitetura do próprio prédio. Na estação, funciona uma central de artesanato onde os turistas podem adquirir produtos feitos na cidade.

Na estação ferroviária, muitos turistas aproveitam para serem fotografados com a antiga locomotiva.

 

O Parador dos Jesuítas

 

Um recanto que traz um clima de religiosidade e paz para quem ali está. Assim, quem procura um local que combina com a harmonia da serra tem lugar certo para se hospedar em Baturité, o Parador dos Jesuítas. A construção, feita toda de pedra, foi inaugurada em 15 de agosto de 1927, sendo procurada por quem quer total tranqüilidade. O local deixou de ser uma escola de formação de sacerdotes jesuítas em 1963.

 

Ainda administrado por jesuítas, o parador possui equipamentos adequados para a promoção de eventos. No local, os visitantes apreciam um belo jardim, uma horta e têm ainda uma visão privilegiada dos municípios de Baturité e Aracoiaba.

 

Nas fotos produzidas pelo Portal Messejana figuram imagens do interior do Mosteiro, da Capela e também do Mirante dos Jesuítas, estas com vistas panorâmicas dos municípios.

 

Fotos de Baturité

Parador dos Jesuítas 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo