Fortaleza e suas maravilhas

 

 

 

 

Fortaleza, capital do Ceará, é um dos destinos preferidos pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Nos últimos anos, tem havido um crescimento notável no número de visitantes.

 

O que torna Fortaleza e o Ceará tão atrativos para os visitantes?

 

É difícil apontar uma única razão. Em vez disso, é melhor citar um conjunto de diverso atrativos: as praias ensolaradas, a vida noturna agitada (segundo o New York Times, Fortaleza tem a noite de segunda-feira mais agitada do mundo), a deliciosa cozinha regional, a rica cultura, o povo simpático e amigável.

 

Fortaleza tem um povo alegre, livre e descontraído. Uma cidade tropical onde os dias e as noites são sempre muito animados.

 

No corredor da Praia do Futuro, as barracas atraem de dia milhares de pessoas com muito peixe, caranguejo, mariscos, tudo regado a bebida típica local - a caipirinha - ou a uma cerveja "bem suada"; claro que não pode faltar a delícia da água-de-coco servida gelada no próprio coco-verde.

 

À noite, é na 5ª feira que todas estas barracas apresentam música de forró ao vivo, enquanto é servido o tradicional caranguejo, que é degustado quebrando-se a carapaça numa atividade quase ritual muito divertida.

 

Fortaleza tem uma grande fraqueza, uma fraqueza que a fortifica ainda mais: adora receber visitas. E é do tipo que vai logo mostrado a sala, a cozinha, o quintal. Manda sentar, tirar os sapatos, ficar à vontade, que ela já vem servir um um suco de graviola, uma cachaça com caju, uma lagosta fresquinha, tradiza agorinha do mar pelos jangadeiros. A algazarra lá fora? São seus filhos encenando o Bumba Meu-Boi, dançando a Caninha Verde, curtindo um forró.  

As pessoas desfilam felizes nas passarelas arenosas do Meirelles, do Futuro e do Mucuripe. É a herança de Iracema, a virgem dos lábios de mel, ilustre escritor conterrânio José de Alencar, é perpetuada como estátua no cais do porto.

 

No corredor da Praia de Iracema, dezenas de bares, restaurantes, lanchonetes, boutiques, galerias e botequins, fazem o conjunto do cenário vivo de Fortaleza. O bairro é uma mostra da cultura cearense, expressa pela alegria, pela música e pela vida que o domina em todos os ambientes. Lá, no internacionalmente conhecido Pirata Bar, é que acontece todas as semanas, e durante todo o ano, a 2ª feira mais animada do mundo; nessa casa de show o forró você está sempre no centro das atrações.       

Nas outras noites da semana, a cidade inteira é animada pela música e pela dança regional e popular. São as bandas de forró, os pagodeiros, os sanfoneiros, os cantadores e os repentistas que se revezam por toda a noite fazendo a festa nas casas noturnas, clubes e parques de vaquejadas.

 

Portão de acesso internacional do Ceará, Fortaleza também é ponto de partida ideal para conhecer um destino turístico rico e diversificado em meio à natureza, à cultura, à riqueza dos ecossistemas do litoral das serras e do sertão.

 

Está ligada diretamente às Américas do Norte e do Sul, e também à Europa (Itália e Portugal), através do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

 

Fortaleza é feita para você sentir emoção a todo momento. Nas praias; nas compras; no artesanato; na culinária; na cultura e nas festas.

 

 

 

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo