5 soluções para os maiores problemas com o seu cabelo

 

 

 

Uma das coisas que nos faz perder a cabeça é acordar e descobrir que, uma vez mais, o nosso cabelo resolveu ter vida própria e armar, espigar, enfim, não obedecer a nenhum comando. Mas tudo tem jeito e, antes de você pensar “eu tenho cabelo ruim”, atenção ao lembrete do expert Fábio Nogueira, consultor desta reportagem: “Cabelo bonito não é presente dos céus, é conquista diária. Se você cuidar corretamente, não há como ele desandar.”

 

1. Não consigo controlar o volume

 

Volume faz parte do pacote “cabelo cacheado ou crespo”, por isso, lição número 1: não há milagre que faça o encaracolado perder volume como se fosse um liso. O que você consegue – e deve fazer – é reduzir o efeito armadão, não eliminá-lo. “Na expectativa de deixar os fios escorridos, as mulheres acabam abusando de produtos. O resultado é sempre um cacho sem definição e um aspecto de sujeira”, alerta Fábio. Para controlar o seu, três pontos importantes:

 

O corte

 

Cabelo crespo não aceita bem corte com navalha porque o formato em espiral do fio pode ganhar mais volume ao ser desbastado. Assim, apesar da moda da navalha, fique com a tesoura. Não tenha medo de arriscar um desfiado: feito próxima à raiz, ele tira volume do alto da cabeça e não aumenta.

 

A secagem

 

Compre um difusor (acessório que parece uma peneira e deve ser encaixado no secador). Ele diminui a força do ar e distribui a sua saída, soltando os cachos sem armá-los. Secar o cabelo só com o aparelho comum é como sair com o cabelão na ventania, ou seja, fazer com que ele triplique de tamanho. Se você opta pela secagem ao natural, que não seja ao ar livre (a menor brisa e lá vem armação).

 

O produto

 

Não há melhor amigo do cacho do que o hidratante leave-in (aquele sem enxágüe), pois ele vai hidratando os fios aos longo do dia. O leave-in deve ser aplicado no cabelo molhado (quase pingando) para penetrar bem no fio. Após a secagem, o produto adere ao cabelo (como se preenchesse os fios), deixando-o mais pesado. Esse “peso extra” faz com que o cacho abra, reduzindo o volume.

 

2. Não encontro o produto certo

 

Comprar um produto de uma marca conhecida, que desenvolve amplo trabalho de pesquisas e investe pesados nas novas tecnologias, garante 50% do bom resultado. Os outros 50% ficam por conta do modo de usar, ou seja, é mesmo com você, amiga. As regrinhas estão a seguir:

 

• Escolha xampu, condicionador, máscara e leave-in específicos para seu tipo de cabelo. Não invente! Liso é liso, crespo é crespo.

 

• Condicionador, máscara e leave-in devem ser aplicados com as mãos, mecha por mecha (a dois dedos da raiz), mas espalhados com um pente de madeira de dentes largos (vá até o finalzinho do fio). Respeitar o intervalo de uso também é importante: condicionador e creme para pentear leave-in sempre (sim, os dois) após cada lavagem; máscara, uma vez por semana (você pode abrir mão do leave-in).

 

• Depois de aplicados os produtos, retire o excesso de água com uma toalha macia (sem esfregar, apertar com força ou enrolar a própria na cabeça). Vá pressionando delicadamente a toalha nos fios. Ok, leva tempo mesmo. Mas é a sua segurança de um bom resultado.

 

• Faça um ritual do penteado. Lavou, hidratou, tirou o excesso de água? Então, é a vez de sacudir. Sacuda suavemente a cabeça ainda molhada para baixo, para a esquerda, para a direita e, por último, para trás. “Isso solta os cachos, ajuda a formar espirais mais bonitas e deixa um aspecto natural”, ensina Fábio. “Depois de seco, repita o ritual. Se necessário, solte a raiz com a ponta dos dedos evitando que os fios fiquem grudados no topo da cabeça”, complementa.

 

3. Virei escrava da escova

 

Que tal dar uma segunda chance para os seus cachos antes de alisá-los mais uma vez? Quer algumas boas fontes de inspiração?

 

Pegue uma revista de celebridades e comprove:

 

Há mulheres belíssimas que não abrem mão dos caracóis. Ana Paula Arósio, Maria Fernanda Cândido, Patrícia Pilar são exemplos maravilhosos.

 

Abuse e use dos acessórios

 

Tiaras, lenços, presilhas. Eles estão súper na moda e dão um efeito especial a qualquer penteado.

 

O seu cabelo é delicado por natureza e o excesso de secador, chapinha ou alisamento vai danificá-lo

 

Embora os cacheados e crespos pareçam ser fortes e grossos, são finos e muito frágeis — parte da explicação para isso é que sua estrutura em espiral impede que a oleosidade natural seja bem distribuída por toda a extensão do fio. Sem a hidratação adequada, ele resseca muito e acaba se partindo com facilidade e perdendo o brilho. Por isso, o abuso das químicas em geral pode significar um desastre. Deixe a versão lisa apenas para quando quiser surpreender com um visual diferente e, para isso, lance mão dos chamados alisantes temporários (você aplica no cabelo úmido e faz uma escova mais rápida). Eles duram até a próxima lavagem mas fazem um efeito bonito sem danos à saúde dos fios.

 

4. As pontas espetam

 

A lição básica: invista em xampus específicos para cacheados. Eles contêm substâncias de hidratação intensa que fazem com que os fiozinhos arrepiados fiquem bem assentadinhos. Lição número 2: intercale o seu silicone de pontas com um spray de brilho. “Os sprays de brilho também têm base siliconada. Isso significa que selam as pontas duplas ao mesmo tempo em que mandam embora o aspecto opaco”, diz Fábio. Outra vantagem é que o spray não requer nenhum treino para a aplicação. Já o silicone pede uma certa técnica: coloque algumas gotinhas na palma da mão, esfregue uma na outra até aquecê-las bem. Só então passe-as nas pontas dos fios, soltando as mechinhas que ficaram grudadas com os dedos.

 

5. Os cachos desandam

 

Se você lava e seca direitinho e, mesmo assim, seu cacheado desanda, está faltando um produto precioso no seu nécessaire: o ativador de cachos. Não funciona? É porque você está usando errado. Uma mistura de finalizador com hidratante, o ativador é um produto para o dia seguinte. “Ao contrário do que se pensa e até do que muito rótulo ensina, o ativador de cachos funciona muito bem um dia após a lavagem”, revela Fábio. O cabelo cacheado ou crespo, por ser frágil e quebradiço, não pode ser lavado todos os dias. Então, faça assim: no dia da lavagem, aplique o condicionador e o leave-in, que já vai favorecer a formação do cacho. No dia seguinte, quando o fio já não tem mais o mesmo brilho e o desenho (o leave-in já foi absorvido), é a hora do ativador no cabelo seco mesmo (ele deixa o cabelo bonito e ajeitado). Outro item importante no quesito “cachos em ordem” é a escovação. Nunca penteie o cabelo seco porque ele vai ficar parecendo uma pelagem de cachorro poodle. Penteie e desembarace os fios – sempre com a ajuda do leave-in – no chuveiro ou ao sair dele. Se não for dia de lavagem, penteie os fios mais rebeldes após a aplicação do spray de brilho, ajeitando-os com as mãos. 

 

 

Veja também Portal Messejana nas redes sociais: 


 



Exibir todas as matérias