Pavão

 

Uma ave exótica e ornamental.

 

O Pavão é uma ave ornamental de origem indiana, encantadora e admirada por todo o mundo pela beleza das cores de suas plumagens. O colorido dessa ave denuncia seu parentesco com o faisão (ambos pertencem à família dos faisianídeos). Assim como seus primos, os pavões machos são mais vistosos e um pouco maiores que as fêmeas.

 

Sem dúvida, é um animal exótico e sedutor. Não tem como passar por ele sem parar para admirá-lo! As penas que cães durante a troca natural são usadas em fantasias de carnaval, em enfeites para casa, etc.

 

Sua alimentação é extremamente simples. Tão comum quanto à das galinhas. Não há nenhum tipo de ração especial. Consome cerca de 100 g de alimento por dia e deve ser trocado diariamente junto com a água. O macho chega a medir mais de 2m, do bico à extremidade da cauda. O peso, em média, é de 4 Kg, já a sua altura é de 80 cm.

 

Sua carne é comestível, porém não é especialmente saborosa. Somente as aves novas servem para o consumo, uma vez que nas adultas a carne torna-se muito rígida.

 

A maturidade sexual nos machos chega a partir dos três anos de idade, quando a plumagem da cauda atinge o crescimento total. As fêmeas, mais precoces, estão prontas para a reprodução um ano antes. Independente da coloração, os pavões podem procriar até os 14 anos, mas é muito difícil que vivam além dos 18 anos.

 

Beleza para cortejar


Quando o pavão abre o seu leque de penas, está à procura de uma pavoa para cortejar, é para esse efeito que os machos usam as suas cores garridas.
A pavoa, como acontece com as fêmeas de quase todas as aves, é bastante mais discreta. Embora seja também de grande beleza, as suas cores menos vivas servem como camuflagem para proteger o ninho, ou as crias, dos predadores.


Hábitos


Para passar a noite, o pavão sobe para os ramos mais altos dos arbustos, ou mesmo árvores, para se sentir protegido. Caso sinta algum predador por perto, emite repetidamente o seu som característico, para o afugentar, e para avisar as outras aves da presença de intrusos.

O pavão é uma ave muito territorialista, portanto, sempre que sente o seu território invadido por outro macho da mesma espécie, vai lutar com ele, até que o estranho abandone o seu território. Se, eventualmente, perder uma luta, então retira-se, para procurar outro território e lutar pela sua posse.

Durante o tempo que dura a época do acasalamento, o pavão faz ecoar a sua voz noite e dia, sendo por isso um animal desaconselhado para viver em zonas muito habitadas.

Reprodução


A pavoa põe, em média, 6 a 8 ovos, que levam cerca de 30 dias a eclodir.

Longevidade


Um pavão pode viver cerca de 30 anos, e medir cerca de 2 metros



Exibir todas as matérias de Vida Animal