A escada da escuridão

 

 

 

Jose Nelson Matos

 

 

A escuridão assusta, mas também pode revelar aquilo que não queremos ver. Envolvido pela noite esta a escada secreta que leva a nossos sonhos mais íntimos, é por ela que subimos ao desejar um toque suave de mãos em nosso corpo, é por ela que percorremos ao desejar sermos guiados através da nevoa e da quietude para ouvir um coração bater por nós… É por ela que caminhamos lentamente temendo algum brilho que revele nossas imperfeições, uma ruga, um semblante cerrado, um medo de sermos ignorados, rejeitados não-amados… É por ela que engatinhamos tocando o chão frio em busca de objetos mágicos que nos tragam beleza e satisfação, um anel de prata, uma pulseira dourada, um colar de pedras, enfim, algo que nos faça sentirmos desejada, amada, melhorada… É por ela que nos arrastamos ao tentar nos esconder de nossos defeitos, de nossos mal-feitos, de nossos erros… É por esta escada escura e temida que todos um dia subirão… E ao chegar ao topo, ao final, tudo o que restará é o brilho de mais um dia nascendo, pois a noite se foi… E tudo que deveria ir com a escuridão pode ou não ter ficado em suas mãos, depende de você…

 

Seu jardim lhe agrada?

 

Perambule nesta época de primavera sobre suas flores. Ande pelo seu jardim de rosas, por todas aquelas que você recebeu em sua vida, em seus aniversários, em suas manifestações românticas, em seus encantos, em suas vitorias… Passeie pelo bosque de suas atribuições, veja tudo que construiu… As canções que você inspirou, as sombras que você revelou, as árvores que você preservou… Observe as fitas amarradas nos galhos que lembram as danças de roda que você dançou… Todas as suas vozes, seus olhares, seus toques, seus passos estão neste jardim como frutos de sua trajetória, de sua jornada… Olhe, perambule, afinal é primavera, veja ao redor tudo o que você já deixou neste jardim… Te agrada? Não agrada?

Faça seus dias valerem a pena, e seu jardim ser belo como a primavera deve ser…

 

Lance seus olhos ao mundo

 

Lance seus olhos ao horizonte em seu caminho, sinta orgulho de sua trajetória até aqui. Lance seus olhos aos que acreditam em você, em seus atos. Lance seus olhos e se eleve em profunda sensação de prazer e alegria de saber que você esta ai, viva, vibrante. Lance seus olhos ao brilho do sol de um belo dia, ás ondas do mar de uma bela tarde, à nevoa clara que abraça a lua a noite. Lance seus olhos ao movimento de uma dança simples, ao sabor de uma melodia singela, ao toque de alguém que lhe afaga. Lance seus olhos repentinamente a tudo que você não olhou ontem, o mundo esta aí para ser admirado, percebido, sentido. Lance seus olhos sobre você e sinta que és o motivo de compartilhar toda a beleza deste mundo. Lance seus olhos; enquanto eles estão abertos…

 

 

Jose Nelson Matos, escritor e colaborador do Portal Messejana



Exibir todos os artigos