A beleza da Rota das Falésias

 

 

 

Simplesmente espetacular! Faz parte do roteiroIcapuĂ­ e seus encantos naturais turístico cearense. O visitante fica deslumbrado com as belezas que encontra na região. Quem nunca ouviu falar da praia de Canoa Quebrada, no Ceará? Suas belas praias de dunas brancas e falésias de areias coloridas atraem turistas de todo o mundo. Mas o litoral leste do Ceará reúne outras preciosidades para os amantes do segmento de Sol e Praia. 

 

Além da capital, o roteiro inclui os municípios de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapuí, chegando próximo à divisa do Rio Grande do Norte. Além das praias, a primeira parada, Aquiraz, oferece um rico centro histórico e também o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. A distância de Fortaleza é de 32,3 km.

 

Já Cascavel, distante 80 km da capital, possui a Central de Artesanato e a Praia de Águas Belas, que é cortada pelo Rio Mal Cozinhado, que deságua no mar. Com a maré baixa, a areias formam pequenas e convidativas ilhas.

 

Em Beberibe os atrativos são: a praia de Morro Branco (onde se localiza o Monumento Natural das Falésias) e a praia das Fontes. O que chama a atenção é a diversidade de coloração das areias.

 

A última parada é Icapuí, que fica a 200 km de Fortaleza, e é a terra da lagosta. Os principais passeios se destinam às praias de Ponta Grossa, Redonda e Tremembé.

 

DICAS DE VIAGEM DO PORTAL MESSEJANA

 

A equipe de reportagem do Portal Messejana esteve em quase todas as praias do litoral leste do Ceará. Visitou o município de Icapuí, tão conhecido por suas belíssimas praias. Na oportunidade conferiu de perto a beleza do local e a importância da divulgação desse ponto turístico imperdível para quem visita o Ceará. Foram produzidas centenas de imagens digitais e filmes que foram divulgados no Portal Messejana e no Youtube do Portal, Seção TOP-100.  

 

Durante o roteiro, é possível fazer passeios de buggy e jangada, além de tours panorâmicos. Em algumas praias também se pratica esportes como o kitesurf. Em Canoa Quebrada, por exemplo, a garotada se diverte com o “skibunda”. No site www.rotadasfalesias.com.br, há outras dicas e contatos de receptivos turísticos.

 

Com a Rota das Falésias, o turista pode conhecer quase 200 quilômetros de praias, dunas e falésias, ricos também em manifestação cultural. Partindo de Fortaleza, é possível conhecer alguns dos principais atrativos do litoral cearense em até oito dias.

 

ROTEIRO E MAPAS DE VIAGEM

 

O percurso foi tranqüilo e as rodovias estão em bom estado, particularmente a CE-040. Para quem dirige especial atenção aos trechos em que a CE-040 está sendo duplicada. Após Aracati (passagem por fora da cidade) até a entrada para Icapuí (50 km aproximadamente) deve se prestar mais atenção por conta de buracos no asfalto (rodovia federal). Outra ressalva a fazer é referente à sinalização, que é precária em muitos locais, tanto em quantidade, quanto em qualidade de informações e ainda pela falta de manutenção das placas existentes, dificultando o percurso por falta de indicações mais precisas. Indicação dos prontos-socorros mais próximos, telefones de emergência e algum tipo de proteção a quem viaja não foram praticamente encontrados. Para visualizar melhor os roteiros o Portal Messejana utiliza os mapas em PDF (pesquise no Google por "mapas, Ceará e a cidade desejada, por exemplo,"). Os programas permitem a impressão do mapa escolhido.  

 

O MUNICÍPIO DE ICAPUÍ

 

Icapuí localiza-se a 190 km de Fortaleza e 60km de Mossoró. Faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. Com praias calmas de ondas brandas, com diversidades de praias com: falésias, pedras dentro do mar formando piscinas naturais. Tem 64 km de praia lisa e bonita, beirada por dunas, falésias e pedras multicoloridas com algumas grutas.

 

Na beira da praia, barracas e restaurantes oferecem o que tem de melhor em pratos regionais com lagostas, peixes e camarão. Com falésias e dunas coloridas, que proporcionam uma vista, a 80 metros de altura, considerada uma “obra da natureza”.

 

À noite, após os passeis pelas praias locais, não deixe de visitar o Centro de Icapuí, onde você poderá comer uma boa pizza, tomar sorvete e relaxar de toda a movimentação, apreciando a natureza e os atrativos do local. 

 

Praia da Redonda
Praia da Ponta Grossa
Praia da Peroba
Praia de Barreiras

 

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo