Minhas experiências no mundo virtual

 

 

 

 

Quando eu quis iniciar-me no mundo virtual tive o primeiro aborrecimento, que me fez, então, quase desistir deste meu intento. Pois, ao pesquisar numa página de anúncios de jornal, tive a má sorte de me esbarrar com o primeiro "rato"...
Contratei-o, sem o conhecer, para instalar o meu Microsoft Windows XP Professional SP-2, em meu computador, da marca ZMAX. Cobrou-me vinte e cinco reais, pelos seus serviços. Recebeu e, em seguida, foi-se...! Mais tarde, tomado pela minha enorme expectativa, liguei meu micro e... Para onde foi o meu Windows XP? O infeliz indivíduo instalou, apenas, o processo de abertura do BIOS; e não deu continuidade para a instalação do Microsoft Windows XP; esperava ele que eu o chamasse, novamente, para instalá-lo. Perdi os vinte e cinco reais, mas o cara caiu do cavalo... Mandei-o para as cucuias e pus-me à procura de outro profissional.

 

Como segundo aborrecimento, fui até a uma loja de eletrodomésticos, muito famosa, para pedir informações sobre o moço que instalava o Windows XP nos computadores que fossem adquiridos, ali, como oferta promocional. O rapaz (O outro "rato") tinha boa aparência e me parecia ter comportamento íntegro. Fez a instalação, corretamente, cobrando-me vinte e cinco reais pelo seu trabalho. Daí, passei a usar, finalmente, o meu tão sonhado computador. Só que, dias depois, começaram a surgir cousas muitos estranhas... Minhas imagens, com preferência as fotos, mudavam de lugar; meus arquivos eram mexidos e remexidos, sem que eu houvesse movido alguma coisa... Logo, comecei a deixar documentos escritos com textos recheados de impropérios... "Seu filho da p... eu sei quem é você... fora do meu computador, senão lhe vou denunciar!" E outros escritos mais. Até que, ao esgotar minha pouca paciência, telefonei para o rapaz, dizendo-lhe que lhe poderia processar, por haver roubado minha senha. Após ásperas discussões, entre as partes, ele me ameaçou processar, por lhe haver acusado de algo inverídico, sem provas concretas. Disse-lhe eu que somente ele teria condições de invadir meu computador e mexer em todos os meus arquivos, daquela maneira; porque havia copiado minha senha, no momento em que se criava a conexão com o provedor. Sem mais argumento, ele desligou o telefone. Ele se intimidou, porque ele tinha consciência de que havia copiado minha senha, quando me fez repeti-la cinco ou seis vezes, enquanto a digitava. Mandei formatar meu computador e as invasões continuaram... Mandei formatá-lo, novamente; mas, desta vez, alterando a senha de conexão. Nunca mais o rapaz me importunou!

 

Podendo considerar como terceiro aborrecimento... Quando eu já havia conseguido um profissional de confiança, minha mulher, bastante observadora, me questionou sobre as frequentes formatações, durante curto espaço de tempo (30 a 60 dias)...
Parecia-nos, até, coincidência! Só que aquela "pulga atrás da orelha" me fez alertar.

 

Não porque alguém que formate algum computador seja desonesto, a ponto de tomar senhas, para usá-las. Mas, existem pessoas que deixam instalados nos micros de seus clientes, alguns programas de Acesso Remoto, com a finalidade de, quando de suas necessidades financeiras, simularem defeitos, para que seus clientes os chamem para os devidos consertos daquilo que eles próprios já programaram, lá, em seus próprios computadores. A partir de então, passei noites e madrugadas, sem sonos, pesquisando no Tio Google, com propósito de aprender tudo sobre formatação. Aprendi e passei a formatar os dois micros, aqui, de casa.

 

Agora, o meu maior aborrecimento é minha luta, tão desigual, contra a poderosíssima Microsoft. Meu Windows XP, cuja chave é genuína, me é, sempre, questionado pela Microsoft, como sendo de uma versão pirateada. Com justíssimas razões, venho desvencilhando-me dos problemas que ela (Microsoft) me vem impondo. Por sua vez, ela me joga outros e outros mais... Deste modo, cada vez mais, vou adquirindo mais experiências, safando-me de tudo, quando possível... Pois descubro, passo a passo, novos truques.

 

Quem não se aborrece com aqueles balões insistentes da Microsoft, que surgem na inicialização, como a desconfiar de que seu Windows XP não seja genuíno?

 

Quem não se aborrece com aqueles, também, insistentes balõezinhos, na barra de inicialização rápida... "As atualizações estão prontas, clique aqui..." Verdade?

 

Quem não se aborrece com aquelas demoradas atualizações automáticas... "Atualizando de 01 a 96... ", no fechamento do Windows XP?

 

Acho que estão pretendendo obrigar-nos a mudar para o Windows 7 (Observa-se que este já vem instalado em computadores e notebooks, da atualidade). Também, acho que as atualizações do Windows XP deveriam ser VERDADEIRAMENTE AUTOMÁTICAS, sem a indesejável intervenção dos usuários do Windows XP.

 

Talvez, quem sabe, não sejam estas algumas das razões por quê muitos e muitos internautas prefiram o LINUX ! ... Será?

 

 

Pedro Mallmann Filho

 



Exibir todos os artigos