Conheça os atrativos turísticos de
alguns municípios do Ceará
 

 

 

Nota do Portal Messejana

 

Os municípios estão em ordem alfabética, portanto há aqueles estão situados na Costa Sol Nascente, Costa Sol Poente, Sertão e regiões serranas do Ceará.

 

Acaraú

 

Praias, dunas, restingas, porto de barcos, colônias de pescadores. Lagoas interdunares. Rio Acaraú com ilhas, manguezais abrigando aves e fauna características. Praias - Barrinha, Aranaú, Monteiro, Arpoeiras, Barra do Zumbi, Espraiado, Volta do Rio, Coroa Grande. Lagoas - Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar, Carrapateira.

 

Aiuaba

 

Estação ecológica criada em 1978 com uma área de 13.065 ha, caatinga arbórea e subarbórea densa e fauna variada.

 

Amontada

 

Praias propícias para práticas de esportes náuticos, notadamente windsurf, extenso coqueiral, dunas, colônias de pescadores. Lago. Foz de rio. Praias - Icaraí de Amontada (praia em forma de enseada com extenso coqueiral), Praia de Caetanos, Praia de Apiques (Caetanos), Praia de Jiqui, Praia de Pedra Comprida, Enseada dos Patos (Icaraí), Praia de Moitas (Icaraí), Lago Humaitá (Caetanos). Amontada fica a 165 quilômetros de Fortaleza, no litoral Oeste do Estado.

 

O acesso de carro para Amontada, de Fortaleza, é pela BR-222, até Umirim, depois pela BR-402 até Amontada. Dali, o roteiro é feito em estrada carroçável até Icaraí, de onde parte pela orla marítima, até Jequi. O trajeto só pode ser feito em veículo 4x4.

 

Aquiraz

 

Praias, enseadas, dunas fixas com densa vegetação, bicas de água doce, lagamar, manguezal, coqueiral e carnaubal, abriga ancoradouros e núcleos de pescadores. Lagoas, uma delas com sangradouro coberto de vegetação primária. Barras de rio. Complexo Turístico, água parque com torre de 24 m de altura, seis toboáguas, rio artificial de 300m, saunas secas e a vapor, restaurante. SPA. Camping. Praias - Porto das Dunas, Prainha, Presídio, Iguape, Barro Preto e Batoque.

 

Como chegar: CE-040 - Principal acesso à sede e a diversos pontos do território municipal, a partir de estradas vicinais que nela se originam. Trata-se da via que liga Fortaleza às praias da Costa Leste, contando com ciclovia em diversos trechos e sendo duplicada até Aquiraz. Logo no início passagem por Messejana, conhecido distrito de Fortaleza, onde se localizam as famosas tapioqueiras. Trechos da CE-040 - CE-025 (Porto das Dunas - Prainha) Rodovia Estadual que liga Fortaleza à Prainha, passando pelo Porto das Dunas. Ao trafegar por esta via o turista poderá apreciar lindas paisagens naturais com dunas, manguezais e praias. Às suas margens encontra-se implantando o Parque Eólico de Aquiraz. CE-043 (Acesso ao Iguape)

Via que se origina na CE-040, na localidade de Fagundes, e que dá acesso às praias do Iguape, Presídio e Barro Preto. É dotada de pavimentação asfáltica, iluminação e paradas de ônibus. Estrada do Fio - Trata-se de uma antiga via ligando Fortaleza a Aquiraz, tendo sido aberta acompanhando o percurso do telégrafo. A maior parte de seu trajeto ocorre no Município de Eusébio, penetrando muito pouco no território de Aquiraz.

 

Aracati

 

Praias, enseadas, falésias de areias brancas, vermelhas e coloridas, cordão de dunas com coloração variada, denso coqueiral, nascentes com banhos de bicas, núcleos de pescadores, ancoradouros e fundeadouros de barcos e jangadas. Barra de rio com ilhas fluviais. Praias - Canoa Quebrada, Porto Canoa, Quixaba, Majorlândia, Cumbe, Esteves, Tapera, Lagoa do Mato, Fontainha, Retiro Grande. Distância de Fortaleza: 150 km. O município de Aracati faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte; a distância até Natal é aproximadamente 360 km.

 

Acesso: CE-040 e BR-304; acesso a Canoa Quebrada requer ainda trânsito uma via vicinal.

 

O município de Aracati conta com Patrimônio Arquitetônico tombado, edificações do século XVIII e residências que ainda guardam na fachada a herança da colonização portuguesa com seus azulejos da época colonial. Em abril de 2000, a cidade foi tombada pelo Iphan como Patrimônio Histórico Nacional, em reconhecimento à importância de seu conjunto arquitetônico para a memória do país. Aracati também é conhecida por promover um dos mais animados carnavais do litoral do Ceará.

 

Porém, a maior atração do município é a Praia de Canoa Quebrada, conhecida internacionalmente. Descoberta na década de 70, Canoa, a 148 km de Fortaleza, conta com o símbolo da cidade, uma lua e uma estrela, esculpida em suas falésias. O pôr-do-sol de cima das dunas transforma Canoa Quebrada em um dos ícones de beleza do litoral cearense. Além das belezas naturais, a praia oferece aulas de kitesurf para os turistas interessados em esportes de aventura, e conta com hotéis de alto padrão.

 

Canoa Quebrada tem uma das noites mais animadas no Estado. Na Broadway, principal rua da vila, restaurantes com especialidade na culinária internacional, bares e boates se misturam numa profusão de ritmos que variam entre o forró, a música eletrônica, música popular brasileira, jazz, reggae, dentre outros. Em algumas ocasiões, os visitantes participam de luais à beira-mar, como o evento chamado Canoa em Chamas (um festival de reggae), com show pirotécnico e muita música durante toda a noite.

 

Nos arredores da praia, vale a pena visitar Majorlândia, conhecida pelo artesanato com areias coloridas. A Praia Lagoa do Mato pouco foi visitada, mantendo os costumes dos pescadores que residem naquele pedaço de paraíso. Quixaba e Retirinho são também exemplos de praias que encantam pelas belezas naturais do local.

 

Araripe

 

Floresta da Chapada do Araripe. Grutas. Inscrições rupestres.

 

Aratuba

 

Cachoeiras.

Florestas preservadas.

 

Banabuiú

 

Formação de inselbergs. Rio propício para prática de esportes náuticos. Açude.

 

Barbalha

 

Estância hidromineral, com mais de 30 fontes de águas naturais, algumas delas formam piscinas naturais e de águas minerais e hipotermais. Floresta Nacional do Araripe constitui-se num importante ecossistema da fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção. Gruta no arenito considerada a única navegável no Brasil.

 

Barroquinha

 

Praia, manguezal, pesca de caranguejo, dunas, mata de coqueiros. Lagoas interdunares.

Planície de inundação do rio Timonha. Ilhas fluviais. Praia - Bitupitá.

 

Baturité

 

Cachoeiras. Florestas úmidas preservadas. Pontos turísticos principais: Igreja de Baturité, que dispõe de duas naves, sete altares e comporta aproximadamente 3 mil fiéis. No seu interior há ilustrações de cenas bíblicas em pintura a óleo, em estilo clássico, executadas por artistas da região: Raimundo Siebra e Padre Luís Bezerra. Construída no Século XVIII, apresenta características do Barroco. É a única Paróquia na Brasil com esta invocação.

 

Imagem de Nossa Senhora de Fátima, erguida em 1967 com 12 metros de altura, no período de sua inauguração foi considerada a maior estátua mariana do mundo. Seu idealizador foi o Senhor Pedro Odísio. Em frente à Imagem estão localizados os três Pastorinhos com três cordeiros. Via Sacra: inaugurada em 03 de agosto de 1968, por Dom Almeida Lustosa, Arcebispo de Fortaleza, são alguns quilômetros de rampa e degraus construídos de pedra e cerâmica, dividido em 14 estações representando os momentos mais cruciantes de Sacrifício de Jesus Cristo. Maria Fumaça: monumento comemorativo ao primeiro centenário da Estação Ferroviária de Baturité. É um monumento de grande valor econômico da época, pois se trata da 1ª Locomotiva a vapor a fazer o percurso Fortaleza-Baturité no ano de 1882. Mosteiro dos Jesuítas: o Mosteiro dos Jesuítas, imponente construção em pedra tosca, projetado por um arquiteto francês, foi erguido no início de 1924, no sopé da montanha, é um convite ao repouso. O conjunto dos Jesuítas inclui a Igreja do Coração de Jesus e localiza-se no alto da cidade, de onde se descortina uma vista panorâmica de Baturité. Fica no Sítio Jesuítas com acesso pela Rua Padre Antonio Pinto, à 3 Km de Baturité.

 

Beberibe

 

Praias, falésias de areia colorida, existência de nascentes e bicas, dunas, denso coqueiral, núcleo de pescadores, ancoradouro de jangadas e navegação de barcos. Lagoas, uma delas se inclui como uma das maiores do Estado. Barras de rio, lagamares, verde denso dos mangues.

Parque aquático com toboáguas, lanchonetes e restaurantes, hotel.  Praias - Barra do Rio Choró, Diogo, Uruaú, Barra da Sucatinga, Prainha de Maceió, Prainha do Canto Verde, Barra do Pirangi, Praia das Fontes e Morro Branco.

 

Camocim

 

Praias apropriadas para o turismo ecológico, áreas de proteção ambiental (Praia da Tatajuba).

Falésias elevadas, grandes mantos de dunas, coqueirais e manguezais.

Concentra grande número de lagoas. Estuário de rio, manguezais e diversas ilhas. Ilha da Testa Branca (Ilha do Amor): Localizada em frente à cidade, é necessário cruzar o rio Coreaú de barco, contém manguezais, dunas apropriadas ao esqui na areia e praias que permitem um agradável banho. Praias - Camocim, Guriú, Imburama, Barreiras, Farol do Trapiá, Maceió e Tatajuba.

 

Canindé

 

Gruta com inscrições indígenas. Açude. Festa religiosa. Distância de Fortaleza: 108 km. Canindé está localizada na área do sertão central do Ceará.

Canindés era o nome do povo de uma tribo que habitou a região. Os etimologistas propõem três versões para o nome: "teu seio", "tua cama" e "teu mato".

 

Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco (superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo). Na semana de 26 de setembro a 4 de outubro (dia de São Francisco), cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade; embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes. Leia mais sobre a homenagem a São Francisco.

 

A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo; Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano.

 

A maioria dos fiéis demonstra sua fé e seus agradecimentos por meio de uma expressão típica da cultura religiosa nordestina, os ex-votos, objetos feitos geralmente em madeira, que representam o resultado positivo da promessa ou pedido atendido pelo santo.

 

Muitas celebrações a São Francisco acontecem no anfiteatro da Praça do Romeiro. A Praça conta ainda com museu, zoológico e parque ecológico. O visitante vai encontrar ainda artesanato baseado em artigos religiosos como terços, fitinhas, velas, medalhas e imagens.

 

A romaria ao Santuário de São Francisco em Canindé se destaca pelo caminho que o fiel deve percorrer. Mas em vez dos cenários do Velho Mundo, o peregrino terá diante de si a magnífica paisagem sertaneja. Ao longo do percurso, iniciado em Fortaleza, o viajante irá conhecer a fauna e a flora do semi-árido, tomar banho em açudes e riachos, e desfrutar da hospitalidade das fazendas da região.

 

Carnaubal

 

Cachoeira do rio Inhunçu. Balneário com cascatas.

Pontos turísticos: Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora e Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira do Município.

 

O município de Carnaubal teve seu início com a construção da igreja de N. Sra. Auxiliadora que nos dias atuais é a igreja de São Francisco localizada no centro da cidade.

 

Balneário Municipal

O balneário municipal foi inaugurado em 20 de janeiro de 1973. Tem como atração principal o lago da barragem, piscina natural, quadra esportiva, restaurantes, bom estacionamento e segurança. O balneário é um complexo de lazer composto de bares, restaurantes, uma quadra coberta com palco, onde são realizados os eventos: Carnaval, Semana do Município, Serestas e outros. O período de freqüência é de janeiro a setembro.

 

Cascavel

 

Praias, dunas, grande coqueiral, ancoradouro de jangadas e núcleos de pescadores. Lagoas interdunares. Barras de rio - tendo por cenário de fundo barrancas vermelhas cobertas de vegetação, exuberantes coqueiros, pequena parte de seu curso navegável. Praias - Balbino, Caponga e Águas Belas, Barra Nova. Caponga

Boa opção para quem quer visitar um belo lugar sem se isolar de locais mais urbanizados. Distante de Fortaleza 55 km e a 14 km de Cascavel, Caponga oferece várias opções de lazer e entretenimento, como passeio de buggy ou veículo 4x4 pela praia, orla urbanizada, barracas e restaurantes que servem diversos pratos a base de frutos do mar e peixes.

 

Praias

 

Balbino

Caracteriza-se pela tradição e preservação dos costumes da comunidade local. Área de proteção ambiental, o Balbino encanta pela simplicidade e pela forte consciência de preservação do meio ambiente. É uma deserta e afastada colônia de pescadores e artesãos. Na praia, encontram-se rústicas barracas com cardápio de pratos a base de frutos do mar.

 

Águas Belas

Tanto o mar quanto o rio são opções para a diversão. Juntos formam uma paisagem diferenciada. O mangue é uma alternativa para percorrer trilhas ecológicas e conhecer a biodiversidade da região. Águas Belas oferece pousadas e hotéis, todos bem preparados e equipados. As barracas de praia e restaurantes oferecem a saborosa culinária típica da região.

 

Barra Nova

É quase selvagem. A cada maré o formato de sua barra se modifica, fato que originou o nome da localidade. Os bancos de areia são cortados pelo rio Choró, tornando a praia um lugar atrativo, com mata nativa e manguezais. A praia é bastante visitada aos finais de semana e o acesso se dá pela estrada que sai de Cascavel. Durante o percurso é possível acompanhar a produção de móveis feitos com cipó-de-fogo

 

Caucaia

 

Praias, coqueiral, cordão de dunas. Lagoa localizada entre dunas, utilizada para prática de esportes náuticos. Barra de Rio, lagamares, vegetação litorânea. Parque aquático com toboáguas, lanchonetes e restaurantes. Açude. Parque Botânico com mudas de plantas frutíferas e florestais. Praias - Coqueiros, Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba e Cumbuco.

 

Praia de Cumbuco: conta com excelente localização no Nordeste Brasileiro, especificamente na Costa Oeste do Ceará, inserida na região Metropolitana de Fortaleza, distante aproximadamente apenas 30 km do Centro da Capital cearense.  O acesso é feito através das rodovias BR-020, BR-222, 4º Anel Viário e CE 090. Sua posição privilegiada é muito procurada por esportistas do mundo todo, já que os melhores ventos passam por essa região.

Além de Cumbuco proporcionar sempre ventos favoráveis para velejo, é o ponto da galera e é um pico perto de Fortaleza, pois Fortaleza, nos finais de semana, pode ficar um pouco apertado pela quantidade de surfistas e banhistas. O Downwind possui variadas condições no mar: flat até a vila do Cumbuco, lagoas formadas pela maré seca após o antigo hotel dos franceses e boas ondas no pico das almas. A distância não é curta nem longa, é perfeita. Normalmente, se for curtindo sem pressa, se faz o downwind em 1 hora mais ou menos. Depois do downwind irado, chega-se ao Cauípe, considerado um dos melhores picos do mundo, água doce total flat de diferentes profundidades, beleza natural inigualável, e um pôr do sol deslumbrante.

Crato

 

Floresta Nacional do Araripe constituída por mata primária, clima ameno, fauna e flora nativas, fontes naturais, pequenas grutas e fósseis. Balneários com nascentes e um deles com fonte hidromineral. Inscrições rupestres.

 

Cruz

 

Praias, dunas e vegetação densa. Lagoas interdunares e em tabuleiros. Rio tendo por cenário matas de carnaúba.

 

Fortim

 

Barra de rio contornada por mangues. Praia, dunas, porto pesqueiro lagosteiro, criação de camarão. Praias - Barra do Fortim, Pontal de Maceió. Praias do Fortim. As praias são situadas a 6 km da Praça da Igreja no centro do Fortim: Praia de Pontal de Maceió (a mais conhecida) e Praia do Canto da Barra.

 

Pontal de Maceió

 

Pontal de Maceió, uma autêntica vila de pescadores, manteve o seu charme longe do desenvolvimento imobiliário e turístico. Sua linda praia vive ao ritmo das idas e vindas das jangadas trazendo peixes e lagostas do alto mar. Na maré baixa, em direção à foz do rio Jaguaribe, passeie na praia e descubra as cavernas naturais. Por outro lado, na direção de Parajuru, passando a vila, um lindo caminho levará você para a pequena Praia das Agulhas. Pontal de Maceió tem uma pequena infra-estrutura turística que conta com alguns bares na bonita praça central, um hotel de luxo à beira-mar e barracas de praia que servem deliciosos pratos de peixe, frutos do mar e comidas típicas.

Canto da Barra - localizada na foz do rio Jaguaribe e a uns 1.500 m da desembocadura do Rio Jaguaribe, a Praia da Barra do Fortim é um paraíso ainda desconhecido da maioria dos turistas que visitam a região. Devido à água plana, vento constante e enorme espaço, o Canto da Barra é um dos melhores spot do Brasil para a prática do kitesurf.

 

Granja

 

Vasta planície coberta de belo carnaubal interrompida por serrotes e outeiros.

 

Guaraciaba do Norte

 

Cachoeiras com formações rochosas e mata primária. Planalto com altitude aproximada de 900m, densas florestas e vales cortados de regatos perenes.

 

Guaramiranga

 

Mirante do Pico Alto, altitude de 1.115m, ponto mais elevado do Ceará, ampla visão do sertão. Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité. Floricultura.

 

Atrativos: De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do "Pico Alto" (13 km do centro), ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude o 2º maior do Ceara e 3º do Nordeste. Do Pico, pode-se avistar a transição da serra com o sertão cearense, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto. Outro local e "Linha da Serra" (11 km do centro), Seu acesso é por via asfaltada e tem altitude média de 950 m e vista panorâmica de toda a serra, tanto para o lado do litoral como do sertão. Num dos pontos mais altos da Linha da Serra encontra-se o restaurante Tramonto. Nascente do rio Pacoti, Poço Escuro, Parque das Trilhas, Parque das cachoeiras são outros atrativos importantes da região.

 

Turismo: através dos anos a cidade vem se adequado às exigências de quem visita Guaramiranga, a estrutura turística é uma das mais disputadas na hora de fugir do Agitado Carnaval do Litoral Cearense, pois para esta época Guaramiranga recebe seus visitantes com o Famoso Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. As noites frias da pequena cidade fervem com música da melhor qualidade e uma legião de apreciadores que lotam as ruas e hospedagens. A gastronomia é um ponto muito interessante de apreciar, na Praça do Teatro Rachel Queiroz, você encontra até um restaurante alemão "Hofbrauhaus - O Alemão" como assim também uma feira com produtos artesanais, doces, geléias e conservas de excelente qualidade. À noite, a praça se transforma em uma grande reunião de amigos onde os vinhos, charutos e pratos, cuidadosamente elaborados, completam o ambiente refinado de Guaramiranga.

 

Ibiapina

 

Cachoeira, ladeiras, bicas, vegetação exuberante e visão de toda chapada. Barragem.

 

Icapuí

 

Praias, falésias de areias e rochas coloridas, dunas de areias vermelhas coberta por vegetação, denso coqueiral, salinas, núcleo de pescadores, porto lagosteiro.

Lagoas de tabuleiros. Área de Proteção Ambiental. Praias - Icapuí, Peroba, Mutamba, Barreiras, Ponta Grossa, Redonda, Barrinha, Arrombados, Quitérias, Melancias, Tremembé, Peixe Gordo, Manibu.

 

Icó

 

Açude Lima Campos, perímetro irrigado propício para prática de esportes náuticos e banhos.

 

Ipu

 

Cachoeira - Bica do Ipu, que se precipita de uma altura de 180m caindo sobre as pedras. Riacho. Vários açudes médios e pequenos. Contraforte da Chapada da Ibiapaba.

 

Itapipoca

 

Praias, enseadas, dunas fixas com vegetação e restinga, denso coqueiral. Rio navegável, manguezais. Lagoas interdunares e tabuleiros. Inscrições rupestres. Praias - Baleia.

 

Itarema

 

Praias de mar aberto, com portos naturais onde se situam barcos pesqueiros, enseadas, formação de dunas e coqueirais, mangues, restinga, fauna com espécies variadas de aves marítimas e costeiras. Lagamares e lagunas. Rios com portos para barcos. Praias - Almofala, Torrões, Porto do Barco.

 

Jardim

 

Nascentes, preservação de matas primárias nas redondezas. Barragem. Floresta Nacional do Araripe.

 

Jijoca de Jericoacoara

 

Praia, cordões de dunas móveis, coqueirais, mangues, restingas, serrotes. Concentra várias lagoas, uma delas, a lagoa de Jijoca é a 2ª maior do Ceará. Riachos. Foz do Rio Guriú. Aventura, praia e ecoturismo.

 

Turismo – A Rota das Emoções envolve paraísos naturais como a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI); o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA); e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE). A idéia foi lançada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, dos três Estados e conta atualmente com a parceria do Ministério do Turismo, dos governos estaduais e das prefeituras municipais. Este ano, a Rota das Emoções foi escolhida como o melhor destino turístico do país pelo Ministério do Turismo. A região possui atrativos relevantes para o turismo nacional e internacional como os Lençóis, o Delta de Parnaíba e Jijoca de Jericoacoara, permitindo o desenvolvimento de diversos segmentos de turismo, como sol e praia, ecoturismo, aventura, cultural, etc.

 

Esportes: Os bons ventos levam esportistas de vários lugares do mundo para Jericoacoara e Preá. Os bons ventos e as condições geográficas do local são as mais procuradas para a prática de windsurf e kitsurf, além de outros esportes que necessitam do vento para aumentar a emoção. Equipamentos de windsurf e kitesurf são alugados em Jeri, que também conta várias escolas que oferecem aulas instrutores certificados pelo IKO nas praias de Jericoacoara, Guriú e Prea (todas bem próximas e com características variadas).

 

O ecoturismo - Já sabemos que Jericoacoara é um lugar paradisíaco com muitos pontos turísticos importantes que não podemos deixar de conhecer, para felicidade dos turistas, os principais pontos da região ficam muito próximo entre si, alguns locais são ótimos para aproveitar e conhecê-los juntamente com uma agradável caminhada, é o caso de um dos cartões postais mais famosos do Ceará "A Pedra Furada", um belo trabalho da ação dos ventos, do mar e do tempo. Em julho, os turistas que visitam a localidade observam o sol se pondo do outro lado do "furo", que a erosão esculpiu no meio da rocha. A Pedra Furada pode ser visitada durante a maré baixa, passando pelas praias Malhada e do Pontal. São cerca de 3 km até o atrativo. No percurso, os guias orientam os turistas a respeito de outras pedras famosas existentes no local, como a da Tartaruga e a do Jacaré.

 

Jericoacoara se encontra localizada numa região peninsular, quer dizer, sobressaindo do litoral, é por esta característica geográfica que Jeri é o único local do Brasil continental onde é possível ver o trajeto completo do sol como também da lua, desde que sai do mar até no ponto oposto onde deita também no mar. Jericoacoara conta com muitos lugares bonitos onde é possível apreciar este fenômeno natural, mais, um lugar é o predileto dos turistas: A famosa Duna do Pôr do Sol. Ali tem uma energia especial criada pelas cores do céu, o vento do entardecer e as pessoas que assistem o por do sol.

 

Maranguape

 

Maranguape é um município brasileiro do estado do Ceará. Localizado na região metropolitana de Fortaleza. É a terra natal do historiador e jurista João Capistrano de Abreu e o humorista Chico Anísio. É também a terra do exímio músico Manassés e possui vários pontos turísticos, dentre eles o Museu da Cachaça e Y-Park. Mirantes, altitude entre 500 a 700m, procurados para prática de vôo livre, visão do cordão de dunas e da cidade de Fortaleza. Açudes. Horto. Orquidários. Balneários. Cachoeiras.

 

Meruoca

 

Mirantes. Açude. Orquidários. Bicas.

 

Missão Velha

 

Rio Salgado. Cachoeira da Missão Velha. Matas ciliares.

 

Mulungu

 

Cascatas. Matas preservadas.

 

Orós

 

Small Cannyon. Gruta com fonte de água natural. Açude Orós garante uma boa produção de pescado, permite vários tipos de recreação e prática de esporte náutico e um belíssimo visual na época de sangria (março a maio). Ilhas.

 

Pacatuba

 

Cachoeiras. Balneário. Hotel Fazenda. Pesque Pague. Lago.

 

Pacoti

 

Cachoeiras. Riachos. Horto florestal com vegetação nativa. Palmácia. Descida da serra, descortinando um fundo de vale, uma planície com um manto verde de cana de açúcar, açudes e alambiques. Mirantes. Bicas, fonte perene situada na zona urbana.

 

Pacoti está localizada na microrregião do Maciço de Baturité. Faz limite ao Norte, com o município de Palmácia; ao Sul, com o município de Guaramiranga; a Leste, com o município de Redenção e Baturité e a Oeste, com o município de Caridade. Pacoti é conhecida como a Princesinha da Serra de Baturité. Acesso por terra: é possível chegar a Pacoti, partindo de Fortaleza, através das rodovias CE 065 (continuação da Avenida Osório de Paiva - distância de 90km) e CE 060 (continuação da avenida Godofredo Maciel - distância de 115 Km).

 

Paracuru

 

Praias de grande beleza, dunas barrancas e vermelhas, vegetação costeira, enseadas, ancoradouros, núcleo de pescadores. Lagoas interdunares e de tabuleiros. Bicas naturais de água doce. Praias - Paracuru e Pedra Rachada. Distante 84 km de Fortaleza, é fácil chegar à Paracuru, pela Rodovia BR-222/CE-341 ou pela Rodovia Estruturante CE-085 também conhecida como Rota do Sol Poente. No terminal rodoviário João Tomé (Fortaleza) há ônibus partindo de hora em hora com destino à Paracuru. Venha conhecer a mais bela praia do Ceará, e você vai se apaixonar.

 

Com aproximadamente 20 quilômetros de costa e 20 praias de areias finas e brancas, palmeiras e dunas, Paracuru é a única cidade à beira-mar, além da capital, com tranqüilas piscinas naturais, arrecifes, fontes de água doce e ventos fortes que convidam à prática de esportes radicais.

 

Dona de um dos carnavais mais animados do Ceará, Paracuru tem uma orla de grande beleza, muito utilizada para campeonatos -tanto nacionais como mundiais - de surf e windsurf.

 

Paraipaba

 

Praias, enseadas, dunas, densa vegetação, coqueiral e carnaubal, lagamares, mangues, bicas de água doce em meio às rochas, ancoradouros de pesca e jangadas, núcleo de pescadores.

Lagoas situadas em meio à densa vegetação e coqueiral. Praias - Lagoinha, Capim-açu, Barra do Curu e Pedra Pesada. Ponto turístico principal: praia da Lagoinha, com seus encantos.

 

Pentecoste

 

Açudes propícios para prática de esporte náutico. Cachoeira com vegetação densa no seu entorno e cavernas.

 

Quixadá

 

Mirantes, um deles a Pedra do Urubu favorece a prática vôos de Asa Delta. Monólitos. Açude Cedro. Matas de caatinga. Sítios arqueológicos. Rios. Lagoas.

 

A Lagoa dos Monólitos é o mais novo ponto turístico de Quixadá. É circulada por um Parque Ecológico com restaurantes, calçadão para ciclistas e pedestres, quadras poliesportivas, pistas para Off Road, Bike cross, Motocross e, futuramente, com um bondinho ligando suas margens à caverna de uma pedra que fica a seu lado. Nos finais de tarde, amantes dos esportes radicais, costumam reunir-se para acelerar suas motos, bicicletas e 4x4. O Parque fica no anel viário da CE-285 que liga Quixadá à Morada Nova.

O açude do Cedro é o mais antigo do Brasil. O reservatório é tombado como patrimônio histórico da humanidade.

 

O açude do Cedro é o mais antigo do Brasil. Sua construção foi iniciada por D. Pedro II em 1873 sendo inaugurado somente em 1906 pelo presidente Afonso Pena. O reservatório é tombado como patrimônio histórico da humanidade. Tem capacidade para 125.694.200 m3 com uma profundidade máxima de 16 metros e uma bacia hidrográfica de 210 km2. Além da parede do açude feita artesanalmente, no local, pode ser apreciada a pedra da Galinha Choca que tem o formato parecido com a ave.

 

No Cedro, aventureiros costumam praticar rappel e fazer trilhas pelas Pedras, inclusive até o topo da Galinha Choca.

 

Quixeramobim

 

 

Jazidas de pedras semipreciosas e vários metais. Monólitos. Açude, próximo a sede urbana, paisagem expressiva, propício para banho e prática de esportes náuticos, boa produção de pescado sangria da barragem. Sítios arqueológicos. Matas de caatinga.

 

 

 

 

Redenção

 

Cachoeira. Horto florestal com vegetação nativa. Barragem. Vale do Rio Pacoti.

 

Santana do Cariri

 

Nascente. Fósseis paleontológicos, maior reserva fossilífera do período cretáceo. O pôr-do-sol da vista panorâmica oferecida pelo Pontal de Santa Cruz é um dos mais belos cartões postais que os visitantes podem levar para casa; do Pontal, os turistas podem observar a Chapada do Araripe (ver foto). O cenário é privilégio de Santana do Cariri, a 556 km da Capital, que, além do belo pôr-do-sol, destaca-se por possuir uma das maiores reservas fossilíferas do mundo. Leia mais sobre os fósseis de Santana do Cariri.

 

O Museu de Paleontologia reúne mais de 750 peças datadas do período cretáceo, há 65 milhões de anos atrás. No local, os turistas são acompanhados por guias mirins. Elas foram coletadas na região, em escavações nos arredores da cidade, que sedia simpósios, com destaque internacional, na área da paleontologia. Réplicas de animais pré-históricos podem ser adquiridos no museu. Com população de aproximadamente 17,5 mil habitantes, Santana do Cariri destaca-se também pelo comércio de produtos feitos manualmente na Associação Santanense de Apoio ao Artesão. Os turistas podem comprar artesanato típico feito em renda, bordado, couro, cerâmica e pintura. Na gastronomia, destaque para a galinha à cabidela e baião-de-dois com pequi.

 

O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri tem amostras de fósseis de animais e plantas do período Cretáceo (cerca de 100 milhões de anos atrás) narram a vida pré-histórica da região do Cariri. São 750 peças que compõem o acervo do Museu de Paleontologia, criado em 1991, em Santana do Cariri. O equipamento é propulsor da investigação e da divulgação científica e cultural, com centros de pesquisas e de estudos. O passeio é feito na companhia de guias mirins, que fazem relatos interessantes, cheios de referências históricas. O edifício onde funciona o museu é um patrimônio histórico da cidade. O prédio foi construído na década de 20. Os turistas encontram ainda escavações nas imediações da cidade.

 

São Benedito

 

Horto florestal (área reservada). Cachoeiras. Selecionamos os melhores atrativos turísticos do Município de São Benedito, clique no link leia mais e desfrute.

 

Atrativos turísticos

 

Cachoeira do Inharé - O atrativo fica localizado na Fazenda da Capivara, distante 25 km da sede do município. Cachoeira do Estaleiro - Com mais de um quilômetro de trilha a ser percorrida pelos visitantes, a Cachoeira do Estaleiro fica localizada a 26 km da sede do município de São Benedito. Cachoeira do Borges - A atração está localizada no Sítio Algodões, a 28 km da sede do município, formada por dois quilômetros a pé em trilha.

Santuário de São Francisco - Construído na década de 60 pelo pároco Otalício Carneiro de Vasconcelos, é considerada uma das obras com grande destaque na cidade de São Benedito.

A estátua, tida como um dos equipamentos mais valiosos da cidade, foi solenemente benta por Dom José Bezerra Coutinho, Bispo na Estância do Estado de Sergipe – SE.

 

Casarões do Século XIX - Os casarões remontam as glórias do passado, quando São Benedito ostentava o título de Princesa Serrana Casarão das Fonsecas, situado à Rua Capitão Miranda - Centro. A casa é uma das mais antigas construções que resistiram ao progresso. No início do século XX funcionou como instituição religiosa de educação, sendo a primeira escola do município. Igreja Matriz de São Benedito - A igreja matriz foi construída em 1859, pelo padre João Cristóvão de Oliveira Freire. A obra foi reerguida no lugar onde existia, no começo do século XVIII, a primitiva capela de taipa coberta com palha de palmeira, feita pelo índio Jacob, devoto do santo São Benedito. Flores para Exportação - O cultivo de flores em São Benedito já é conhecido em todo país e no exterior.

 

São Gonçalo do Amarante

 

Praias, enseadas, dunas, promontório rochoso coberto por coqueirais, em alguns pontos rochedos abrigam bicas de água doce, ancoradouro de pesca para jangadas e núcleos de pescadores. Lagoas interdunares e tabuleiros situadas em meio à vegetação. Barra de Rio. Praias - Pecém e Taíba.

 

Sobral

 

Fonte Termal. Horto florestal e bosques. Situada na Região Noroeste do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza, entre as águas do Rio Acaraú e a Serra da Meruoca, Sobral limita-se ao norte com os municípios de Massapê, Santana do Acaraú e Meruoca, ao sul com Santa Quitéria, Groaíras e Cariré, a leste com Itapipoca, Irauçuba e Canindé, e a oeste com os municípios de Coreaú, Mucambo e Alcântara. Sobral é ligada a Fortaleza através da BR-222, que liga, ainda, o Ceará ao Piauí, ao Maranhão e ao Pará. O Terminal Rodoviário encontra-se em processo de reforma estruturais e modernização. Hoje, atende ao público com transporte intermunicipal e interestadual contado com ônibus saindo e chegando em intervalos de 15 minutos. O aeroporto da cidade é um dos três mais importantes do Ceará e já mantém linhas regulares de aviões de porte médio.

 

Tianguá

 

Cachoeiras encravadas entre as matas, uma delas compõe um conjunto formado por monólitos, furna, rio, bicas. Mirante. Matas preservadas.

 

Trairi

 

Praias, enseadas, lagamares, denso coqueiral, dunas móveis e fixas, ancoradouros de barcos e jangadas. Rio navegável. Lagoas interdunares com vegetação em seu entorno. Praias - Mundaú, Flecheiras, Embuaca, Guajeru.

 

Ubajara

 

Cachoeiras que se precipitam em quatro lanços de pedras contínuos, entorno coberto de vegetação. Bica formada por três saltos d'água cercada de densa vegetação. Parque Nacional com 835m de altitude, grutas, mirantes, cachoeiras, vegetação exuberante, cerrados, caatinga e fauna variada. Ubajara tem um clima serrano muito agradável, inúmeras trilhas ecológicas, e principalmente a Gruta de Ubajara, com seu teleférico, um passeio imperdível para os visitantes. A natureza exuberante de Ubajara chama a atenção logo à primeira vista. Localizada na Serra da Ibiapaba, próximo à divisa com o Piauí, a cidade possui uma temperatura amena e muitas árvores.

 

O ponto turístico mais importante é a Gruta de Ubajara. Situada no Parque Nacional de Ubajara, o menor do País (563 hectares), a gruta é um emaranhado de cavernas. O acesso é feito por uma trilha natural margeando um riacho ou por teleférico (bondinho). O bondinho desce de uma altura de 535 metros. No trajeto, o turista vislumbra a exuberância da natureza local. Ainda no parque, a Bica do Cafundó, que só é acessível por trilha, garante um belo espetáculo. Formada pelo rio Jaburuna, ela tem altura aproximada de 30 metros, três saltos d’água e é cercada de densa vegetação. O Rio das Minas, formado pelas águas das cachoeiras do Cafundó, do Murimbeca, da Gameleira e do Gavião, é um ponto de descanso para os visitantes que descem a trilha, oferecendo-lhes piscinas naturais e água fresca para reposição da energia.

 

Viçosa do Ceará

 

Mirantes situados em pedras com fontes de água natural e densa vegetação em seu entorno.

Cachoeiras. Morro do Céu. Inscrições rupestres.

 

Com um clima ameno bastante agradável, Viçosa do Ceará é considerada a "Suíça Cearense".

A precipitação pluviométrica média é de 1.349 mm, sendo concentrada principalmente de janeiro a abril. A temperatura média anual situa-se entre 22 e 24°C na maior parte do território. Atrativos Naturais: Pedra do Itagurussu, Pedra de Itacaranha, Fonte do Caranguejo, Morro do Céu, Pedra do Machado, Cascata do Pirangi, Lages, Pedra do Macaco, Pilões.

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo