Turismo no Ceará

 

 

 

Quando falamos de negócios, forçosamente a economia mundial reporta-se ao Turismo como fonte inesgotável de lucros e empregos.

 

Reportamo-nos a ascensão desses negócios turísticos e às últimas pesquisas efetuadas e divulgadas sobre o fluxo turístico no Ceará que são surpreendentes pelo seu crescimento neste verão.

 

O Governo Estadual, SEBRAE e as entidades ligadas ao ''Trade'' turístico, têm feito bom trabalho de atração, e o resultado foi imediato. Porém, alerta-se para a contínua necessidade desses investimentos. Todos os setores da economia cearense têm que assumir sua parte, vez que, são direta ou indiretamente beneficiados por esses Negócios tão importantes e que proporcionam lucros muito bons, especialmente dentro de economia instável, cheia de erros, de tributação excessiva, burocracia emperrada e um judiciário lento e cheio de vícios.

 

A Fiec, através do Grupo de Ação do Turismo, tem se esforçado em atrair o setor industrial do Estado para fazer investimentos turísticos e contribuir para fortalecer este setor. A indústria da construção civil está atenta aos negócios de engenharia que abrangem inicialmente a construção de hotéis, resort, parques temáticos, etc., a indústria de móveis, só para seguir um raciocínio, a todo o desenvolvimento da ambientação mobiliária. A produção de portas, acessórios e outros, a cargo das serrarias etc. No interior do Estado e na Capital, as indústrias de confecções de roupas, calçados, vinho (degustação), flores, rochas (mineração e lavra), cerâmica, camarão (degustação) que no Brasil, e no exterior gozam de ótimo conceito, necessitam integrar-se aos negócios turísticos do estado do Ceará, formatando em suas indústrias fluxo de turistas compradores, como é feito no resto do mundo moderno.

 

O Ceará hoje é um dos maiores armazenadores de água potável da América Latina, com seus açudes sangrando, são potenciais pontos turísticos, tanto para o turismo interno como externo.

 

As prefeituras do interior estão fomentando através das sociedades civis organizadas, e unidas aos empresários estabelecidos em seus respectivos municípios, o turismo receptivo, e constituem-se certamente um potencial muito grande de crescimento do setor no estado do Ceará, com investimentos locais, e abrindo mais oportunidades de emprego em áreas tão carentes.

 

É, portanto a hora de alavancarmos mais um setor de exportação. Nossa economia cresce na criatividade da força do cearense para dar mais um pulo de progresso. Vamos ao exterior buscar os turistas estrangeiros com seus Dólares ou Euros que nos ajudam a crescer e movimentar nossa economia. Estamos próximos aos maiores pólos emissores do turismo do mundo. Porém carecemos de investimentos internos e boa parte depende de nós. Profissionalismo e qualidade são fatores preponderantes para que possamos atingir metas importantes no contexto nacional e internacional.

 

Fazer do Turismo um ótimo negócio depende muito mais da iniciativa privada do que do próprio governo.

 

Estatizar o turismo com interferência permanente do Estado, não é o caminho correto. Queremos crescer e poderemos juntos alcançar o objetivo, basta trocarmos experiências com os órgãos e os profissionais já existentes, isto, não há o que duvidar.

 

Feiras, congressos, esportes, artes culturais, lazer, artesanato, literatura, indústria e comércio são os ingredientes principais desta receita, e tudo isto, possuímos, é só otimizar o que existe e transformar em lucros.

 

Fonte – O Povo

 

Clique aqui para ver todas as galerias de Turismo – Praias - do Portal Messejana 

 

Veja também Portal Messejana nas redes sociais:

 

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo