As sete maravilhas de Fortaleza

  

 

Em 2011 houve a entrada do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para a lista das sete maravilhas do mundo moderno. Seguindo esta corrente mundial, várias cidades do Brasil escolheram os seus lugares marcantes. Para aproveitar essa onda, em Fortaleza, o programa comandado por Maria Fernanda Mota, na TV Diário, tomou a frente da escolha e elegeu 21 pontos importantes da cidade para serem votados pelo público.

 

Em 2011 o mundo inteiro votou para escolher as novas maravilhas do mundo moderno. Com mais de 100 milhões de votos foram escolhidas a Muralha da China, Petra, na Jordânia; o nosso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a cidade de Machu Pichu, no Peru; Chichem Iltz, no México; o Coliseu na Itália e o Taj Mahal, na Índia.

 

A produção seguiu os mesmo critérios da eleição mundial e selecionou pontos importantes de Fortaleza. ´Nós fomos consultando as pessoas sobre prédios históricos, lugares pitorescos e assim, finalizamos a lista com lugares que são a nossa cara. Aqueles que lembram Fortaleza só de olhar´, conta Maria Fernanda Mota, apresentadora.

 

Na lista constam: Ponte dos Ingleses, Estátua de Iracema, Jangadas do Mucuripe, Mausoléu Castelo Branco, Liceu do Ceará, Mercado dos Pinhões, Dragão do Mar, Forte Nossa Senhora da Assunção, Parque do Cocó, Casa de José de Alencar, Teatro José de Alencar, Praia do Futuro, Farol do Mucuripe, Praça do Ferreira, Praça da Estação, Passeio Público, Castelão, Barra do Ceará, Cemitério São João Batista, Cine São Luiz e a Catedral de Fortaleza.

 

Conheça os concorrentes

 

A Ponte dos Ingleses conta com um observatório marinho e é conhecida pela bela vista do mar e do pôr-do-sol. A Estátua de Iracema foi inaugurada em 2004, na Lagoa de Messejana, dentro das comemorações dos 278 anos de Fortaleza. As jangadas do Mucuripe compõem um dos principais cartões postais da cidade com o colorido das velas de jangadas que partem e regressam do mar. O Mausoléu Castelo Branco, projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, é parte do conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição, antiga sede do Governo do Estado. O Liceu do Ceará é um marco na história da educação cearense. O Liceu, criado em 1844, funcionou em várias sedes até 1935, quando se mudou definitivamente para a praça Gustavo Barroso. O Mercado dos Pinhões atual é, na verdade, apenas a metade do antigo Mercado do Ferro, inaugurado em1897. Hoje é um dos templos da cultura local.

 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura oferece um amplo espaço a cultura local, regional e, até, internacional. Ao redor do Forte Nossa Senhora da Assunção, ocupado pelos portugueses em 1654, cresceu o vilarejo que deu origem a Fortaleza.

 

o Parque do Cocó, com seus 446 hectares, é um dos maiores parques localizados em área urbana da América do Sul. É a principal área verde da cidade. Pequena casa onde nasceu o romancista cearense José de Alencar. Erguida em 1826, mantém a sua estrutura original até hoje.

 

O Theatro José de Alencar é referência artística e turística nacional. A estrutura metálica é da Escócia. Na época, 1910, o governo e os arquitetos idealizaram um teatro-jardim. A Praia do Futuro é famosa e movimentada por conta de suas várias barracas, além de ser palco de shows e festas noturnas.

 

O Farol do Mucuripe representa uma das mais antigas edificações locais. Foi construído em estilo Barroco, entre os anos de 1840 a 1846, pelos escravos. A Praça do Ferreira é conhecida como o coração de Fortaleza existe há 178 anos e sua história alia o passado e o futuro.

 

A Praça da Estação conta com um prédio construído nos fins do século XIX (1872 – 1880), com características neoclássicas bem definidas. A Praça dos Mártires, mais conhecida como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade. Além da bela vista para o mar, o praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias.

 

O Castelão ou Estádio Governador Plácido Castelo é o maior e mais moderno estádio do Estado do Ceará e já abrigou grandes eventos como a recepção ao Papa João Paulo II. A praia da Barra do Ceará, além de seu cenário de encher os olhos, foi o primeiro lugar onde o português Pero Coelho de Sousa, em 1603 construiu o Fortim São Tiago.

 

O cemitério São João Batista é um espaço central de informações históricas e culturais de Fortaleza. O mais tradicional da cidade, abriga 16 mil túmulos. O Cine São Luiz consumiu dezoito anos de construção e é dos maiores e o mais luxuosos cinemas do Brasil com requintes de palácios imperiais. A Catedral, inaugurada em 1978, foi construída em quase 40 anos. É a décima catedral do mundo e a segunda do Brasil, em tamanho.

 

Fonte – DN

 

Veja também Portal Messejana nas redes sociais:

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo