A quase virgem praia da Baleia

 e os seus encantos

 

 

 

O tempo passou e a praia da Baleia, localizada em Itapipoca a aproximadamente 138 quilômetros de Fortaleza, mantem-se bela, tranquila e quase virgem, como um santuário. O litoral de Itapipoca é formado por 25 quilômetros de praias, sendo as principais: Baleia, Praia do Maceió e das Pedrinhas, além da Barra do Rio Mundaú e as lagoas do Humaitá e do Mato. A ordem é descansar em harmonia com a natureza.

 

Para explorar o lugar, nada melhor que uma caminhada à beira-mar. Um vasto coqueiral emoldura a praia, que tem vasta faixa de areia.

 

Algas formam verdadeiros tapetes. Barracas rústicas fazem o receptivo. O visitante confere ainda canoas com velas coloridas descansando na areia ou cruzando o mar e carros-de-boi para lá e para cá, conduzindo pessoas e cargas diversas.

 

Mais à frente, na direção oeste, fica a praia do Maceió, onde deságua o riacho Maceió. Dunas fixas e coqueiros marcam a paisagem. Na direção leste fica a barra do rio Mundaú, formando uma restinga que chega às dunas fixas.

 

Dali é possível a travessia de balsa para a margem direita do rio Mundaú, alcançando as praias do município vizinho de Trairi. Quando a fome “bater”, não deixe de experimentar a peixada de beijupirá ou a moqueca de arraia, pratos capazes de agradar aos paladares mais exigentes.

 

Por trás da vila da Baleia fica um verdadeiro “mar de dunas” - como chamam os nativos -, com paredões e funis ótimos para a prática de esquibunda. A imensidão de areia branca e fina esconde lagoas perenes e temporárias alimentadas pelas chuvas. As maiores são as lagoas do Mato e Mangabeira. O banho é irresistível na água doce fria e límpida.

 

Junto à vila fica o Morro da Maria Tacaca, o melhor local para apreciar toda a beleza da praia da Baleia. Se você for até lá no período da tarde, fique mais um tempo e curta o belo pôr-do-sol da Baleia.

 

De volta à vila, conheça a capelinha de Bom Jesus dos Navegantes, que fica defronte à pracinha João Calbi Paiva, ponto de encontro da comunidade para o bate-papo à noite sob o céu sempre estrelado do lugar, um eterno convite ao romance.

 

Fonte – Conhecedor o Ceará

 

Clique aqui para ver todas as galerias de Turismo – Praias - do Portal Messejana 

 

 


Exibir todas as matérias sobre Turismo