Maceió - Paraíso das Águas

 

 

 

Cidade de rios, lagoas e praias. O nome é de origem tupi. Os índios batizaram o lugar de "Maçayó" ou "Maçai-o-k", que significa "O que tapa o alagadiço". Historiadores afirmam que a cidade nasceu de um antigo engenho de açúcar, por volta do século XVIII. Para outros, por ser praiana, seu surgimento está ligado a uma pequena vila de pescadores.

 

Seja qual for a origem, pelo mar ou pelo açúcar, Maceió é um lugar definitivamente abençoado pela natureza. Caminhar pelas praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Riacho Doce, Mirante Sereia e Ipioca é uma ótima opção para se apreciar o litoral cercado de coqueirais, além das jangadas que acrescentam mais beleza à capital alagoana.

 

Nesses passeios, sempre há tempo disponível para uma pausa para tomar água-de-coco, saborear um delicioso sorvete de graviola, mangaba, cajá ou, ainda, deliciar-se com uma tapioca de queijo coalho.

 

Emoção em cada mergulho

 

A capital alagoana convida o viajante a conhecê-la, descobrir seus encantos e sabores e sentir sua magia.

 

O litoral de Maceió é um dos mais bonitos do País. É o que afirmam os turistas que chegam à cidade todos os dias. Por isso, os passeios pelas praias são indispensáveis para conhecer a capital. Em cada uma delas, mergulhar é uma emoção. O visitante se encanta e curte a vida de um jeito bonito e doce, como é Maceió, sempre alvejada pelo sol e arejada pelo vento.

 

"Mergulhar no azul-piscina do mar de Pajuçara..." Os versos da música de um compositor alagoano convidam para um passeio a um dos roteiros mais antigos de Maceió: as piscinas naturais, que na década de 40 eram o paraíso dos pescadores e de algumas famílias da Ponta Verde e que, a partir da década de 80, se transformaram em atração turística.

 

O passeio às piscinas é feito em jangadas ou em catamarã. O local, de águas mornas e cristalinas represadas por corais, onde vivem milhares de peixinhos coloridos, é uma dádiva da natureza. O rico ecossistema está localizado a dois quilômetros da costa. Nele, o visitante se diverte com mergulhos. Os corais encantam nativos e turistas de todas as idades.

 

Uma atração à parte é a gastronomia: peixe frito, camarão e caipirosca de frutas regionais comercializados em jangadas e no catamarã, que se transformam em bares flutuantes. Pessoas com mobilidade física reduzida, a exemplo de cadeirantes e idosos, contam com três jangadas acessíveis.

 

A praia da Pajuçara se une a Ponta Verde como tradicionais cartões-postais da cidade. Mas, Maceió reserva aos visitantes outras praias belas, como Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica, redutos de surfistas. Indo mais em direção ao Norte, estão as praias de Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce, Mirante da Sereia e Ipioca, as preferidas dos alagoanos nos fins de semana.

 

Todas as praias oferecem ótima estrutura de bares e restaurantes, além de rede de vôlei para distrair os frequentadores. E não é só isso: acontecem shows de jazz, blues, rock, MPB e, no período junino, o autêntico forro pé-de-serra, com fogueiras e comidas típicas.

 

O passeio ao bairro do Pontal da Barra é imperdível. Além da gastronomia à base de frutos do mar, como o famoso sururu (molusco) ao coco, chamam a atenção dos turistas as rendeiras na porta de casa ou na beira da lagoa, tecendo o filé (bordado feito a partir da rede de pesca), uma renda tipicamente alagoana, cuja tradição é transmitida de geração a geração.

 

O bairro Pontal da Barra, localizado no litoral Sul de Maceió, há muitas atrações na temporada de verão. Todo sábado acontece apresentação do Fandango (folguedo representado por uma dança com motivo náutico, com forte inspiração portuguesa), uma atração para turistas e para a comunidade de um modo geral. E, no final da tarde, ainda tem o encantador pôr-do-sol na Lagoa Mundaú, uma cena inesquecível.

 

A rede hoteleira de Maceió oferece opções para todos os gostos e orçamentos, tanto nas pousadas, como em hotéis e resorts, que proporcionam todo o conforto ao visitante. Um dos destaques da hotelaria são as mesas fartas do café da manhã, com grande variedade de bolos, pães, tapiocas, frutas, frios, sucos, iogurtes. Ou seja, como manda a tradição nordestina, um café reforçado.

 

Maceió é o lugar da família, dos namorados, da melhor idade, dos jovens, das crianças e de gente de todas as raças e crenças. É, afinal, uma cidade abençoada por Nossa Senhora dos Prazeres, a milagrosa padroeira dos maceioenses.

 

Culinária

 

O sururu (molusco de água doce) é um dos pratos mais típicos de Maceió e está presente em todas as mesas de bares e restaurantes da cidade. As opções de preparo vão desde a mais tradicional - batizada de sururu de capote, em que é o molusco é preparado e servido na casca com pirão - até nas receitas francesas, uma delícia!

 

A culinária alagoana é a mistura das tradições dos índios, dos portugueses (colonizadores) e dos africanos que chegaram como escravos ao Brasil. Mas, os índios, que foram os primeiros habitantes, preservaram uma tradição gastronômica: a tapioca (massa de farinha de mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira), muito apreciada no café da manhã dos hotéis e comercializada nos mais variados sabores, ao entardecer, na orla marítima de Maceió.

 

Na verdade, a capital alagoana tem um senhor roteiro gastronômico, com sabores do Nordeste, do Brasil, da Itália, do Japão, da China, do Peru, do México, da França... Enfim, tudo para agradar a qualquer paladar. E o melhor: tem o mar, rios e lagoas como cenário natural.

 

Lembranças

 

O artesanato design também está presente na orla marítima. São bolsas de lonas, louças pintadas à mão, joias com pedras brasileiras e detalhes de couro de carneiro e jacaré, painéis e mesas de madeiras com temas alagoanos.

 

Palha, barro, tecidos, coco, madeira, bordados, sementes, contas, papel reciclado, pinturas, palitos de fósforos são as matérias-primas dos artesãos de Maceió, que criam lindas lembranças. O artesanato alagoano pode ser encontrado no Mercado de Maceió, Pontal da Barra, Mercado do Artesão, Feirinha do Artesanato e no Pavilhão do Artesanato.

 

Esculturas de palitos de fósforos já foram vinheta de abertura de uma novela da Rede Globo de Televisão. Mas, a oficina onde são criadas fica em Maceió, no Mercado do Artesanato, onde trabalha o escultor Arlindo Monteiro. Ele cria as peças que reproduzem personagens de folguedos populares de Alagoas e até imagens de Jesus Cristo. A base para a criação das peças é um simples palito de fósforo. O Mercado do Artesanato, localizado no Centro, concentra cerca de 100 artesãos que produzem peças de couro, palha, filé, renda e bordados. Tudo ali é bom, bonito e barato.

 

Maceió também é cultura. No centro da cidade, estão os museus de Arte da Fundação Pierre Chalita, que conta com um rico acervo de imagens sacras dos séculos XVI, XVII e XVIII; e Theo Brandão, na Avenida da Paz. Ambos resgatam e preservam a tradição da cultura popular de Alagoas.

 

Há, ainda, o Palácio Marechal Floriano Peixoto, inaugurado em 1902, que deixou de ser sede do Governo e transformou-se em museu, mostrando ao público suas ricas coleções de cristais, pratarias e móveis antigos em madeira e couro. O ponto alto do museu são as obras do artista plástico Rosalvo Ribeiro (1865-1915).

 

Já o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas possui um valioso documentário da guerra do Paraguai, além do mais completo acervo afro-brasileiro do País, a exemplo da Coleção Perseverança, que reúne objetos usados em cultos africanos em Alagoas no ano de 1912. Dispõe também de uma coleção da famosa louça Marajoara, além de peças de etnografia de grupos indígenas amazônicos.

 

SAIBA MAIS

 

Localização

 

Maceió, capital alagoana, fica a 1.075 quilômetros de Fortaleza.

 

Como chegar

 

De carro - Acesso, a partir de Fortaleza, pela CE 060, BR 304 e BR 101

 

De ônibus - Expresso Guanabara (4005.1992)

 

De avião - Companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional Pinto Martins ligam Fortaleza a Maceió, em voos com conexões.

 

Onde ficar:

 

Radisson Hotel Maceió - 3202.4900

 

Hotel Brisa Tower - 2122.4002

 

Jatiúca Resort Hotel - 2122.2020

 

Ritz Lagoa da Anta - 2121.4000

 

Onde comer

 

Le Corbu - 3327.4326

 

Restaurante Maikai - 3305.4405

 

Bodega do Sertão - 3327.4446

 

Artesanato

 

Mercado do Artesanato - 3221.1258

 

Feirinha da Pajuçara - 3327.7039

 

Pavilhão do Artesanato - 3231.390

 

Passeio às piscinas

 

Catamarã Lopana - 3231.7484

 

Informes turísticos

 

http://www.turismo.maceio.al.gov.br

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo